RN: Banda Grafith Completa 30 anos: Entre Londres e o Pelourinho

Após voltar de SP, a Grafith se tornou cada vez mais uma marca da capital potiguar, com fãs em vários estratos sociais, mas principalmente na periferia
Após voltar de SP, a Grafith se tornou cada vez mais uma marca da capital potiguar, com fãs em vários estratos sociais, mas principalmente na periferia

"Ei, vem ver aqui essa música”, conta Joãozinho, natalense, 62 anos, guitarrista da Banda Grafith, chamando o repórter para conferir um som, logo após uma tarde de conversa. Era o início do ensaio do grupo, com a música “Another Brick in The Wall”, da banda britânica Pink Floyd, sucesso que caiu nas graças dos músicos e é tocada até hoje nos shows do grupo natalense. 
Roger Waters e David Gilmour, inclusive, são dois nomes do rock mundial nos quais os irmãos grafiteiros se inspiram.


A música rola num estúdio pequeno, quadrado, com um tapete marrom repleto de detalhes amarelos e beges, onde estão dispostos outros membros da banda, ao lado de caixas de onde saem o som estrondoso composto por Waters. 

A música para e os músicos definem qual será a próxima do ensaio, a preparação para os shows costumeiros da banda, que toca de 12 a 20 vezes por mês. Após conversas, decidem a música. De repente, o ouvinte é transportado numa catapulta de Londres para o Pelourinho, Bahia, ou melhor, para Pitimbu, bairro da zona Sul de Natal, quando um outro clássico começa a soar.

“Te tê teretê dudu, tê teretê dudu/ Te tê teretê dudu, tê teretê dudu, nina nina nina/ Chico bateu no bode, bode bateu no Chico”. O que na verdade era uma crítica à Chico Buarque, composição de Carlinhos Brown, acabou por se tornar um dos maiores sucessos da banda Grafith, incorporada ao repertório da banda e se tornando praticamente um hino grafiteiro. 
Em apenas 10 minutos foi possível ouvir a disparidade e ao mesmo tempo a diversidade do repertório do Grafith, que completa 30 anos neste mês de novembro e faz a sua tradicional festa de aniversário neste sábado (17), na Arena das Dunas. 

O grupo de quatro irmãos, que, além de Joãozinho, conta com o vocalista e baixista Luís Cláudio “Kaká”; o empresário e vocalista Christiano Júnior e o percussionista e baterista Carlinhos, mantém até hoje o aspecto de banda baile criado nos anos 70 e 80.





#Fonte: Tribuna do Norte 
RN: Banda Grafith Completa 30 anos: Entre Londres e o Pelourinho RN: Banda Grafith Completa 30 anos: Entre Londres e o Pelourinho Reviewed by CanguaretamaDeFato on 17.11.18 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.