Governo do RN Antecipa Etapa da Reabertura da Economia; Restaurante e Academias Voltam a Abrir

Créditos: Elisa Elsie/gov RNSecretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, chamou atenção para necessidade do cumprimento dos protocolos

Duas novas etapas da reabertura gradual da economia do Rio Grande do Norte começam em todo o Estado nesta quarta-feira, 15. A governadora Fátima Bezerra decidiu unificar a última fração da primeira fase, que reabre restaurantes de até 300 metros quadrados e lojas de 600 metros quadrados com portas para a rua, com a primeira fração da segunda fase, que permite a abertura de academias de ginástica e semelhantes desde que não utilizem ar-condicionado.

Segundo o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, os níveis atuais da pandemia do novo coronavírus permitiram o governo realizar a unificação das etapas. A ocupação atual de leitos críticos (Unidade de Terapia Intensiva e semi intensivos) na rede pública de saúde era de 83,2% às 18h32 desta terça-feira, 14, conforme plataforma Regula RN da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN).

O Governo publicou quatro portarias no Diário Oficial do Estado desta terça-feira que definem os protocolos de segurança para os estabelecimentos que receberam a permissão de reabrir (veja no fim desta reportagem) e incluem um cronograma das próximas etapas da reabertura. Os protocolos restringem, entre outras coisas, a venda de bebidas alcoólicas e a abertura de praças de alimentação em lugares fechados, como as dos shoppings centers. A conclusão da reabertura gradual está prevista para o dia 5 de agosto. Até lá, três etapas (a segunda fração da segunda fase e duas frações da terceira fase) serão implementadas, uma a cada sete dias.

Carlos Eduardo Xavier ressaltou, no entanto, que o Estado pode retroceder medidas ou adiar etapas se houver um novo aumento da ocupação dos leitos - decisão prevista na portaria publicada. Nesta terça-feira, mais 800 novos infectados e 28 mortes causadas pelo novo coronavírus foram registradas. Ao todo, o Rio Grande do Norte chegou a 40.324 infectados e 1.432 mortes, das quais três ocorreram entre a segunda-feira, 13, e esta terça-feira, 14. As demais mortes estavam em investigação. “É preciso que os protocolos de segurança sejam seguidos para não haver retrocessos. É o momento mais complexo, porque é preciso muita responsabilidade nesta reabertura. Eu peço aqui todo cuidado da sociedade e dos estabelecimentos, das empresas, para seguirem os protocolos de segurança”, afirmou o secretário.

Com isso, os decretos do Governo do Rio Grande do Norte ficam alinhados aos das maiores cidades - Natal, Mossoró e Parnamirim - que optaram na semana passada por dar prosseguimento à reabertura, com a segunda fração da primeira fase, e iniciaram, nesta semana, a segunda fase. O Estado havia adiado a fração por considerar que a taxa de ocupação de leitos estava alta e estava atrasado uma semana com relação às três maiores cidades e outras 20 que também ignoraram as recomendações. O restante das 144 Prefeituras também tinham adiado a segunda fração.

Ocupação de leitos
No início da noite desta terça-feira, a ocupação dos leitos críticos (UTI ou semi intensivos) estava em 83,2%. O percentual está acima do considerado seguro pelo Comitê Científico da Sesap/RN, que é de 80%. Mais 15 leitos serão abertos nesta quarta-feira e a “oscilação é esperada”, conforme declarou o secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, na segunda-feira, 13. 
 
 
 
 
#Fonte: Tribuna do Norte
Governo do RN Antecipa Etapa da Reabertura da Economia; Restaurante e Academias Voltam a Abrir Governo do RN Antecipa Etapa da Reabertura da Economia; Restaurante e Academias Voltam a Abrir Reviewed by Canguaretama De Fato on 15.7.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.