RN: Professores do Estado Não Voltam às Aulas Presenciais

 Créditos: Adriano AbreuPara Fátima Cardoso, retorno presencial pode resultar em nova onda de casos de covid no RNPara Fátima Cardoso, retorno presencial pode resultar em nova onda de casos de covid no RN



Os professores da rede estadual não irão voltar às salas de aulas presenciais até que todos os professores estejam imunizados. A decisão foi tomada em assembleia nesta sexta-feira (16), de forma virtual. A votação contou com a presença de mais de 500 profissionais, que decidiram em maioria (91%) continuar com o modelo de aula remoto.
 
A reunião foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) e gerida pela coordenadora-geral do sindicato, Fátima Cardoso, que avaliou que uma retomada presencial pode resultar em uma nova onda de casos: "Há o perigo para os profissionais da educação. Serão 1 milhão de pessoas retornando às salas de aulas. Isso é um perigo."

A reivindicação da categoria é que os professores, que trabalham no modelo remoto desde março de 2020, só retornem ao modelo presencial com a imunização completa – duas doses e tempo de imunização, baixo nível de transmissibilidade no Estado, baixa ocupação de leitos em decorrência da covid-19 e com as escolas apresentando o mínimo de processos de biossegurança.

Após a votação, que decidiu pelo não retorno imediato, os presentes decidiram quais encaminhamentos seriam feitos em seguida. Ficou combinado que o sindicato irá: orientar uma reunião com conselhos escolares para firmar a posição da assembleia desta sexta-feira, tornar público o posicionamento da decisão nas mídias sociais sobre os perigos da retomada, providenciar uma campanha em parceria com o Ministério Público e o Judiciário para dialogar com a sociedade, além de uma reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) para discutir a decisão.

A decisão dos profissionais, tomada ontem, vai na contramão da decisão da 2ª vara da Fazenda Pública de Natal, publicada no domingo (11), após pedido do Ministério Público do estado.

Segundo a decisão da Justiça, as aulas da rede estadual devem retornar na próxima segunda-feira (19). O pedido do MPRN foi feito “tendo em vista o estado avançado de vacinação, em termos etários – atualmente em 39 anos ou com tendência a diminuir a idade da população geral – e da própria recomendação expedida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, em Nota Informativa nº 16/2021, de 2 de julho”.


Plano

O Estado lançou um plano de retomada gradual das aulas presenciais, ontem (16). O plano abrange o cenário da situação pandêmica no território e decide qual o cenário de educação: híbrida, presencial ou remota.

Para o cenário de retorno total e presencial as aulas e atividades escolares devem acontecer sem mistura de aluno e professores e sem compartilhamento de objetos entre os mesmos.
 
 
 
 
 
#Fonte: Tribuna do Norte
RN: Professores do Estado Não Voltam às Aulas Presenciais RN: Professores do Estado Não Voltam às Aulas Presenciais Reviewed by Canguaretama De Fato on 17.7.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.