ELEIÇÃO RN: Em evento com Janja em Natal, Fátima diz que Cadu vai estar no 2º turno das eleições 2026: “Pode dizer ao presidente Lula”

Em evento nesta quinta-feira (25) em Natal, com a participação da primeira-dama Janja da Silva, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Cadu Xavier, vai chegar ao segundo turno da disputa eleitoral.

A declaração foi feita no encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, promovido pelo PT no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas.

Fátima direcionou a fala ao presidente Lula e projetou o desempenho eleitoral do aliado no próximo pleito.

“Pode dizer ao presidente Lula que Cadu Xavier vai estar no segundo turno nestas eleições, e nós vamos ganhar essas eleições”, afirmou.

ELEIÇÃO RN: Em evento com Janja em Natal, Fátima diz que Cadu vai estar no 2º turno das eleições 2026: “Pode dizer ao presidente Lula” ELEIÇÃO RN: Em evento com Janja em Natal, Fátima diz que Cadu vai estar no 2º turno das eleições 2026: “Pode dizer ao presidente Lula” Reviewed by CanguaretamaDeFato on 27.6.26 Rating: 5

Inmet emite alerta de chuvas intensas e coloca Canguaretama e 28 cidades do RN em nível laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira 26, um alerta de perigo por chuvas intensas para municípios do Rio Grande do Norte. O aviso é dividido em dois níveis: um alerta amarelo, válido para todos os municípios do estado, e um alerta laranja, que abrange 29 cidades potiguares. Ambos seguem em vigor até as 23h59.

Confira as cidades sob alerta laranja nesta sexta-feira 26:
Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios do Rio Grande do Norte — Foto: José Aldenir/Agora RN
Arês
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Jundiá
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Parnamirim
Pedro Velho
Pureza
Rio do Fogo
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
Senador Georgino Avelino
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Vera Cruz
Vila Flor

No alerta amarelo, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Há possibilidade de alagamentos, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

No alerta laranja, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.




#Fonte: Agorarn 

Inmet emite alerta de chuvas intensas e coloca Canguaretama e 28 cidades do RN em nível laranja Inmet emite alerta de chuvas intensas e coloca Canguaretama e 28 cidades do RN em nível laranja Reviewed by CanguaretamaDeFato on 26.6.26 Rating: 5

Presidente Lula retorna ao RN na próxima quinta-feira 2 para visitar obra da transposição do São Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará ao Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira 2. A visita será pra visitar o Túnel Major Sales, no Ramal do Apodi, uma das principais estruturas da transposição do Rio São Francisco. O anúncio foi feito pelagovernadora Fátima Bezerra (PT) durante o encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado em Natal, com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, lideranças do PT, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

A visita está prevista quase no prazo limite que antecede as restrições impostas pela legislação para a inauguração de obras públicas por agentes públicos. A partir do dia 4 de julho, três meses antes do primeiro turno do pleito, a Lei das Eleições passa a vedar a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas, medida que busca preservar o equilíbrio da disputa eleitoral.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará ao Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira 2. Foto: José Aldenir


Esta será a quarta visita do presidente ao Rio Grande do Norte desde o início de seu terceiro mandato. Em setembro de 2023, Lula esteve em Luís Gomes para acompanhar o avanço das obras do Ramal do Apodi, quando visitou o Túnel Major Sales. Em outubro de 2024, o presidente esteve em Natal para anunciar investimentos. Já em março de 2025, retornou ao estado para inaugurar o Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu ao lado da governadora Fátima Bezerra e de ministros.
Janja no RN

A primeira-dama Janja Lula da Silva cumpre agenda em Natal nesta sexta-feira 26 com participação no encontro Diálogos Federativos – Segurança Pública, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento reúne representantes dos governos federal, estadual e municipal para discutir propostas voltadas ao aperfeiçoamento do pacto federativo na área da segurança pública.

A programação ocorre das 8h30 às 18h30, com cerimônia de abertura às 10h, no auditório da Reitoria da UFRN. Além de Janja, participam da abertura a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a governadora Fátima Bezerra, o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Chico Lucas, e o secretário nacional de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Ilário Marques.

Os encontros promovidos pelo Conselho da Federação têm como objetivo elaborar propostas que integrarão o documento Pilares para o Aperfeiçoamento do Pacto Federativo, que orientará a atuação do colegiado no período de 2027 a 2030.

Na quinta-feira 25, Janja participou, no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes.




#Fonte: Agorarn 



Presidente Lula retorna ao RN na próxima quinta-feira 2 para visitar obra da transposição do São Francisco Presidente Lula retorna ao RN na próxima quinta-feira 2 para visitar obra da transposição do São Francisco Reviewed by CanguaretamaDeFato on 26.6.26 Rating: 5

Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto

Equipes embarcando na aeronave KC-390 Millennium da FAB | Foto: Cel Garcez/CECOMSAER

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26) da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com destino à Venezuela. O avião transporta uma equipe de 36 bombeiros, incluindo militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, seis cães de busca e resgate, além de 12 toneladas de material de apoio. A missão integra o esforço humanitário brasileiro em auxílio ao país vizinho, que foi atingido por terremotos na última terça-feira (23).

A bordo do KC-390 Millennium, também embarcaram quatro integrantes da Defesa Civil e quatro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mobilização brasileira é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e faz parte de uma resposta internacional à emergência humanitária na Venezuela.

Esta não é a primeira missão recente do KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus. A mesma aeronave havia sido empregada, por uma semana, em uma missão de ajuda humanitária na Bolívia antes de ser acionada para apoiar a Venezuela, evidenciando a elevada capacidade de mobilização e resposta da FAB em cenários de emergência.

O major aviador Anderson Dias Santiago, comandante da missão, destacou a prontidão da equipe. “É um sentimento de orgulho muito grande e um forte senso de dever saber que estávamos engajados em uma missão na Bolívia e estamos sendo reposicionados para auxiliar, agora, na mobilização de equipes para a Venezuela. Esse é o foco do nosso trabalho: manter a prontidão e cumprir aquilo que nos foi atribuído, seja no Brasil ou em qualquer lugar onde nossa atuação seja necessária”, ressaltou o major Santiago.

Projetada para operar em diferentes ambientes, a aeronave KC-390 Millennium tem sido empregada com frequência em missões de ajuda humanitária, transporte logístico e apoio à Defesa Civil, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando sua importância estratégica.


A equipe de Busca e Resgate Urbano de nível pesado que segue para a Venezuela é composta por profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e especialistas da Anatel, garantindo uma atuação especializada no local afetado.







#Fonte: Tribuna do Norte 



Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto Reviewed by CanguaretamaDeFato on 26.6.26 Rating: 5

RN: Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira 29

A Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira 29, em razão do Dia de São Pedro. A medida vale para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional.

O ponto facultativo já estava previsto no Decreto nº 13.643, publicado em 30 de dezembro de 2025, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos da administração municipal para o ano de 2026.
Ponto facultativo estava previsto no calendário oficial da administração municipal para 2026 - Foto: José Aldenir / Agora RN


Segundo a prefeitura, os serviços considerados essenciais serão mantidos durante o período. Estão incluídas áreas como saúde, segurança, fiscalização e demais atividades indispensáveis à população.

De acordo com o município, esses serviços funcionarão normalmente ou em regime especial, conforme definição de cada secretaria.

A prefeitura informou ainda que o Dia de São Pedro integra tradicionalmente o calendário de pontos facultativos do município devido à relevância cultural e religiosa da data nas festividades juninas.

O atendimento ao público nos órgãos municipais será retomado normalmente na terça-feira (30).
Funcionamento dos serviços estaduais

O calendário oficial do Governo do Rio Grande do Norte não prevê ponto facultativo no Dia de São Pedro.

No entanto, como a Seleção Brasileira enfrenta a Jordânia pela Copa do Mundo de 2026 na segunda-feira 29, às 14h, o governo estadual alterou o horário de funcionamento das repartições públicas.

Conforme decreto publicado em 23 de junho, o expediente interno e externo dos órgãos estaduais será das 7h às 11h no dia da partida da Seleção Brasileira.




#Fonte: Agorarn 
RN: Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira 29 RN: Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira 29 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.6.26 Rating: 5

ELEIÇÃO: Desembargadora Martha Danyelle é eleita presidente do TRE-RN e comandará eleições de 2026

A presidente do TRE, desembargadora Maria de Lourdes Azevedo, passa o cargo em 31 de agosto | Foto: Divulgação/TRE

A desembargadora Martha Danyelle Santanna Costa Barbosa foi eleita por unanimidade presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte para o biênio 2026/2028. A partir de 31 de agosto, ela terá a responsabilidade de conduzir as eleições deste ano no estado.

Junto a ela, o desembargador João Rebouças foi eleito vice-presidente e corregedor geral eleitoral. A posse dos novos dirigentes deve ocorrer durante sessão solene no dia 27 de agosto.

A eleição da nova cúpula da Corte Eleitoral ocorreu nesta quinta-feira (25) e foi realizada à unanimidade pelos membros do TRE-RN. Os nomes de Martha Danyelle e João Rebouças haviam sido indicados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em sessão realizada no dia 3 de junho de 2026.





#Fonte: Tribuna do Norte 
ELEIÇÃO: Desembargadora Martha Danyelle é eleita presidente do TRE-RN e comandará eleições de 2026 ELEIÇÃO: Desembargadora Martha Danyelle é eleita presidente do TRE-RN e comandará eleições de 2026 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.6.26 Rating: 5

Sobrevivente de terremotos na Venezuela se emociona ao relatar como escapou de prédio: “Filme de terror”




Maria Alejandra relatou os momentos de tensão vividos na capital Caracas, nesta quarta-feira (24). Dois tremores, de magnitudes 7,5 e 7,2, atingiram o país e deixaram um rastro de destruição. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que os sismos podem ter causado milhares de mortes.

Até a manhã desta quinta, 32 mortes haviam sido confirmadas, mas o serviço geológico dos Estados Unidos estima que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

O Itamaraty disse na noite de quarta que até o momento não havia notícias de brasileiros entre as vítimas.



#Gonte: G1/ terranoticias Créditos: Reuters
Sobrevivente de terremotos na Venezuela se emociona ao relatar como escapou de prédio: “Filme de terror” Sobrevivente de terremotos na Venezuela se emociona ao relatar como escapou de prédio: “Filme de terror” Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.6.26 Rating: 5

Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta terça-feira 23, que os órgãos públicos do Estado vão encerrar o expediente três horas antes dos próximos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira e estabelece horários especiais de funcionamento dos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta nos dias úteis em que ocorrerão jogos do Brasil.

De acordo com o Decreto nº 35.660, o expediente será ajustado conforme o horário de início dos jogos da Seleção Brasileira.
Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa - Foto: José Aldenir


Nos dias em que as partidas começarem às 14h, o funcionamento ocorrerá das 7h às 11h. Para jogos às 16h, o expediente será das7h às 13h.

Quando as partidas tiverem início às 17h, o horário de funcionamento será das 7h às 14h. Já para jogos marcados para as 18h, o expediente ocorrerá das 7h às 15h. Nos casos em que a Seleção entrar em campo às 19h, o atendimento será mantido das 7h às 16h.

A medida busca adequar o expediente ao calendário da competição sem comprometer a prestação dos serviços públicos. Os dirigentes dos órgãos e entidades estaduais deverão garantir a manutenção das atividades consideradas essenciais.
Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.6.26 Rating: 5

Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral




Foto: Sandro Menezes

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), lançou nesta segunda-feira (22) o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral”. A solenidade, realizada no Complexo Cultural Rampa, em Natal, formalizou o repasse de R$ 1.128.036,47 para a implementação de atividades culturais em 32 unidades da rede estadual de ensino.

O programa visa expandir o currículo das escolas de tempo integral por meio da inserção de práticas artísticas conectadas aos territórios onde os alunos residem. A metodologia está estruturada em cinco eixos principais: história e cultura afro-brasileira e indígena; transmissão de saberes ancestrais com mestres da cultura popular; promoção da leitura e literatura (saraus e slams); criação de cineclubes voltados ao audiovisual nacional; e acessibilidade cultural, com o uso de Libras e audiodescrição.

A execução técnica do projeto ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT RN) e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). O objetivo é que as ações culturais ocorram de forma transversal, integrando-se aos conteúdos pedagógicos regulares e estimulando o desenvolvimento social e criativo dos estudantes.
Gestão de projectos

Para a execução, o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral” prevê a contratação de coordenadores gerais e 32 agentes culturais, um por escola, que atuarão junto à comunidade escolar.

“Levar a arte e cultura para dentro da escola é tornar o Ensino Integral mais atrativo. Porque a escola também é lugar de falar sobre a vida, sobre o passado e o presente, para a gente poder projetar o futuro. É para falar dos nossos ancestrais, das comunidades indígenas e quilombolas, de cultura popular, de cinema e literatura”, afirma a governadora Fátima Bezerra, lembrando que quando assumiu o governo, o estado contava com apenas 75 escolas de Tempo Integral, e hoje já contabiliza 148.

Para a Secretária da Cultura do RN, Mary Land Brito, a ação é uma oportunidade importante para que jovens estudantes se conectem com sua cultura e expandam seus conhecimentos através da arte.

“Essa parceria com o Ministério da Cultura será fundamental não apenas para levar arte para as escolas, mas para garantir que o currículo escolar dialogue com a nossa diversidade, com os saberes ancestrais, com o fortalecimento da identidade da nossa juventude, fomentando mais integração da comunidade dentro da escola e a escola também integrada à comunidade”, destacou.

“O projeto possibilitará as disciplinas de arte, mas também vivências artísticas, residências artísticas dentro das escolas, realizadas por artistas, por grupos, companhias, coletivos, por mestres e mestras da cultura”, diz Fabiano Piúba, secretário nacional de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura. “E também a compreensão dos espaços próprios da cultura como ambientes de formação – teatro, museu, cinema, por exemplo”, complementa. “Esses trabalhos vão acontecer dentro das escolas, mas também terão algumas ações que os alunos sairão para conhecer os equipamentos culturais e entender como funcionam”, explica a secretária de Educação, Socorro Batista.

O aluno Kauã Levino, da Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, dá seu depoimento sobre a importância da arte na vida dos alunos. “Através da arte nós conseguimos expressar nossos sentimentos. Um exemplo disso é um projeto criado na nossa escola chamado F.A.L.A., que é o Festival de Arte e Literatura do Alfredo. Dentro desse festival, nós estudantes conseguimos expressar nossos talentos através da música, da dança, da literatura e da ilustração. Dentro da literatura podemos criar poemas, contos e crônicas. Eu sou muito agradecido a esse projeto”, afirmou.
Gestão de projectos

“Quando a gente fala em Educação Integral, o tempo é só um desses elementos da educação integral. É um elemento fundamental, mas além disso, a gente tem outros elementos que formam essa educação integral, que é a educação completa do sujeito. E o principal elemento é a cultura, o território, a identidade cultural, a relação com o território, a relação com o corpo, a relação com a comunidade”, destaca Rafael da Silva Maximiniano, Diretor de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura.
Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.6.26 Rating: 5

COPA: Torcedor símbolo da RD Congo 'estreia' na Copa do Mundo nesta terça; entenda

Lumumba Vea | Foto: Reprodução/Instagram


Um aguardado personagem das arquibancadas fará sua estreia na Copa do Mundo de 2026 nesta terça-feira (23). Trata-se de Michel Kuka Mboladinga, o torcedor da República Democrática do Congo que se tornou um símbolo da seleção ao homenagear o herói nacional Patrice Lumumba com uma pose estática e braço erguido durante toda a partida. Ele acompanhará o jogo contra a Colômbia, às 23h (horário de Brasília), válido pela segunda rodada do Grupo K.

Ele havia perdido a partida de estreia contra Portugal devido a restrições de viagem impostas pela epidemia de ebola no seu país.

Vestido com as cores da bandeira congolesa, Mboladinga reproduz a imagem da estátua de Lumumba, localizada em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. A homenagem, que consiste em permanecer imóvel por 90 minutos durante as partidas, chamou a atenção de torcedores e da mídia na Copa Africana de Nações de 2025, levando à sua convocação para a delegação oficial da seleção.

Após a ausência no primeiro jogo, a presença de Michel Kuka Mboladinga no confronto contra a Colômbia é aguardada com expectativa, levando sua representação de resistência e orgulho nacional ao palco mundial.


#Tribuna do Norte 
Patrice Lumumba: símbolo da luta anticolonial no Congo
COPA: Torcedor símbolo da RD Congo 'estreia' na Copa do Mundo nesta terça; entenda COPA: Torcedor símbolo da RD Congo 'estreia' na Copa do Mundo nesta terça; entenda Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.6.26 Rating: 5

El Niño altera padrão do inverno no RN em 2026

| Foto: Adriano Abreu

No Rio Grande do Norte, o inverno, que teve início neste domingo (21) no Hemisfério Sul, será marcado por calor acima da média histórica e ventos reduzidos. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), que aponta o fenômeno El Niño como o principal influenciador do clima neste ano. Conforme explica o meteorologista Gilmar Bristot, a expectativa é de temperaturas elevadas e alterações sensíveis no comportamento dos ventos em todo o território potiguar.

O especialista detalha que os meses historicamente mais chuvosos no litoral são abril e junho, com um período que pode se estender, em alguns casos, até agosto, reiterando, ainda, a ocorrência de um período atípico de precipitações entre fevereiro e maio. “Já na segunda quinzena de julho teremos a diminuição das chuvas. A partir de agosto, consolida-se a diminuição do vento e o aumento da temperatura. Essas serão as características principais atuantes do inverno aqui no Estado neste ano”, afirma Bristot.


Segundo o meteorologista, o balanço que a Emparn faz para os próximos meses indica chuvas dentro da normalidade, principalmente no final de junho e início de julho. Esse cenário, contudo, deve sofrer uma transição abrupta logo em seguida.

“A partir da segunda quinzena de julho, as chuvas deverão começar a apresentar uma diminuição por influência do El Niño, que se caracteriza pelas águas mais aquecidas do Oceano Pacífico e causa um bloqueio atmosférico aqui no Nordeste, diminuindo a condição de chuvas”, destaca o especialista.

De acordo com Gilmar Bristot, o mês de junho seguirá dentro da normalidade da tendência de chuvas. Já em julho, o volume total ficará um pouco abaixo do esperado, encerrando-se o período com as condições de chuva enfraquecidas até agosto.

“No início do inverno, em junho e julho, não vamos sentir muito o efeito por influência do El Niño. Teremos chuvas no final de junho até meados de julho e, depois, vamos notar a diminuição das precipitações.

Geralmente, as chuvas no litoral vão até o final de julho. Este ano, com essa influência do fenômeno, teremos uma diminuição do vento e os sistemas meteorológicos não conseguirão trazer chuvas para agosto”, pontua.




#Tribuna do Norte 
El Niño altera padrão do inverno no RN em 2026 El Niño altera padrão do inverno no RN em 2026 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.6.26 Rating: 5

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal



Reconhecimento da Secretaria destaca a evolução da gestão fiscal potiguar, a transparência e a qualidade das informações.


O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual.

“Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.

A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.

Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais
Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.6.26 Rating: 5

Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria

A regulamentação é uma demanda histórica dos trabalhadores da limpeza urbana| Foto: Magnus Nascimento


Dezenas de garis se concentraram em frente à Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), em Natal, nesta segunda-feira (22), durante uma paralisação de 24 horas que atingiu seis cidades do Rio Grande do Norte. A mobilização faz parte de um movimento nacional pela aprovação do Projeto de Lei 4.146/2020, que estabelece piso salarial, carga horária unificada e aposentadoria especial para a categoria. Não há indicativo de greve por tempo indeterminado.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp-RN), a paralisação ocorreu em Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Mossoró.

A proposta determina um piso salarial nacional para trabalhadores essenciais de limpeza urbana, além de benefícios como adicional de insalubridade, aposentadoria especial, vale-alimentação, cesta básica e plano de saúde.

O PL também garante normas de segurança no trabalho e no transporte dos profissionais. Além disso, o PL reconhece como atividades essenciais os serviços de coleta de resíduos, varrição de vias públicas, conservação de áreas urbanas e destinação adequada dos resíduos sólidos.



#Fonte: Tribuna do Norte 
Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.6.26 Rating: 5

Rio Grande do Norte e Latam anunciam nova rota para a Argentina




Foto: Humberto Sales


O voo Natal-Buenos Aires será sazonal e estará em atividade, a princípio, de 15 de dezembro de 2026 a 28 de fevereiro de 2027

O Governo do Estado e a Latam Airlines anunciaram nesta sexta-feira (19), uma nova ligação direta para a Argentina. O voo Natal-Buenos Aires será sazonal e estará em atividade, a princípio, de 15 de dezembro de 2026 a 28 de fevereiro de 2027, com operações às terças, sextas e sábados. A Argentina é o maior emissor de turistas internacionais para o Brasil e também para o Rio Grande do Norte, onde teve um aumento de 313,2% no fluxo de passageiros, no período de janeiro a abril de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil – Anac.

Para a governadora Fátima Bezerra, esta nova rota internacional comprova que o Rio Grande do Norte é um destino turístico consolidado. “Importante frisar o trabalho competente que nossa equipe vem realizando com a promoção do destino e sobretudo com a política de incentivos fiscais que tem sido decisiva para a atração de novos voos nacionais e internacionais. Novos voos significam mais visitantes e mais desenvolvimento para o nosso povo”, destaca.

“A abertura da rota direta entre Natal e Buenos Aires representa um marco importante para a conectividade internacional do Rio Grande do Norte e para o fortalecimento do turismo no Nordeste. Ao ampliar nossa oferta para a Argentina, um dos principais mercados emissores de turistas para o Brasil, contribuímos para gerar mais oportunidades de negócios, movimentar a economia local e facilitar o acesso dos viajantes a destinos cada vez mais procurados por sua diversidade de experiências.” – Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Airlines Brasil.

De acordo com Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística – Emprotur, nenhum governo anterior ao da professora Fátima Bezerra atraiu tantas novas rotas internacionais regulares. “Antigamente eram 5 frequências semanais e só para Portugal. Agora, como essa nova rota, passamos a 21 operações semanais, unindo o Rio Grande do Norte à Portugal diariamente, à Argentina, pelos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, e a Montevidéu. Nós somos o segundo aeroporto do Nordeste com mais fluxo para a Argentina, que é o primeiro país no ranking de emissores de turistas internacionais não só para o Rio Grande do Norte, mas também para o Brasil. Nosso crescimento tem sido acima da média nacional e isso não é de graça, é resultado de muito trabalho e decisão política”.



#Fonte: Tribuna do Norte 

Rio Grande do Norte e Latam anunciam nova rota para a Argentina Rio Grande do Norte e Latam anunciam nova rota para a Argentina Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.6.26 Rating: 5

RN: Central do Cidadão na Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira após investimento de R$ 600 mil

Central do Cidadão da Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira | Foto: Sandro Menezes

A mais nova Central do Cidadão de Natal será inaugurada nesta segunda-feira (22). Localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira, na Zona Leste da capital, a unidade recebeu um investimento de R$ 600 mil em reforma e adaptação, e oferecerá diversos serviços públicos à população. A solenidade de inauguração está marcada para as 10h30 e terá presença da governadora Fátima Bezerra.

Inicialmente, a Central da Ribeira disponibilizará os serviços de emissão de carteira de identidade (RG), além de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sistema Nacional de Empregos (Sine), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Com a inauguração, Natal passará a contar com cinco Centrais do Cidadão, garantindo cobertura de Norte a Sul da cidade. Em todo o Rio Grande do Norte, já são 29 unidades em funcionamento, distribuídas em 24 municípios, reforçando a capilaridade dos serviços estaduais.



#Fonte: Tribuna do Norte




RN: Central do Cidadão na Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira após investimento de R$ 600 mil RN: Central do Cidadão na Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira após investimento de R$ 600 mil Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.6.26 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.