RN: Invasão ao Morro do Careca, Por Artistas, é Apurada

Créditos: Reprodução/InstagramGui Napolitano, ex-BBB e No Limite, e Cartolouco, ex-fazenda, foram criticados após publicação de vídeo subindo Morro do Careca

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) abriu procedimento contra Gui Napolitano e Cartolouco, ex-participantes de reality shows e influenciadores digitais que, em visita a Natal, subiram o Morro do Careca na Praia de Ponta Negra, quando desde 1997 existe uma determinação legal proibindo a subida daquela duna. O episódio pôs em xeque a fiscalização para impedir a invasão de visitantes ao morro, que além de ponto turístico, também é uma área de proteção ambiental.

Quando foi determinada a proibição de acesso ao morro, a Justiça estipulou duas multas para o caso de descumprimento: para pessoa física, R$ 50; para pessoa jurídica, uma multa de R$ 500. À CIPAM (Companhia Independente de Proteção Ambiental) cabe a fiscalização ostensiva da área. Já para o Idema ficou a responsabilidade pelo isolamento e sinalização para alertar os visitantes. O instituto informou que há placa informativa sobre a proibição, mas reconheceu que eventualmente as cercas são destruídas por ação de vândalos.

Gui, ex-participante dos programas televisivos Big Brother Brasil e No Limite; e Cartolouco ex-participante do programa A Fazenda, estavam visitando a praia e decidiram fazer uma “brincadeira” subindo ao morro para simular um dos momentos do programa No Limite, no qual os participantes subiam pelas dunas. Eles subiram correndo a duna numa competição entre os dois, filmaram e divulgaram o momento nas redes sociais.

No vídeo é possível ver uma placa com o aviso de proibição ao fundo. A “brincadeira” dos dois gerou uma enxurrada de críticas na internet que os levou a se retratarem nesta segunda-feira (9) com pedidos de desculpas e explicações de que não tinham conhecimento sobre a regra que proíbe o acesso à duna, considerado invasão.

A assessora jurídica do Idema, Janaína Carvalho, explicou que sempre que há flagra de algum cometimento de infração, lavra-se um termo circunstanciado que resulta num termo de infração. “Nesse caso em específico, como não houve o flagrante, mas temos as imagens veiculadas, o Idema vai lavrar o auto de infração que já estamos elaborando para autuar essas duas pessoas, fazer chegar até eles, para que apresentem defesa e a gente possa aplicar a penalidade”, disse ela.

A assessora do Idema ressaltou que esse procedimento é aplicado em qualquer pessoa que agir descumprindo a norma ambiental. Caso Gui e Cartolouco não sejam localizados pelo endereço, busca-se outros meios ou até via edital. E se mesmo assim não forem localizados, o caso é julgado da mesma forma.
Com 120 metros de altura à beira da praia. Morro do Careca é uma importante área de preservação que abriga diversas espécies da fauna, flora da Mata Atlântica. A subida na duna provoca impactos ambientais como erosão e perda de sedimentos, rebaixamento da topografia, danos à paisagem e perda de vegetação lateral. Por essa razão, desde 1997 não se pode mais escalar o morro, como se fazia anteriormente.


O caso chama a atenção para a deficiência na fiscalização ostensiva da área por falta de efetivo da Cipam para cobrir todo o litoral potiguar. O Subcomandante da Companhia de Proteção Ambiental, capitão Denis Azevedo, explicou que a fiscalização é feita por policiais que ficam na encosta entre as 8h e 13h. “Os policiais ficam reforçando as orientações para que os turistas não subam o morro e o ambulantes não se aproximem muito, nem ultrapasse a cerca de contenção. É muito difícil acontecer isso porque estamos lá. Na parte da tarde a Guarda Municipal é responsável pela fiscalização”, explicou o subcomandante.


A falta de policiamento em outros horários propicia a ação de vândalos que derrubam o isolamento, ou mesmo de turistas desavisados ou pessoas que insistem em desobedecer. “Nesse caso específico a Cipam não estava lá, provavelmente porque deve ter ocorrido na parte da tarde”, disse ele.




#Fonte: Tribuna do Norte







RN: Invasão ao Morro do Careca, Por Artistas, é Apurada RN: Invasão ao Morro do Careca, Por Artistas, é Apurada Reviewed by Canguaretama De Fato on 10.8.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.