Canguaretama: RN Recolheu Quase 50 Toneladas de Lixo em Praias de 7 Municípios, diz Relatório do Idema; VEJA FOTOS

 Quase 50 toneladas de lixo foram tiradas das praias de sete municípios do Rio Grande do Norte, conforme dados atualizados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema). Até então, o estado havia divulgado o recolhimento de cerca de seis toneladas de lixo.

O número foi atualizado em relatório publicado na noite de segunda-feira (10), com novos dados repassados pelos municípios. Ao todo, foram 49,6 toneladas recolhidas em 22 praias e rios localizados em sete municípios potiguares.

O relatório também aponta hipóteses para a origem do lixo, como descarte, proposital ou não, feito por empresas e embarcações, além de carreamento do material para o mar pela chuva e alagamentos.

O município potiguar mais atingido foi Baía Formosa, que registrou lixo em nove praias e um rio e recolheu mais de 41 toneladas de material.Canguaretama lixo praia RN — Foto: DivulgaçãoCanguaretama lixo praia RN — Foto: Divulgação

Municípios atingidos por lixo no RN

  • Natal - 1 kg
    Ponta Negra
    Via Costeira
  • Parnamirim -
    Imediações da Barreira do Inferno
  • Nísia Floresta - 3,5 toneladas
    Camurupim
    Barreta
    Tabatinga
    Búzios
  • Tibau do Sul - 1,5 tonelada
    Praia das Minas
    Sibaúma
    Cacimbinha
  • Senador Georgino Avelino - 0,35 tonelada
    Praia de Malembar
  •  
  • Canguaretama - 6 toneladas
    Barra de Cunhaú - Ponta do Rio
  •  
  • Baía Formosa - 41,25 ton
    Praia de Pontal
    Praia da Cachoeirinha
    Praia de Barreirinhas
    Praia da Cutia
    Praia do Morro Amarelo
    Praia Bacupari
    Praia de João dos Santos
    Praia do Urubu
    Praia do Sagi
    Rio Guaju
    Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Fernanda Zauli/G1Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Fernanda Zauli/G1

A última ocorrência registrada foi em Natal, no dia 29 de abril, quando servidores municipais encontraram lixo na Via Costeira. Desde então, segundo o Idema, não foram registrados novos aportes de resíduos sólidos chegando às praias potiguares.

O relatório também ressaltou que três animais foram encontrados mortos na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta - três tartarugas e um golfinho - porém a necropsia realizada pelos pesquisadores do Projeto Cetáceos Costa Branca da UERN não identificou relação das mortes com os resíduos que afetaram a costa.Tartaruga é encontrada morta na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV CabugiTartaruga é encontrada morta na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi 

 

Hipóteses para origem do lixo

Entre os materiais coletados, havia adesivo da campanha política de Recife, além de mochila com identificação da rede estadual de Pernambuco e título de eleitor leitor do município da capital pernambucana.

Além desses materiais, foram recolhidos tubo para coleta de sangue, seringas, etiquetas de remédios; sapatos e sandálias, plásticos; copos descartáveis; garrafas pet; garrafas de água; garrafas de iogurte e embalagens de margarinas, entre outros materiais.Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, tem 'santinho' de candidata a prefeita de Recife — Foto: Fernanda Zauli/G1Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, tem 'santinho' de candidata a prefeita de Recife — Foto: Fernanda Zauli/G1

Entre as hipóteses levantadas pelos órgãos ambientais, é considerada descartada a possibilidade do lixo ser de origem internacional, "dada a presença de muitos produtos vendidos no país", segundo o Idema.

Os investigadores consideram, por exemplo, a possibilidade do lixo ter vindo de alguma empresa que trabalha com coleta de resíduos, "propositadamente ou não".

 Lixo hospitalar é encontrado em praia do RN — Foto: CedidaLixo hospitalar é encontrado em praia do RN — Foto: Cedida

Outra hipótese de origem para o material foram chuvas e alagamentos em Pernambuco e outros estados, com possível carreamento de material para rios e mar. 

Além disso, é levada em consideração a possibilidade de que uma embarcação tenha realizado "despejo acidental ou não" do material. 


Canguaretama: RN Recolheu Quase 50 Toneladas de Lixo em Praias de 7 Municípios, diz Relatório do Idema; VEJA FOTOS Canguaretama: RN Recolheu Quase 50 Toneladas de Lixo em Praias de 7 Municípios, diz Relatório do Idema; VEJA FOTOS Reviewed by Canguaretama De Fato on 11.5.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.