Entrevista Secretária de educação do RN


Betânia Ramalho, secretária estadual de Educação


Qual a novidade para os professores anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini?

A governadora anunciou o cumprimento do piso nacional para os 956 professores e concedeu um reajuste de 22,22%. O anúncio é de que, a partir de março, os professores que estão em sala de aula, profissionais em cargos pedagógicos e professores técnicos na secretaria serão beneficiados. Os inativos irão receber de forma escalonada. Isso ainda será divulgado como será feito. A Lei do Piso prevê as duas categorias.

Isso representa um impacto de quanto?

Consome um pouco mais de 80% do investimento da Educação, ou seja, ficamos limitados a parte de investimento. Precisamos correr atrás do Governo Federal para conseguir recursos para dar conta das despesas, construção de prédios, por exemplo. Precisamos construir cinco escolas com urgência. Uma na zona Norte e as demais em bairros periféricos.

E a convocação dos aprovados no último concurso como está?

A convocação vai começar com a substituição dos estagiários. São praticamente mil estagiários que darão lugar aos professores convocados. Em seguida, vamos substituir os professores temporários nas escolas que tiverem uma demanda maior. Isso está sendo programado. Ao todo são 2.900 professores aprovados e 600 técnicos pedagógicos que serão chamados de acordo com o que definia o edital do concurso. Eles têm um mês para trazer documento para o setor pessoal, passar em Junta Médica e acredito que vamos começar a chamar nesse período.

Os professores anunciaram que vão paralisar as atividades a partir do dia 14...

Nacionalmente há uma paralisação de 14 a 16 de março.

Depois do anúncio desse reajuste, houve uma conversa com o sindicato?

Não houve. Eles foram pegos de surpresa.

A senhora acredita que eles vão desistir da greve?

Acredito sim. Qual seria a reivindicação? O que eles vão brigar? Vão brigar agora pelo retroativo de janeiro? Brigar por Plano de Cargos e Salários que foi aprovado pela gestão passada e foi empurrada para essa? A governadora acelerou a progressão vertical. Colocamos em dia os processos de aposentados. Estamos organizando a revisão do porte das escolas, que é de interesse nosso também. As escolas mudaram muito. Além disso, a governadora já solicitou a recomposição de uma comissão para revisar a promoção horizontal. Coisa que foi barrada pelo próprio sindicato.

O ano passado foi complicado com a paralisação dos professores...

Muito complicado. O sindicato atrapalhou muito com aquela greve.  As coisas não acontecem como o sindicato gosta. Eles tornaram a vida na secretaria muito complicada.

#Fonte: Tribuna do norte
Entrevista Secretária de educação do RN Entrevista Secretária de educação do RN Reviewed by CanguaretamaDeFato on 2.3.12 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.