A Radiografia do Turismo do RN


Esta semana é decisiva para o turismo potiguar, já que na quarta e na quinta-feira (dias 13 e 14) a atividade econômica que mais distribui (e multiplica) renda em todo o mundo estará em evidência em Natal, com a realização do 4º Fórum de Turismo do RN, no Centro de Convenções de Natal. 

Além de cinco palestras nacionais (Guilherme Paulus, da CVC; Luís da Gama Mor, da Tap; Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo; Ibrahim Georges Tahtouh, operador de Turismo de Incentivo; e Caio Luís de Carvalho, ex-ministro de Turismo e ex-presidente da Embratur), o evento terá painéis bastante oportunos, como o Pós-Copa do Arena das Dunas e a Rota 101 Nordeste, além de um momento raro da Academia, quando diretores e coordenadores dos cursos de Turismo do RN debaterão as oportunidades do setor com três bacharéis formados em Natal e considerados casos de sucesso. A moderação será da professora Lissa Ferreira (UFRN). Paralelamente ao Fórum será realizada a I Mostra de Produtos e Serviços do Turismo do RN, com a participação de 18 empresas do setor.

Uma tendência nítida na edição deste ano, com base nas inscrições, é uma maior participação do empresariado (sobretudo hoteleiros e agentes de viagens), assim como de prefeitos e secretários de Turismo de vários municípios do Rio Grande do Norte. Só para o leitor ter uma idéia, muitas cidades já garantiram participação no Fórum, como Extremoz, Canguaretama, Tibau do Sul, Parnamirim, São Gonçalo, Galinhos, Arez, São Miguel do Gostoso, Touros, Mossoró, Macau, Martins, Acari, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Monte Alegre, Pureza e Vila Flor, entre outras. Ou seja: o Fórum de Turismo será, realmente, do RN.

Fórum Panrotas, maior do continente

Depois do Fórum de Turismo do RN, será a vez do maior evento do gênero no turismo da América do Sul: 11º Fórum Panrotas, nos próximos dias 19 e 20 de março, no Centro de Eventos Fecomércio, em São Paulo. Os palestrantes internacionais do evento serão Marthinus van Schalkwyk (ministro da África do Sul); David P. Scowsill, presidente da World Travel & Tourism Councill, conselho formado por líderes mundiais de negócios na indústria de viagens e turismo; e Greg Webb, presidente do Sabre Travel Network, rede de vendas globais de viagens para fornecedores conectados em 135 países.

No naipe nacional, destaque para Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas; Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e duas vezes senadora; Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotéis & Resorts e fundador da CVC; e Paulo Nogueira Batista, diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). É um evento raro, por seu conteúdo, no turismo da América do Sul.

Turismo potiguar "pede passagem"

O RN ficou fora da feira Minastur, realizada na quarta-feira passada em Belo Horizonte. Trata-se de evento bem conceituado no mercado nacional, devido ao bom potencial emissivo de Minas Gerais. Motivo da ausência: passagens aéreas não liberadas pela agência de viagem, que continua esquecida pelo Governo do Estado quando o assunto é pagamento de fornecedores.

Secretário lança Rota 101 Nordeste

O secretário de Turismo do RN, Renato Fernandes, reuniu prefeitos e secretários de Turismo de vários municípios do Estado, na quarta-feira passada, na Secretaria de Administração, para apresentar o projeto Rota 101 Nordeste (RN, PB, PE e AL), que promoverá um Salão de Turismo no Centro de Convenções de Natal, de 4 a 6 de julho. Em reunião com o secretário de Turismo de Tibau do Sul, Jean Claude, ficou acertado que o mega famtour regional com cerca de 500 agentes de viagem, que visitarão o Salão, pernoitará de 6 para 7 de julho na Pipa.

RN não potencializa "Flor do Caribe"

Se a novela "Flor do Caribe", que estréia nesta segunda-feira, no horário das 6, na Rede Globo, tivesse imagens e enredo do Ceará, ou de Pernambuco, a trama já estaria em evidência na mídia nacional, com reflexos positivos para o Turismo. Certamente, os dois estados fariam um (desculpem o termo) estardalhaço na divulgação. Mas, como se sabe, as belas imagens foram captadas no Rio Grande do Norte, um gigante turístico e luminoso, mas  incrivelmente adormecido em berço não tão esplêndido.

Mudança no Sebrae

Darlyne Virgílio, ex-estagiária da Emprotur, mas que já integrava os quadros do Sebrae-RN, é a nova responsável pelo setor de Turismo na instituição. O desafio é grande, já que substituirá Daniela Tinoco, que teve atuação reconhecida.


A Radiografia do Turismo do RN A Radiografia do Turismo do RN Reviewed by CanguaretamaDeFato on 10.3.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.