RN: “Partido da Igreja Católica é o Evangelho”, diz Arcebispo de Natal

 

Em meio à polarização, religião tem sido usada como arma política por candidatos à Presidência na busca por votos

Em 2022, o cenário eleitoral vive uma polarização política que atinge inúmeros setores da sociedade. Em um País cuja Constituição Federal determina um estado laico, até as instituições religiosas, como a igreja católica, passaram a ser atingidas pelos debates na disputa presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).Em entrevista ao AGORA RN, Dom Jaime Vieira, arcebispo metropolitano de Natal, falou sobre o papel de neutralidade da Igreja Católica na eleição presidencial, do momento histórico na disputa entre os dois candidatos, sobre como o eleito deve olhar o RN e o Nordeste e também sobre a reeleição de Fátima Bezerra (PT) e Rogério Marinho (PL) ao governo e Senado respectivamente.

O arcebispo seguiu o ponto de vista de analistas políticos que definiram que esta é a eleição presidencial mais importante para o país desde o nascimento da República. “Então é muito importante que tenhamos esta clareza. Eu não posso porque se eu for fazer escolha, eu digo que sempre é importante que [os candidatos] tenham sensibilidade social. Nós valorizamos o negócio, o lucro, a exportação, o mercado, o capital, mas é preciso que o povo esteja como prioridade um. O bem-estar e as condições necessárias”, observou.

Ele fez questão de ressaltar a atuação da Igreja com um papel apartidário. “A igreja está aberta e pregando esta isenção político-partidária sem deixar, sem abrir mão do seu papel e da sua missão de se colocar a serviço do bem comum. Quem me pergunta, e me rotula de partido A, B ou C, o meu partido é o Evangelho. Fui e serei sempre do partido do Evangelho. Louvo e bendigo os que têm o poder econômico, as grandes empresas, as pessoas são bem-sucedidas, mas também é preciso que haja sensibilidade. Se houver sensibilidade de todos os candidatos para os mais necessitados, os direitos fundamentais da pessoa humana, tudo estaria resolvido. Seria mais fácil fazer uma opção”, apontou.

No âmbito regional, Dom Jaime Vieira afirmou que, independentemente de quem vença, os nordestinos devem ser vistos com dignidade. “O Nordestino é bastante pisoteado, desrespeitado, ridicularizado. E é uma região de uma história tão rica, população riquíssima, de homens públicos em todos os níveis, na literatura, política, na economia. Então o que nós esperamos, pelo Rio Grande do Norte é que olhem para o Nordeste e para nosso estado com um olhar de responsabilidade social. Quem ganhou está legitimado democraticamente e é o presidente de todos, por isso é importante que quem governe, governe para todos”, avalia.

Ainda conforme o arcebispo, o Rio Grande do Norte tem muitas fontes de geração de riquezas, como a geração de energia eólica, extração e refino de petróleo, no entanto as empresas devem ter uma visão social. “Bendigo e respeito, sou muito favorável aos empresários, pessoas que lutam, vencem, que dão vida econômica ao estado, mas que tenham essa sensibilidade de olhar para aquelas que têm oportunidade de estar diante de algum representante do governo federal, eu digo com muita clareza, que vejam, se lembrem do Nordeste e também nos rejam com essa sensibilidade social olhando para todos e certamente teremos também a nossa vez em termos de poder ter mais esperança, porque a pobreza aumenta, a miséria, os grandes projetos foram interrompidos e também recomendo aqueles com que tenho contato, que assumam políticas, defendam, conservem, avancem nas políticas de nação e não apenas de partido”, afirma.

Questionado sobre as campanhas de Bolsonaro e Lula, Dom Jaime Vieira apontou que a torcida é para que o povo exerça o direito democrático e, inclusive. Incentivou o voto. “Meus votos é que a campanha seja bonita, digna, que a nação toda se manifeste. Se eu tivesse que fazer campanha, faria essa de pedir ao povo que vote. Ninguém deixe de votar. Até para fazer um registro, quando as pessoas eram levadas pelos cabos eleitorais, elas diziam que iriam votar ao final do dia para não perder valor, porque quando não votava, perdia o seu valor. É preciso que nós valorizemos ao máximo este poder de lutar por um Brasil justo, fraterno, solidário e que seja a pátria de todos”, finalizou.

 

 

 

#Fonte: AgoraRN

RN: “Partido da Igreja Católica é o Evangelho”, diz Arcebispo de Natal RN:  “Partido da Igreja Católica é o Evangelho”, diz Arcebispo de Natal Reviewed by Canguaretama De Fato on 19.10.22 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.