Número de Microempreendedores Individuais Cresce 1.050% no RN

Izabelle Tiné aproveitou o conhecimento adquirido no Empretec para aplicar em negócio próprio

Em um década, o número de microempreendedores individuais no Rio Grande do Norte cresceu 1.050,51%. O quantitativo saltou de 10.496 em 2010 para 120.758 em 2019. Os dados foram tabulados pela TN  a partir das estatísticas disponíveis no Portal do Empreendedor, que concentra os dados de registros de Microempreendedores Individuais (MEI) em todo o Brasil. Em tempos de crise financeira e cortes nos empregos formais, a saída encontrada pela maioria dos trabalhadores brasileiros excluídos do mercado de trabalho com carteira assinada foi a formalização como Microempreendedor Individual (MEI), que garante benefícios como seguro desemprego e Previdência Social.

“As pessoas estão preferindo se registrar como microempreendedores individuais, que é uma porta de entrada para o empreendedorismo. A formalização é uma tentativa de sobrevivência diante da falta de abertura de vagas formais no mercado de trabalho”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo. Ele alerta, ainda, destacando que não há vantagem em ser informal no Brasil. “As pessoas procuram o MEI, hoje, a maioria, por causa da necessidade, quase 90%. Os outros 10% é porque realmente tem o espírito empreendedor, já são empresários quase natos”, relata Melo.

Dois exemplos de novas empresárias, que abriram MEIs ao longo de 2019, são Daniele Freitas e Izabelle Tiné. “Fiz o Empretece no Sebrae em novembro de 2018. Tenho um curso de Gestão Empresarial desde 2004 e em 2009, fiz o curso de cabeleireiro profissional. Com o Empretec, me senti mais empolgada a entrar no comércio da área da beleza. Fiz a proposta à Dani, minha amiga de mais de 15 anos, de abrir um espaço nosso. Ela também tinha a ideia, mas nunca tínhamos pensado na parceria. A partir do Empretec, que abriu meus olhos, deu super certo”, relembra Izabelle Tiné, cabeleireira e empresária.

Há quase um ano, as amigas se tornaram sócias e empresárias, cada uma com seu registro de MEI e atuando em segmentos distintos dentro do salão de beleza que montaram em Tirol, zona Leste de Natal. “Eu mesma fiz meu registro no Portal do Empreendedor. Foi super tranquilo. A Daniele já era microempreendedora e me deu a dica de fazer isso. Em épocas de movimento maior no salão, fazemos parcerias com outros profissionais que são MEIs. As vantagens são várias”, destaca Daniele Tiné.
 
 
 
#Fonte: Tribuna do Norte





Número de Microempreendedores Individuais Cresce 1.050% no RN Número de Microempreendedores Individuais Cresce 1.050% no RN Reviewed by Canguaretama De Fato on 11.1.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.