Educação Física em segundo plano nas Escolas


A educação física continua sendo uma disciplina obrigatória dentro da grade curricular de alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental. Quer seja em escolas estaduais ou municipais, muitas deficiências implicam em resultados ruins no aprendizado de muitos alunos. A falta de espaço para a prática de esportes em algumas escolas e o comprometimento na estruturas de ginásios em outras instituições comprometem o ensino e a absorção dos conhecimentos por parte dos alunos que, na maior parte das vezes, são dispensados da parte prática.

De um lado, professores que acreditam que jogar vôlei e futebol supre a necessidade das práticas propostas para a disciplina de Educação Física. De outro, estudantes que só querem ir para a quadra bater bola e conversar com os amigos. Nesse cenário cada vez mais comum nas escolas, o tempo que deveria ser aproveitado para conhecer a cultura do corpo não cumpre seu papel e as crianças deixam de ter contato com conteúdos importantes. 

Em visita a algumas escolas públicas da capital potiguar, a TRIBUNA DO NORTE conversou com alunos, professores e diretores das instituições questionando quais são os principais problemas e de que forma estas escolas atuam para tentar driblar as dificuldades e marcar um gol no final de cada semestre. Na Escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada no bairro das Quintas, a quadra poliesportiva totalmente coberta possibilita os alunos da escola a usufruírem tranquilamente da disciplina. Porém, muitas vezes não há professores suficientes para atender a toda a demanda.

"Os alunos a partir do 5º ano já têm o acompanhamento disciplinar de um profissional de educação física. Aqui na nossa escola, nós temos duas professoras. Porém, na educação infantil ainda é costume ser o pedagogo a ensinar as crianças a fazer algum tipo de esporte. Acaba sendo mais uma recreação, do que a prática de exercícios em si", explica Priscila Dantas, pedagoga e coordenadora da instituição.

Aliando o ensino da educação física ao projeto escolar, a pedagoga garante que o conceito dos esportes é de grande importância para que os alunos passem a desenvolver interações afetivas saudáveis, aprendam a ter limites e a respeitar regras. Equipamento também não é problema na escola municipal: bolas, cones, cordas, elásticos e redes fazem parte do acervo de materiais desportivos utilizados para o desenvolvimento das atividades.
Educação Física em segundo plano nas Escolas Educação Física em segundo plano nas Escolas Reviewed by CanguaretamaDeFato on 16.9.12 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.