Muitas Pessoas Perderam o Olfato com o Novo Coronavírus. Será que Ele Volta?

 

“Acordei e não conseguia sentir o gosto ou o cheiro de nada. Foi a coisa mais aguda que já experimentei”, contou a londrina Holly Bourne. Como ela não teve os sintomas de coronavírus mais conhecidos – tosse e febre alta –, não foi elegível para ser testada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS). Mas sua experiência de perder repentinamente o olfato, combinada com “pressões estranhas na cabeça”, dores de cabeça e exaustão levaram seu médico a diagnosticá-la “na hora” com a Covid-19 em uma consulta feita por telefone.

Embora ainda não existam estudos consistentes sobre a ligação entre o coronavírus e o olfato, médicos relataram que perder esse sentido pode estar entre os sintomas da infecção pelo vírus. No entanto, a prevalência e a duração desse sintoma não estão claros.

“Tive sorte de não ter os sintomas horríveis de verdade”, diz Holly, uma escritora de 33 anos. Mesmo assim, ela conta que sua perda do olfato, ou anosmia, como é tecnicamente chamada, como “uma das coisas mais perturbadoras que já passei, porque eu não me sentia no controle… Eu me senti impotente e assustada.”

Além do impacto psicológico de acreditar que você pegou um vírus mortal e a tristeza que vem com a ausência do prazer de comer, muito ligado ao olfato, a anosmia também pode ser perigosa. Foi o que a escritora descobriu quando o namorado dela perguntou por que um pote de plástico de margarina estava derretendo no fogão da casa deles em Londres. De costas para o fogão enquanto preparava alguns sanduíches, ela não conseguiu notar o forte cheiro de algo sintético derretendo.

Assim como ocorreu com as dezenas de pessoas com perda de olfato com as quais a CNN conversou, Holly procurou respostas no Google e nas redes sociais, já que não há conselhos oficiais das autoridades de saúde disponíveis sobre esse tema. Ela compartilhou o que encontrou em um tópico no Twitter, onde algumas pessoas relataram que o olfato ainda não havia voltado depois de três ou quatro semanas da primeira manifestação.

O que muitas pessoas que têm anosmia ou hiposmia (perda parcial do olfato) surgida durante a pandemia de coronavírus querem saber é: quanto tempo isso vai durar? Será permanente?

A resposta, de acordo com o professor Steven Munger, diretor do Centro de Olfato e Paladar da Universidade da Flórida, ainda é desconhecida.

Muitas Pessoas Perderam o Olfato com o Novo Coronavírus. Será que Ele Volta? Muitas Pessoas Perderam o Olfato com o Novo Coronavírus. Será que Ele Volta? Reviewed by Canguaretama De Fato on 15.9.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.