RN: Prefeito de Parnamirim Pretende Tornar ‘Lagoa Azul’ em Ponto Turístico da Cidade

Foto/Tribuna do Norte

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, anunciou nesta quinta-feira (2) que pretende tornar a “lagoa azul” – afloramento de água que surgiu durante escavação de obra de esgotamento – em um ponto turístico da cidade. A declaração foi dada na leitura anual na Câmara Municipal e confirmada em vídeo gravado com o vereador Éder Queiroz.

A proposta já foi encaminhada à Secretaria de Obras para que analise as alternativas, segundo o prefeito. O passo agora é discutir um projeto de ponto turístico no local, localizado na Rua João Paulo Segundo, no bairro Nova Esperança.

“Recebemos ontem [quarta-feira] com a maior alegria o laudo da Caern dizendo que a água é potável, é boa. Já determinei que o meu secretário de Obras se junte com uma equipe nossa de Planejamento para se planejar uma coisa para ali. A ideia é que ali seja um ponto turístico de Parnamirim. Com certeza, a população merece”, disse o prefeito.

A Caern divulgou laudo nesta quarta-feira (1º) que atesta que a água no afloramento é de boa qualidade, sem qualquer traço de contaminação.

A conclusão é do estudo feito no Laboratório Central da Caern, que apontou que a qualidade da água é semelhante à água proveniente dos poços tubulares localizados naquela área, responsáveis por parte do abastecimento da população da cidade. O Instituto de Gestão das Águas (Igarn) também analisou a água e chegou ao mesmo resultado.

O afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local. A cor azul, do local que ficou popularmente conhecido como “buraco azul”, é um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água.

A Caern, que atua como apoio técnico na obra, reforça a recomendação de que a população respeite o perímetro da obra por questões de segurança.

Visitas da população

Desde o surgimento da “lagoa azul”, no último dia 25 de janeiro, o afloramento tem chamado atenção da população. É comum ver pessoas passando por lá e tirando fotos, diariamente.

A obra de uma Estação Elevatória de Esgotos (EEE), da Prefeitura de Parnamirim e executada pela empresa AGaspar, está suspensa desde então.


 
 
 
 
 
#Fonte: Tribuna do Norte
RN: Prefeito de Parnamirim Pretende Tornar ‘Lagoa Azul’ em Ponto Turístico da Cidade RN: Prefeito de Parnamirim Pretende Tornar ‘Lagoa Azul’ em Ponto Turístico da Cidade Reviewed by CanguaretamaDeFato on 3.2.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.