Em sua última audiência pública como líder da Igreja Católica, o Papa Bento XVI pediu que os milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro e que acompanham o evento pela mídia orem pelos cardeais e pelo próximo sucessor de Pedro, o primeiro líder do cristianismo. Comovido ao olhar a multidão, ele sorriu e disse que a Igreja Católica continua viva.
- Estou comovido, vejo que a Igreja está viva - disse o Pontífice, após reconhecer que seu pontificado teve momentos difíceis. - Muito obrigado por terem vindo nessa minha última audiência pública. Agradeço a todos pelo apoio a essa decisão que tomei com plena liberdade. Nesse ano de fé, convido a todos a renovar a suas crenças.
- Durante esse oito anos, sempre senti que na barca de São Pedro estava o Senhor. Sempre senti que a barca não era minha, não era nossa, mas sim do Pai. O senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e me sustentaram. Mas quando senti que as minhas forças tinham diminuído, pedi ao Senhor que me iluminasse para que eu tomasse a decisão mais justa. - disse Bento XVI em português. - Agradeço também a todos os fiés de língua portuguesa. Envio a todos a benção apostólica. Obrigada - concluiu.Bento XVI optou não por fazer o mesmo discurso em várias traduções, mas sim dividir o texto em diferentes línguas. Segundo analistas, o objetivo do Pontífice seria fazer um pronunciamento de caráter coletivo.
O Papa também reforçou que não pretende voltar à vida privada, sem encontros ou conferências. Segundo ele, sua meta é continuar servindo à Santa Sé.
- Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a minha decisão de 19 de abril de 2005 (quando foi eleito e aceitou a ser o Papa). Não regresso à vida privada, a uma vida de viagens, encontros, conferências, etc. Não abandono a cruz, sigo um novo caminho com o Senhor Crucificado. Sigo a serviço do recinto de São Pedro.
Enquanto isso, o Twitter do Papa (@pontifex) divulgou uma mensagem na qual o religioso exorta o fiéis a sentirem a alegria de serem cristãos.
"Queria que cada um sentisse a alegria de ser cristão, de ser amado por Deus, que entregou o Seu Filho por nós", diz o post.
Ao final da cerimônia, o Sumo Pontífice cantou com os milhares de fiéis a oração do Pai Nosso, acompanhada de um coro de religiosos e um órgão. Ao sair da plataforma que foi montada para o evento, Bento XVI por intensamente aplaudido pela multidão e acenou com sorrisos de dentro do papamóvel. Ele parou seu percurso diversas vezes para beijar crianças.
Há dias, a Praça de São Pedro e seus arredores se preparam para receber até 200 mil peregrinos nesta quarta-feira. Na quinta-feira, o Pontífice irá oficializar a renúncia e se mudar da Cidade do Vaticano para Castengandolfo, onde residirá a próximos meses.
Em meio a uma megaoperação de segurança, participaram do evento personalidades da Itália e do mundo, além de todo o corpo de diplomático da Santa Sé. Um total de até 2 mil policiais estão presentes na praça do Vaticano, entre guardas uniformizados, oficiais à paisana dispersos no meio da multidão, um esquadrão antibomba e atiradores posicionados no teto de edifícios. Estas precauções também aboliram o tradicional “beija-mão” no fim da audiência.
As autoridades de Roma também se prepararam para que a peregrinação de fiéis ao Vaticano não atrapalhasse a rotina da capital italiana. O metrô vai operar em plena capacidade, e as linhas de ônibus com pontos mais próximos à Praça de São Pedro recebeu o reforço de mais 30 veículos.
Anel do Pescador de Bento XVI será destruído
Bento XVI também vai se desfazer de seu Anel do Pescador - outro símbolo reservado ao Papa que comanda o Vaticano. O anel deverá ser destruído, como manda a tradição da Igreja. Joseph Ratzinger usará outro anel, cujos detalhes não foram divulgados. Finalmente, decidiu-se que ele continuará usando a roupa branca, mas uma mais simples que a atual, sem a manta.
O Vaticano também divulgou detalhes dos últimos momentos do Papa demissionário. Na terça-feira, ele separou os documentos que serão enviados para os diversos arquivos do Vaticano, além de seus próprios estudos, que levará com ele para sua nova residência.
Cardeais serão convocados a partir de segunda-feira
Após a saída de Bento XVI, inicia o período chamado pelo Vaticano de Sé Vacante - aquele onde a Igreja Católica não tem um chefe de Estado, e todas as decisões importantes são suspensas. O Vaticano é governado pelo Colégio dos Cardeais.
Somente a partir de segunda-feira os 115 cardeais com direito a voto serão oficialmente convocados a Roma para a escolha do novo Pontífice. O comunicado é feito por e-mail, mas os clérigos receberão também uma cópia impressa do documento, para que possam guardá-la. Só então o Colégio dos Cardeais estabelecerá a data em que começará o conclave.
Os religiosos somente ficarão hospedados na Casa de Santa Marta, seu alojamento durante a eleição papal, “quase na véspera do conclave”, segundo Lombardi. As televisões e telefones estão sendo desconectados, e uma equipe faz a varredura em busca de dispositivos de escuta.
#Fonte: O Globo
Bento XVI - Última Audiência: "A Igreja Católica Está Viva"
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
27.2.13
Rating:

Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.