SEBRAE Premia Prefeito Empreendedor do RN

NTNV: Onde está a cidade de Canguaretama na relação das cidades empreendedoras? É minha gente, fazem 20 anos que os gestores deste município estão dormindo e não sabem o que é crescimento. Mas, já está chegando a hora disto acabar.

A inserção de pequenos agricultores no cultivo de umbu e a retomada da cultura do algodão no município renderam ao prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, o principal título da sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Norte. O gestor municipal conquistou o troféu de 'Melhor Projeto Estadual' e ainda venceu na categoria Destaque Temático 'Promoção ao Desenvolvimento Rural'. A entrega da premiação foi ontem à tarde, no Olimpo Recepções, em Natal. Além do primeiro colocado, o concurso também premiou os prefeitos de Janduís, Salomão Gurgel, e de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, que receberam dois troféus cada um. Salomão Gurgel ganhou nas categorias Destaques Temáticos 'Lei Geral Municipal' e Destaque Temático 'Compras Públicas dos Pequenos Negócios'. Já Leonardo Rego conquistou também dois destaques temáticos: o de 'Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual' e o de 'Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável'.

Governadora Rosalba Ciarlini, com a diretoria do Sebrae/RN e os vencedores da edição 2012 do Prêmio Prefeito EmpreendedorGovernadora Rosalba Ciarlini, com a diretoria do Sebrae/RN e os vencedores da edição 2012 do Prêmio Prefeito Empreendedor

O primeiro lugar e os ganhadores dos destaques temáticos irão concorrer com os vencedores dos demais Estados do Nordeste. Os projetos que obtiverem a melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional, previsto para ocorrer em maio, em Brasília (DF). A premiação é uma iniciativa do Sebrae, que ocorre a cada dois anos, no intuito de identificar, valorizar e difundir ideias criativas e efetivas que estimulem a implantação de micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros. A etapa potiguar homenageia o ex-governador Cortez Pereira, pelos ideais empreendedores verificados em sua administração.

"Com este prêmio, o Sebrae reconhece a eficiência da gestão dos vencedores para crescimento da economia municipal, assim como o apoio dado ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios", declara o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto. Na sétima edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu 51 inscrições no Rio Grande do Norte. Do total, 39 tiveram projetos avaliados positivamente pelo Comitê Gestor e foram considerados finalistas, recebendo  um selo de participação durante a solenidade de entrega do prêmio.

Para selecionar o melhor projeto e os destaques temáticos, a comissão avaliadora leva em consideração diversos critérios na análise das ações descritas no projeto concorrente. Foram itens, como nível de integração das ações do projeto, integração com outras instituições e municípios da região, impacto gerado no faturamento das micro e pequenas empresas e na criação de novas empresas formais, reflexos na receita do município, expectativa de continuidade, relação custo benefício, potencial de reprodução em outras cidades, nível de ineditismo e inovação do projeto, entre outros.

Cotonicultura está ressurgindo no interior

Um dos motivos que sagrou Ivan Lopes Júnior como o primeiro colocado da etapa estadual foi a implantação em Assu, cidade que fica a 207 quilômetros de Natal, de um programa de incubadora de pequenas empresas para resgate da cultura do algodão no município, com ênfase nos pequenos produtores. Atualmente, são mais de 450 hectares cultivados, resgatando aquilo que já foi considerado o ouro branco e a principal atividade econômica do Rio Grande do Norte até o declínio do cultivo com a chegada da praga do bicudo em meados dos anos 70. A outra frente de ação do gestor foi estimular a cultura do umbu, contemplando cerca de 300 famílias.

"Esses projetos são importantes para o desenvolvimento rural com foco na exportação. Queremos que o pequeno produtor entre nesse setor que hoje é dominado apenas por grandes empresas. Com o programa, conseguimos implantar esse pensamento entre o homem do campo", explica Ivan Lopes Júnior, agradecendo o reconhecimento da sua gestão ao conquistar esse título. "Ficamos muito felizes porque temos conseguido implantar uma gestão pública moderna e pensada em prol de todos, tirando aquela imagem de administração pública atrasada".

Vencedores vão concorrer a prêmio nacional

Para o prefeito Salomão Gurgel, que foi reconhecido por tirar do papel os dispositivos da Lei Geral em Janduís e estimular a inserção dos pequenos negócios nas compras públicas, o prêmio valida a responsabilidade com que administra o município. "Somos conscientes da responsabilidade de construir um futuro sustentável para os cidadãos de todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte".

Já Leonardo Nunes Rego, que participou pela primeira vez do concurso e arrematou dois destaques temáticos, acredita que a conquista está relacionada à implantação de uma nova política de incentivos tributários para os empreendedores e pequenas empresas instaladas em Pau dos Ferros, município que registrou o maior número de formalizações entre as cidades potiguares no ano passado. "Enfrentamos dificuldades para implantar uma nova cultura administrativa em Pau dos Ferros. Ficamos muito felizes com esse prêmio porque é um reconhecimento que faz valer a pena estar na vida pública", comemora Rego.

Os três vencedores estaduais concorrerão à premiação nacional na Categoria Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Melhor Projeto da Região Nordeste e  Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Destaque Temático Nacional, pelo tema concorrente. A solenidade de premiação será em Brasília/DF e os vencedores ganharão uma viagem técnica internacional para conhecer experiências exitosas de apoio aos pequenos negócios no exterior.

Os demais prefeitos, que tiveram os projetos avaliados positivamente foram contemplados com um selo do Sebrae.

Selo Prefeito Empreendedor

Apodi - José Pinheiro Bezerra
Assú - Ronaldo da Fonseca Soares
Currais Novos - José Marcionilo de Barros Lins Neto
Ipueira - Concessa Araújo Macedo
Janduís - Salomão Gurgel Pinheiro
Lagoa Nova - Erivan de Souza Costa
Luis Gomes - Pio X Fernandes
Major Sales - Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes
Mossoró - Maria de Fátima Rosado Nogueira
Parelhas - Antônio Petronilo Dantas Filho
Serra Negra do Norte - Rogério Bezerra Mariz
Tangará - Jorge Eduardo Carvalho Bezerra
Timbaúba dos Batistas - Ivanildo Araújo de Albuquerque Filho

#Fontes: Tribuna do Norte e Sebrae 
SEBRAE Premia Prefeito Empreendedor do RN SEBRAE Premia Prefeito Empreendedor do RN Reviewed by CanguaretamaDeFato on 1.3.12 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.