Presidente da Ucrânia Chega à Itália para Encontro com Papa Francisco

Papa Francisco e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. — Foto: ASSOCIATED PRESS

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou em Roma, na Itália, neste sábado (13) para conversas com funcionários do governo do país e o Papa Francisco, que no final de abril disse que a Santa Sé está envolvida em uma missão de paz para acabar com a guerra com a Rússia.

Esta é a primeira viagem de Zelensky à Itália desde a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o jornal italiano “Corriere della Sera”, o encontro com o pontífice estava marcado para perto das 10h no horário de Brasília, mas foi adiado em 1 hora.

“Uma visita importante para a próxima vitória da Ucrânia!”, escreveu o ucraniano em uma rede social ao desembarcar.

Logo após a sua chegada, Zelensky foi até o Palácio do Quirinal, residência oficial do presidente da Itália, Sergio Mattarella, onde ele teve um encontro de meia-hora.

“É uma honra para a Itália tê-lo aqui em Roma. Tenho o prazer de encontrá-lo novamente após nosso encontro há mais de três anos, mesmo que a condição que você enfrenta seja bem diferente. Estamos totalmente ao seu lado, seja bem-vindo presidente”, disse Mattarella.

Depois, o ucraniano teve uma reunião de mais de 1 hora com a primeira-ministra Giorgia Meloni no Palazzo Chigi, sede do governo italiano.

Meloni visitou Zelensky em Kiev em fevereiro. Na ocasião, ela assegurou o apoio contínuo da Itália à Ucrânia, apesar de alguns de seus aliados, principalmente o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, terem laços estreitos de longa data com Moscou.

O encontro com o Papa seria a parte mais significativa da estadia de Zelensky na Itália. Ele conheceu o pontífice em 2020 no Vaticano e os dois tiveram várias conversas por telefone desde o início da guerra.

No final de abril, durante o voo de retorno à Roma após sua visita à Hungria, Francisco disse a repórteres que o Vaticano estava envolvido em uma missão de paz, mas não ofereceu mais detalhes sobre o fato. Nem Moscou, nem Kiev comentaram as declarações do pontífice.

Presidente da Ucrânia Chega à Itália para Encontro com Papa Francisco Presidente da Ucrânia Chega à Itália para Encontro com Papa Francisco Reviewed by CanguaretamaDeFato on 13.5.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.