CANGUARETAMA: PREFEITURA E IDEMA DISCUTEM PROCESSO EROSIVO NA PRAIA DA BARRA DO CUNHAÚ



O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, através da Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco) e Assessoria Técnica, se reuniu nesta quinta-feira (18), na sede do órgão ambiental, com representantes da Prefeitura de Canguaretama, para tratar do processo erosivo da Barra do Cunhaú.

A iniciativa criará estratégias e estudos para ações na região costeira do município com o objetivo de diminuir os efeitos do fenômeno natural de avanço marítimo. De acordo com assessora técnica do órgão, Ana Marcelino, “o Idema irá atuar na formatação do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima, que visa a participação direta da população no processo de discussão do projeto a ser executado na orla e tomar conhecimento das medidas que serão adotadas pela Prefeitura. O processo se dará com a realização de audiências públicas e encontros diretos com os moradores”, explica.

A gestão municipal iniciou, recentemente, obras de contenção na localidade. Segundo o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Canguaretama, João Genuino de Oliveira, as ações emergenciais contam com a parceria de órgãos federais e estaduais na orientação técnica das obras. 
 
A Defesa Civil Estadual, professores especialistas da UFRN e agentes da Prefeitura de Canguaretama estiveram no local no início do mês de julho para acompanhar dos serviços emergenciais que estão sendo realizados, pela gestão municipal. Durante a visita às obras, os professores doutores do Departamento de Engenharia da UFRN,  Ada Scudelari e Venerando Eustáquio, avaliaram o trabalho realizado até o momento pela equipe da Prefeitura de Canguaretama.
Na oportunidade, foram feitas novas orientações para a segunda etapa dos procedimentos, com o objetivo de aperfeiçoar o projeto e proteger o cartão postal mais famoso de Canguaretama. E paralelamente, os representantes da UFRN, estão desenvolvendo estudos sobre a dinâmica Costeira na foz do Rio Cunhaú, a fim de nortear as medidas emergenciais, enquanto se identifica qual a melhor solução para a resolução definitiva para a contenção do processo erosivo.


CANGUARETAMA: PREFEITURA E IDEMA DISCUTEM PROCESSO EROSIVO NA PRAIA DA BARRA DO CUNHAÚ CANGUARETAMA: PREFEITURA E IDEMA DISCUTEM PROCESSO EROSIVO NA PRAIA DA BARRA DO CUNHAÚ Reviewed by Canguaretama De Fato on 22.7.19 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.