Canguaretama: RN Quer Alavancar o Turismo Religioso

Haroldo Martins
Santuário dos Mártires, em Uruaçu, atrai visitantes de todo o País

Santuário dos Mártires, em Uruaçu, atrai visitantes de todo o País

O turismo religioso é um dos grandes focos de promoção do Rio Grande do Norte. Para além do sol e mar, da gastronomia, do geoturismo, o Estado possui um imenso potencial na área, tendo como destaque diversos monumentos e espaços sagrados que buscam revigorar a fé. De acordo com o Ministério do Turismo, o RN oferece uma variedade de atrações religiosas, comercializadas por operadoras nacionais e receptivos locais. Destacam-se em Canguaretama, a Capela de Nossa Senhora das Candeias; em Natal, a Catedral Metropolitana e Igreja Santo Antônio; em Santa Cruz, o Santuário de Santa Rita de Cássia. Já em Caicó, a Catedral de Sant'Ana e em Patu o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis. 

Em São Gonçalo do Amarante, o turista pode visitar o Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; em Carnaúba dos Dantas e Florânia,  o Monte do Galo e o Monte de Nossa Senhora das Graças, respectivamente.  As duas áreas são comercializados por receptivos locais, com maior fluxo regional de turistas. Esses são alguns dos atrativos religiosos que destacam o potencial do RN para o turismo religioso e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Manoel Sidnesio Gomes de Moura, empresário e especialista em turismo religioso, considera que o Estado tem grande potencial para impulsionar o turismo religioso e, assim, alavancar a geração de emprego e renda, porém, para alcançar esse objetivo, é essencial que haja uma colaboração entre a igreja, o governo e o setor privado, evitando o isolamento. 

“O turismo religioso tem uma grande potencialidade na geração de emprego. Como exemplo, temos o Santuário de Aparecida, onde a cidade respira turismo religioso, e podemos citar também a cidade de Juazeiro, que vive do turismo religioso. Aqui mesmo, em Santa Cruz, podemos ver a transformação que ocorreu devido ao turismo religioso, especialmente, com a imagem de Santa Rita de Cássia, que trouxe empregos, renda e investimentos para a cidade, com empresas se instalando para atender aos visitantes. O impacto econômico do turismo religioso é realmente significativo", afirma.
Magnus Nascimento
Em Natal está em construção um Complexo da Adoração, no bairro Pajuçara, na zona Norte, que terá estátua de N. Senhora de Fátima

Em Natal está em construção um Complexo da Adoração, no bairro Pajuçara, na zona Norte, que terá estátua de N. Senhora de Fátima


Ele ressalta que o turismo religioso tem um impacto econômico considerável, e relembra que, em 2017, quando fez a pesquisa do turismo religioso no Brasil, os Círio de Nazaré, em Belém (Pará), durante as festividades de Nossa Senhora de Nazaré, atingiu um público em torno de 2 milhões e o impacto econômico foi de 1,5 bilhão. “E olhe que nos Círio de Nazaré, 85% (dos frequentadores) são do Pará, são devotos (e mesmo assim) eles conseguirem fazer isso, e o restante do (público) são do turismo doméstico e internacional", explicou. Segundo o especialista, o RN tem uma variedade de atrações e santuários religiosos, que têm capacidade para atrair devotos, peregrinos e turistas de diferentes regiões.

“Sim, existe muito público. O turismo religioso é único turismo que não depende de sazonalidade, você pode fazer turismo religioso de janeiro a janeiro, ou seja, não dependente de sol, chuva, vento, frio ou calor. O turismo religioso pode acontecer constantemente. Só precisa hoje de uma atenção e um maior profissionalismo", concluiu.

Pesquisa

Ele detalhou que, em 2015, o Ministério do Turismo (MT) realizou uma pesquisa em parceria com o Ministério do Trabalho, com 344 destinos e 96 atrações do turismo religioso. Na ocasião, o MT divulgou um número de 17,5 milhões de pessoas envolvidas nesse segmento, porém, após um levantamento mais aprofundado feito por ele e jornalista Amadeu Castanho, constatou-se que, somente o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, à época, atingia 12 milhões de pessoas.

“Começamos por Aparecida, (onde contabilizamos) 12 milhões, fomos para Juazeiro e Canindé, cada um dois milhões e meio. (Percebemos que) só aí foram 17 milhões, em seguída, fomos para Nova Trento e, naquela época, atingiu 840 mil, ou seja, à época, com apenas quatro destino, nós ultrapassamos R$ 140.000 milhões daquilo que o MT falava".

Segundo ele, sua preocupação naquele ano, era o Rio Grande do Norte. Por isso, em 2017, começou uma pesquisa dentro do Estado sobre turismo religioso, partindo dos principais pontos: Natal, Santa Cruz, Patu, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Mossoró. “Pegamos Espírito Santo (como exemplo), porque lá (é um das maiores celebrações religiosas) e, à época, a festa atingia mais de 60 mil pessoas, (número maior) do que os habitantes daquela cidade. E nesta pesquisa, chegamos a conclusão que o RN teve em torno de 1,5 milhão de pessoas atingidas pelo turismo religioso, com as festas as festividades, em 2017", concluiu o empresário Manoel Sidnesio.

São Gonçalo já atrai 100 mil turistas por ano

O turismo religioso vai além de ser uma manifestação de fé. Ele proporciona experiências espirituais e culturais para os fiéis e desempenha um papel importante na economia dos municípios, ao movimentar diversos setores, gerando oportunidades de emprego e renda para a população.
Inserida nesse contexto, reconhecida como “berço da cultura popular do RN”, São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, atrai anualmente cerca de 100 mil pessoas para seus eventos turísticos, como a Festa dos Santos Mártires em Uruaçu e as Moto-romarias.

De acordo com Jader Torres Junior, secretário de desenvolvimento econômico e turismo do Município, “o turismo religioso na cidade tem grande potencial econômico, pois se apresenta como fonte geradora em várias áreas de empregabilidade, movimentando diversos setores, como o alimentício, o comércio de artigos religiosos e artesanais nas igrejas e os eventos religiosos anuais, como a Festa dos Mártires em Uruaçu”.
 
 
 
 
 
#Fonte: Tribuna do Norte
Canguaretama: RN Quer Alavancar o Turismo Religioso Canguaretama: RN Quer Alavancar o Turismo Religioso Reviewed by CanguaretamaDeFato on 6.8.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.