Crescem os Protestos Pela Internet

Salvar árvores, barrar licitações obscuras, preservar a cultura local ou, até mesmo, acabar com a corrupção. Não é só nas ruas que os cidadãos têm reivindicado mudanças: com as petições virtuais, em apenas um clique todo mundo pode dar o recado aos governantes. Cada vez mais, a ferramenta tem atraído o interesse dos internautas brasileiros e alcançado vitórias concretas. 

No Brasil, o número de participantes subiu 646%, em 2013, na Change.org, uma das maiores plataformas de abaixo-assinados on-line. Ao todo, são 1,5 milhão de usuários brasileiros, em meio aos 50 milhões de cadastrados. Os dados põem o país em 9º lugar no ranking mundial.

O crescimento está diretamente relacionado às manifestações deste ano, afirma a diretora de Campanhas da Change.org no Brasil, Graziela Tanaka. “O aumento surpreendente do mês de junho tem a ver com o momento de tomada de poder vivido pela população.

 O Brasil realmente está passando por uma transformação política, com espaço para um novo protagonismo. Chegamos a um milhão de usuários em oito meses, enquanto a média de tempo nos outros países é de um ano.” Entre os temas que mais interessam aos usuários da plataforma, estão a corrupção, direitos humanos, dos animais e do consumidor - planejamento urbano é a área que mais alcançou vitórias, destaca Graziela, em entrevista ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Outra plataforma que também cresceu neste ano foi a Avaaz. Desde junho, já se cadastraram mais de 2 milhões de novos membros em português - dos quais a maioria é brasileira. O aumento representa quase 35%, comparado com o período anterior às manifestações.
Crescem os Protestos Pela Internet Crescem os Protestos Pela Internet Reviewed by CanguaretamaDeFato on 24.11.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.