Pela 1ª vez em 2021, Brasil deixa lista de líderes de contaminações da OMS


13.set.2021 - Fila da vacinação na UBS Dr. Humberto Pascale, na Santa Cecília, no centro da capitalImagem: Leonardo Martins/UOL


Relatório semanal da OMS sobre a pandemia trouxe desde o início da crise a lista dos cinco países com maior número de novos casos
O Brasil ocupou por meses local de destaque nessa lista. Mas, nesta última semana, deixou de fazer parte.
Na contagem geral, o Brasil é ainda o segundo maior em termos de mortes e o terceiro em número de contaminações
Queda de novos casos na semana no Brasil foi de 22%, contra redução de 27% em mortes
Números, apesar da queda, continuam sendo considerados como preocupantes e OMS alerta contra relaxamento de medidas

Pela primeira vez em 2021, o informe semanal da OMS sobre o número de novos contaminados pela covid-19 não traz o Brasil entre os seus principais destaques. Os números do país continuam elevados e o alerta da agência é para que não haja um relaxamento nas medidas de controle e distanciamento. Mas os dados revelam que o Brasil já não está mais entre os cinco locais com maior número de novos infectados na semana.

Desde o início da crise sanitária, a publicação da agência trazia uma lista com os cinco países com o maior número absoluto de novos casos, uma espécie de mapeamento para entender as tendências do vírus. Por meses, o Brasil ocupou as primeiras colocações, chegando a atingir inclusive 20% dos mortos no mundo.

Hoje, porém, a semana que foi concluída no domingo registrou 1 milhão de novos casos nos EUA, contra 256 mil no Reino Unido e 248 mil na Índia. A quarta colocação é ocupada pelo Irã, com 172 mil casos e 158 mil na Turquia.

Na 9a colocação em termos de casos novos na semana, o Brasil aparece com 118 mil novas infecções, uma queda de 22% em comparação à semana anterior. Segundo a OMS, porém, a taxa continua sendo a segunda maior das Américas, ainda que seja apenas um quarto do patamar atingido no primeiro semestre do ano.

No que se refere às mortes, a queda é ainda maior. No caso do Brasil, foram 3,1 mil óbitos em sete dias, 27% a menos que na semana anterior. Na região, os números colocaram o Brasil abaixo das mortes nos EUA, com 11,3 mil novos óbitos, e 4,6 mil no México.

Em números totais desde o início da crise, o Brasil aparece na terceira posição, com 20 milhões de casos. Em mortes, o país é o segundo maior número, com mais de 580 mil óbitos.

De acordo com a OMS, o mundo registrou a primeira queda significativa na expansão da pandemia em mais de dois meses, com redução de 13% em novos casos de pessoas contaminadas e 7% em mortes.

Mesmo assim, a agência insiste que o número de 4 milhões de novos casos entre 6 e 12 de setembro são "inaceitáveis", com 62 mil mortes.

A OMS também lamenta o aumento de mortes na África, de 7%, num sinal de que a região precisa ser atendida de forma mais adequada na distribuição de vacinas. Hoje, com 5,7 bilhões de doses já administradas, o continente africano recebeu apenas 2% do total já produzido.





#Fonte: Uol, Jamil Chade 


Pela 1ª vez em 2021, Brasil deixa lista de líderes de contaminações da OMS Pela 1ª vez em 2021, Brasil deixa lista de líderes de contaminações da OMS Reviewed by CanguaretamaDeFato on 15.9.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.