Results for BRASIL

Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto

Equipes embarcando na aeronave KC-390 Millennium da FAB | Foto: Cel Garcez/CECOMSAER

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26) da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com destino à Venezuela. O avião transporta uma equipe de 36 bombeiros, incluindo militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, seis cães de busca e resgate, além de 12 toneladas de material de apoio. A missão integra o esforço humanitário brasileiro em auxílio ao país vizinho, que foi atingido por terremotos na última terça-feira (23).

A bordo do KC-390 Millennium, também embarcaram quatro integrantes da Defesa Civil e quatro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mobilização brasileira é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e faz parte de uma resposta internacional à emergência humanitária na Venezuela.

Esta não é a primeira missão recente do KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus. A mesma aeronave havia sido empregada, por uma semana, em uma missão de ajuda humanitária na Bolívia antes de ser acionada para apoiar a Venezuela, evidenciando a elevada capacidade de mobilização e resposta da FAB em cenários de emergência.

O major aviador Anderson Dias Santiago, comandante da missão, destacou a prontidão da equipe. “É um sentimento de orgulho muito grande e um forte senso de dever saber que estávamos engajados em uma missão na Bolívia e estamos sendo reposicionados para auxiliar, agora, na mobilização de equipes para a Venezuela. Esse é o foco do nosso trabalho: manter a prontidão e cumprir aquilo que nos foi atribuído, seja no Brasil ou em qualquer lugar onde nossa atuação seja necessária”, ressaltou o major Santiago.

Projetada para operar em diferentes ambientes, a aeronave KC-390 Millennium tem sido empregada com frequência em missões de ajuda humanitária, transporte logístico e apoio à Defesa Civil, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando sua importância estratégica.


A equipe de Busca e Resgate Urbano de nível pesado que segue para a Venezuela é composta por profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e especialistas da Anatel, garantindo uma atuação especializada no local afetado.







#Fonte: Tribuna do Norte 



Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto Reviewed by CanguaretamaDeFato on 26.6.26 Rating: 5

Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral




Foto: Sandro Menezes

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), lançou nesta segunda-feira (22) o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral”. A solenidade, realizada no Complexo Cultural Rampa, em Natal, formalizou o repasse de R$ 1.128.036,47 para a implementação de atividades culturais em 32 unidades da rede estadual de ensino.

O programa visa expandir o currículo das escolas de tempo integral por meio da inserção de práticas artísticas conectadas aos territórios onde os alunos residem. A metodologia está estruturada em cinco eixos principais: história e cultura afro-brasileira e indígena; transmissão de saberes ancestrais com mestres da cultura popular; promoção da leitura e literatura (saraus e slams); criação de cineclubes voltados ao audiovisual nacional; e acessibilidade cultural, com o uso de Libras e audiodescrição.

A execução técnica do projeto ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT RN) e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). O objetivo é que as ações culturais ocorram de forma transversal, integrando-se aos conteúdos pedagógicos regulares e estimulando o desenvolvimento social e criativo dos estudantes.
Gestão de projectos

Para a execução, o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral” prevê a contratação de coordenadores gerais e 32 agentes culturais, um por escola, que atuarão junto à comunidade escolar.

“Levar a arte e cultura para dentro da escola é tornar o Ensino Integral mais atrativo. Porque a escola também é lugar de falar sobre a vida, sobre o passado e o presente, para a gente poder projetar o futuro. É para falar dos nossos ancestrais, das comunidades indígenas e quilombolas, de cultura popular, de cinema e literatura”, afirma a governadora Fátima Bezerra, lembrando que quando assumiu o governo, o estado contava com apenas 75 escolas de Tempo Integral, e hoje já contabiliza 148.

Para a Secretária da Cultura do RN, Mary Land Brito, a ação é uma oportunidade importante para que jovens estudantes se conectem com sua cultura e expandam seus conhecimentos através da arte.

“Essa parceria com o Ministério da Cultura será fundamental não apenas para levar arte para as escolas, mas para garantir que o currículo escolar dialogue com a nossa diversidade, com os saberes ancestrais, com o fortalecimento da identidade da nossa juventude, fomentando mais integração da comunidade dentro da escola e a escola também integrada à comunidade”, destacou.

“O projeto possibilitará as disciplinas de arte, mas também vivências artísticas, residências artísticas dentro das escolas, realizadas por artistas, por grupos, companhias, coletivos, por mestres e mestras da cultura”, diz Fabiano Piúba, secretário nacional de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura. “E também a compreensão dos espaços próprios da cultura como ambientes de formação – teatro, museu, cinema, por exemplo”, complementa. “Esses trabalhos vão acontecer dentro das escolas, mas também terão algumas ações que os alunos sairão para conhecer os equipamentos culturais e entender como funcionam”, explica a secretária de Educação, Socorro Batista.

O aluno Kauã Levino, da Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, dá seu depoimento sobre a importância da arte na vida dos alunos. “Através da arte nós conseguimos expressar nossos sentimentos. Um exemplo disso é um projeto criado na nossa escola chamado F.A.L.A., que é o Festival de Arte e Literatura do Alfredo. Dentro desse festival, nós estudantes conseguimos expressar nossos talentos através da música, da dança, da literatura e da ilustração. Dentro da literatura podemos criar poemas, contos e crônicas. Eu sou muito agradecido a esse projeto”, afirmou.
Gestão de projectos

“Quando a gente fala em Educação Integral, o tempo é só um desses elementos da educação integral. É um elemento fundamental, mas além disso, a gente tem outros elementos que formam essa educação integral, que é a educação completa do sujeito. E o principal elemento é a cultura, o território, a identidade cultural, a relação com o território, a relação com o corpo, a relação com a comunidade”, destaca Rafael da Silva Maximiniano, Diretor de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura.
Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.6.26 Rating: 5

Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria

A regulamentação é uma demanda histórica dos trabalhadores da limpeza urbana| Foto: Magnus Nascimento


Dezenas de garis se concentraram em frente à Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), em Natal, nesta segunda-feira (22), durante uma paralisação de 24 horas que atingiu seis cidades do Rio Grande do Norte. A mobilização faz parte de um movimento nacional pela aprovação do Projeto de Lei 4.146/2020, que estabelece piso salarial, carga horária unificada e aposentadoria especial para a categoria. Não há indicativo de greve por tempo indeterminado.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp-RN), a paralisação ocorreu em Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Mossoró.

A proposta determina um piso salarial nacional para trabalhadores essenciais de limpeza urbana, além de benefícios como adicional de insalubridade, aposentadoria especial, vale-alimentação, cesta básica e plano de saúde.

O PL também garante normas de segurança no trabalho e no transporte dos profissionais. Além disso, o PL reconhece como atividades essenciais os serviços de coleta de resíduos, varrição de vias públicas, conservação de áreas urbanas e destinação adequada dos resíduos sólidos.



#Fonte: Tribuna do Norte 
Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.6.26 Rating: 5

Inverno começa neste domingo no Brasil, marcando a chegada da estação mais fria do ano

O inverno de 2026 começou às 5h24 deste domingo (21), no horário de Brasília — instante do solstício que traz a noite mais longa do ano —, e os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

De acordo com a Climatempo, a tendência para o inverno é de um frio concentrado no início da estação, com chuva acima da média no Sul e pancadas fora de época no Sudeste e no Centro-Oeste.

 Os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

A previsão indica frio mais intenso no início da estação, com chuvas acima da média no Sul e possibilidade de pancadas fora de época no Sudeste e Centro-Oeste.

Já o Norte e o Nordeste devem continuar com tempo mais seco e quente.

Julho deve ser o mês mais rigoroso. Duas fortes massas de ar frio são esperadas para o período — uma no meio e outra no fim do mês —, capazes de levar geada e temperaturas abaixo de zero ao Sul e a algumas áreas do Sudeste.

“A tendência é que o começo do inverno seja marcado por mais episódios de frio. Nesse período, massas de ar de origem polar devem avançar com mais frequência pelo país e podem chegar até áreas do Norte do Brasil, provocando quedas bruscas de temperatura”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.

Em setembro, nas últimas semanas da estação, cresce o risco de ondas de calor, sobretudo no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste.

Inverno começa neste domingo no Brasil, marcando a chegada da estação mais fria do ano Inverno começa neste domingo no Brasil, marcando a chegada da estação mais fria do ano Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.6.26 Rating: 5

ELEIÇÃO: Presidente Lula tem 41% e Flávio Bolsonaro 31% no 1º turno, aponta Datafolha







O presidente Lula, do PT, lidera as intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial. Pesquisa Datafolha divulgada, neste sábado (20), mostra Lula com 41%. Em segundo lugar aparece o senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro, com 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 47% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 43%. Brancos e nulos somam 8%, e 1% não soube responder.

O Datafolha também testou outros cenários de segundo turno. Contra Ronaldo Caiado, Lula venceria por 47% a 41%. Contra Romeu Zema, o presidente teria 48%, contra 39% do ex-governador de Minas Gerais.

O levantamento foi feito entre quarta (17) e sexta-feira (19). 
No primeiro turno, os outros nomes aparecem bem atrás de Lula e Flávio Bolsonaro.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Superior Tribunal Eleitoral com o número BR-09956/2026.

#Fonte: CBN/ Fotos: Ricardo Stuckert/PR/Carlos Moura/Agência Senado
ELEIÇÃO: Presidente Lula tem 41% e Flávio Bolsonaro 31% no 1º turno, aponta Datafolha ELEIÇÃO: Presidente Lula tem 41% e Flávio Bolsonaro 31% no 1º turno, aponta Datafolha Reviewed by CanguaretamaDeFato on 20.6.26 Rating: 5

Janja convoca população para fazer parte do ‘lado do bem’ e ser porta voz de Lula




A primeira-dama Janja da Silva publicou um vídeo neste sábado (20), convocando apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma mobilização digital em defesa do governo.

Na gravação, ela convida os simpatizantes a atuarem como “porta-vozes” do presidente, fazerem parte do chamado “lado do bem” e a ajudarem a divulgar as realizações da gestão federal.

No vídeo, a primeira-dama faz referências à saga Star Wars e compara os participantes a “Jedis” na missão de combater a desinformação
Janja convoca população para fazer parte do ‘lado do bem’ e ser porta voz de Lula Janja convoca população para fazer parte do ‘lado do bem’ e ser porta voz de Lula Reviewed by CanguaretamaDeFato on 20.6.26 Rating: 5

COPA: Neymar, continua Fora e Não Joga contra o Haiti na Copa do Mundo

Neymar se recupera de uma lesão muscular na panturrilha. Foto: Rafael Ribeiro/CBF


Neymar segue como desfalque na Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 não viajará com a delegação para a Filadélfia, onde a equipe jogará contra o Haiti nesta sexta-feira (19), no Lincoln Financial Field, pela segunda rodada do Grupo C do Mundial.

A informação foi repassada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na manhã desta quarta-feira (18). Segundo a entidade, Neymar ficará em Nova Jersey para otimizar a fase final do processo de recuperação no hotel The Ridge e no CT de Columbia Park, onde o Brasil está concentrado.

“O atleta Neymar não viajará com a delegação para a Filadélfia. Ele ficará em Nova Jersey para otimizar a fase final do seu processo de recuperação, fazendo uso das estruturas de excelência do hotel The Ridge e do CT de Columbia Park”, informou a CBF em comunicado oficial.


Neymar está em fase final de recuperação de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha, sofrida na derrota do Santos por 3 a 0 para o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. O atacante começou a treinar no campo nesta semana, mas ainda será baixa na equipe do técnico Carlo Ancelotti.

O camisa 10 teve a lesão confirmada após a convocação dos 26 jogadores, mas Ancelotti optou por não cortar o jogador da lista. Neymar desfalcou a Seleção nos amistosos preparatórios contra Panamá e Egito, além de ter ficado de fora da estreia do Brasil na Copa contra o Marrocos.





#Fonte: Tribuna do Norte 




COPA: Neymar, continua Fora e Não Joga contra o Haiti na Copa do Mundo COPA: Neymar, continua Fora e Não Joga contra o Haiti na Copa do Mundo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 18.6.26 Rating: 5

STF condena Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão por coação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (16) o deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL) por tentativa de interferir no julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na trama golpista.

Eduardo Bolsonaro foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão e o pagamento de 50 dias multa, um dia multa equivale a dois salários mínimos. A pena deverá começar a ser cumprida em regime semiaberto.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo na Primeira Turma do STF, votou pela condenação e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, que é o presidente da Primeira Turma.

Moraes entendeu que há elementos que comprovam que Eduardo Bolsonaro praticou o crime de coação no curso do processo, como acusou a Procuradoria Geral da República (PGR).

Eduardo Bolsonaro é acusado de promover junto ao governo Donald Trump, dos Estados Unidos, ações para criar um clima de instabilidade e temor, ameaçando e projetando retaliações estrangeiras contra ministros do STF e o Brasil.



#Fonte: g1/Foto: 1 Divulgação/ 2 Victor Piemonte/STF

STF condena Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão por coação STF condena Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão por coação Reviewed by CanguaretamaDeFato on 17.6.26 Rating: 5

ELEIÇÃO: Presidente Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro em 1º e 2º turnos, aponta pesquisa BTG/Nexus




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera os cenários de primeiro e segundo turnos para as eleições presidenciais de 2026. Segundo pesquisa do instituto Nexus, em parceria com o Banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (15/6), o petista surge com nove pontos percentuais de vantagem diante do senador Flávio Bolsonaro (PL) em um cenário de primeiro turno. Veja os números (espontânea):

– Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 36%
– Flávio Bolsonaro (PL) — 27%
– Renan Santos (Missão) — 3%
– Ronaldo Caiado (PSD) — 1%
– Romeu Zema (Novo) — 1%
– Outros — 4%
– Branco/nulo — 3%
– Não sabe ou não respondeu — 24%

Em uma projeção da segunda etapa das eleições, Lula abre 6 pontos percentuais na dianteira do senador:

– Lula: 49%
– Flávio: 43%

Na pesquisa anterior, realizada em maio, o atual presidente tinha 47% das intenções de voto e o senador, os mesmos 43%. No levantamento divulgado nesta segunda, brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 8%. Os eleitores que afirmaram não saber somam 1%.

A Nexus/BTG entrevistou 2.017 pessoas, entre os dias 12 e 14 de junho, em 27 unidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-06645/2026.



#Fonte: CNN / Metrópoles/ Fotos: Ricardo Stuckert/PR/Carlos Moura/Agência Senado
ELEIÇÃO: Presidente Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro em 1º e 2º turnos, aponta pesquisa BTG/Nexus ELEIÇÃO: Presidente Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro em 1º e 2º turnos, aponta pesquisa BTG/Nexus Reviewed by CanguaretamaDeFato on 15.6.26 Rating: 5

Potiguar, Italo Ferreira é vice, mas mantém liderança do WSL

O italiano Leonardo Fioravanti venceu o potiguar Italo Ferreira na final da etapa de Punta Roca, em El Salvador, disputada no último sábado, e conquistou o primeiro título da Itália na elite da World Surf League (WSL).

Com o resultado, Fioravanti assumiu a terceira posição no ranking mundial. Apesar da derrota na decisão, Italo Ferreira segue na liderança do circuito e mantém a lycra amarela, destinada ao primeiro colocado da temporada.
Italo Ferreira é vice, mas mantém liderança do WSL - Foto: WSL


O brasileiro Gabriel Medina, eliminado por Italo Ferreira na semifinal, ocupa a segunda colocação na classificação geral.

No feminino, a havaiana Carissa Moore, pentacampeã mundial, conquistou seu segundo título na temporada ao derrotar a australiana Tyler Wright na final. A surfista já havia vencido a etapa de Raglan, na Nova Zelândia.

O circuito mundial segue agora para a próxima etapa, que será disputada em Saquarema, no Rio de Janeiro, a partir da próxima sexta-feira.



#Fonte: Agorarn 

Potiguar, Italo Ferreira é vice, mas mantém liderança do WSL Potiguar, Italo Ferreira é vice, mas mantém liderança do WSL Reviewed by CanguaretamaDeFato on 14.6.26 Rating: 5

Presidente Lula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei que institui o Marco Legal do Transporte Público Coletivo. O objetivo do texto é modernizar a política desse tipo de transporte no país, com a diversificação do financiamento e a melhoria da regulação e da operação dos transportes públicos urbanos.

Um dos avanços estruturais do novo marco é a ruptura com o modelo predominante no Brasil, no qual o financiamento do transporte coletivo recaía quase exclusivamente sobre a tarifa paga pelo usuário. A Lei nº 15.432/2026 foi publicada, neste domingo (14), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A medida abre caminho para a discussão da tarifa zero e autoriza o uso de novas fontes de custeio para subsidiar as tarifas, como publicidade, exploração comercial de espaços e recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide Combustíveis).

A Cide é um tributo federal cobrado na importação e comercialização de petróleo, gás natural, álcool combustível e seus derivados. Criada por uma lei de 2001, tem seus recursos destinados à infraestrutura de transportes, projetos ambientais e subsídios ao preço de combustíveis.

O texto foi aprovado em maio pelo Congresso Nacional e também trata do fortalecimento da integração física e tarifária dos sistemas de transporte, da ampliação da transparência na gestão pública, da transição para fontes renováveis de energia e da criação de mecanismos nacionais para compartilhamento de dados e monitoramento da qualidade dos serviços.

Outro ponto de destaque é a definição de parâmetros mínimos de qualidade para os sistemas de transporte público, incluindo critérios como regularidade, pontualidade, acessibilidade, segurança, conforto e satisfação dos passageiros. O texto também prevê que a remuneração das operadoras possa ser vinculada ao desempenho e à qualidade do serviço prestado.

Vetos


Em comunicado, a Presidência de República informou que os vetos presidenciais ao Marco Legal do Transporte Público Coletivo tiveram como objetivo preservar a sustentabilidade fiscal e evitar impactos sobre políticas de gratuidade já existentes.

Foram retirados trechos que obrigavam estados e municípios a custear integralmente gratuidades e descontos tarifários com recursos do orçamento público, além de dispositivos que vinculavam subsídios públicos à remuneração das operadoras.

“A avaliação foi de que essas exigências poderiam gerar despesas sem previsão de recursos e colocar em risco benefícios já concedidos à população”, diz o comunicado, ao acrescentar que os vetos não impedem a concessão de subsídios para financiar gratuidades e descontos tarifários.

“O que foi retirado foi a obrigatoriedade desse custeio e o prazo para adequação, medidas que poderiam inviabilizar o modelo atualmente adotado por diversos entes federativos e gerar instabilidade no sistema”, reforçou a Presidência.

Também foram vetados dispositivos relacionados às competências dos entes federativos, como a obrigatoriedade de isenção de pedágio para ônibus em rodovias estaduais e municipais e a previsão de subsídios federais para tarifas de transporte local. A justificativa foi preservar a autonomia de estados e municípios, evitar novas despesas obrigatórias para a União e garantir segurança jurídica na gestão dos sistemas de transporte.

Outros vetos se aplicam à criação de novas estruturas administrativas, regras de indenização a concessionárias e a vinculação obrigatória de 60% dos recursos da Cide Combustíveis para áreas urbanas. Segundo o governo, as medidas buscam evitar aumento de gastos permanentes, reduzir riscos fiscais para o poder público e preservar a flexibilidade do orçamento para atender às diferentes necessidades e prioridades do país.



#Fonte: Tribuna do Norte 
Presidente Lula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo Presidente Lula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 14.6.26 Rating: 5

Brasil, não joga bem e empata com o Marrocos na estreia da Copa do Mundo

Brasil e Marrocos empataram em 1 a 1 neste sábado (13), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo

Foto: B/R Football

Brasil e Marrocos empataram em 1 a 1 neste sábado (13), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.

O Marrocos abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. Após recuperação de bola no campo de ataque, a equipe africana armou um rápido contra-ataque. Brahim Díaz encontrou Saibari em profundidade, e o atacante venceu a marcação brasileira antes de encobrir o goleiro Alisson.

A Seleção Brasileira reagiu ainda na etapa inicial. Aos 32 minutos, Vini Jr. aproveitou a oportunidade criada pelo setor ofensivo e marcou o gol de empate, levando o confronto para o intervalo com igualdade no placar.Foto: Alexandre Battibugli/Placar





#,Fonte: Tribuna do Norte 
Brasil, não joga bem e empata com o Marrocos na estreia da Copa do Mundo Brasil, não joga bem e empata com o Marrocos na estreia da Copa do Mundo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 13.6.26 Rating: 5

Presidente diz ter terminado sessões de radioterapia no couro cabeludo após câncer de pele

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (12) que concluiu as sessões de radioterapia após o tratamento de um câncer de pele. Segundo ele, foram 15 sessões ao todo, realizadas com o objetivo de eliminar completamente a doença.

Os procedimentos tiveram início mês passado, no Hospital Sírio-Libanês, que classificou a intervenção como um “tratamento complementar”.

“Hoje, eu fui no hospital e terminei a minha 15ª sessão de radioterapia. Tive câncer de pele e a radioterapia é para sumir de vez qualquer perspectiva. Estou bem e feliz pela minha cura definitiva desse câncer de pele”, afirmou o presidente.

Presidente diz ter terminado sessões de radioterapia no couro cabeludo após câncer de pele Presidente diz ter terminado sessões de radioterapia no couro cabeludo após câncer de pele Reviewed by CanguaretamaDeFato on 12.6.26 Rating: 5

ELEIÇÃO: Lula abre vantagem sobre Flávio em 1º e 2º turnos, aponta Genial/Quaest

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa ao Palácio do Planalto no primeiro turno, com 39% das intenções de voto. Na sequência, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 29%.

Veja os números para o 2º turno: Lula: 44% / Flávio Bolsonaro: 38% / Brancos/nulos: 14% / Indecisos: 4%

Na pesquisa anterior, realizada em maio, o chefe do Planalto tinha 42% contra 41% do senador, resultado que representava empate técnico dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Na pesquisa desta quarta, Lula abre dianteira de 6 pontos percentuais em relação ao filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sai da margem de empate técnico.

O levantamento mostra o empresário Renan Santos (Missão) e o ex-governador Ronaldo Caiado (União) com 3%. O deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador Romeu Zema (Novo) têm 2%, enquanto o escritor Augusto Cury (Avante), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (DC) e a ativista Samara Martins (UP) marcam 1%. Estão todos empatados tecnicamente. Já 9% declaram voto branco ou nulo.

Segundo turno

A Genial/Quaest também mostra o presidente Lula na liderança no segundo turno. Contra Flávio, o petista tem 44% das intenções de voto contra 38% do bolsonarista. Em maio, os dois apareciam empatados tecnicamente: Lula marcava 42% e Flávio 41%.

A Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores, entre os dias 5 e 8 de junho, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-07661/2026.

ELEIÇÃO: Lula abre vantagem sobre Flávio em 1º e 2º turnos, aponta Genial/Quaest ELEIÇÃO: Lula abre vantagem sobre Flávio em 1º e 2º turnos, aponta Genial/Quaest Reviewed by CanguaretamaDeFato on 11.6.26 Rating: 5

Terapia inovadora da USP reduziu câncer em 90% dos pacientes




Exames mostram antes e depois de câncer de paciente; à direita, imagem mostra remissão da doença — Foto: Arquivo pessoal

A versão brasileira da terapia CAR-T Cell, desenvolvida no Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantan, apresentou uma taxa de resposta de 87,5% em pacientes com linfoma não Hodgkin, segundo resultados preliminares divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Saúde.

O método é uma terapia celular contra o câncer que combate a doença utilizando as próprias células de defesa do paciente depois de serem modificadas geneticamente em laboratório.

Conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), o estudo tem como objetivo determinar a segurança da administração de células T (que são um tipo de glóbulo branco e funcionam como soldados de elite do sistema imunológico), além de avaliar outros eventos adversos e a eficácia da terapia.

Segundo a USP, os novos resultados indicam que aproximadamente 9 em cada 10 pacientes tiveram redução significativa ou desaparecimento do tumor após o tratamento.
“Essa terapia é a mais moderna no tratamento de leucemias e linfomas, e foi desenvolvida internamente nos laboratórios da USP para ser disponível aos pacientes do SUS. O resultado até agora nos surpreendeu, com resposta de 87,5% dos pacientes ao tratamento. E estamos trabalhando para usá-la para pacientes com doenças autoimunes, como lúpus e miastenia gravis, cujos estudos clínicos começarão em breve”, disse à TV Globo o professor titular de Hematologia da USP e um dos responsáveis pelo estudo, Rodrigo Calado.

Com os novos resultados, os pesquisadores esperam que, em breve, o tratamento possa estar disponível para pacientes do SUS com a sua incorporação pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa ainda prevê o recrutamento de pelo menos 100 pacientes, com a produção de células CAR-T para 81 participantes e conclusão do estudo clínico de fase I/II.
Terapia inovadora da USP reduziu câncer em 90% dos pacientes Terapia inovadora da USP reduziu câncer em 90% dos pacientes Reviewed by CanguaretamaDeFato on 10.6.26 Rating: 5

Morador de rua se emociona na calçada durante Santo Rosário com Frei Gilson




Durante a transmissão ao vivo do Santo Rosário de Frei Gilson na Orla de Maceió, uma cena simples, mas carregada de emoção, chamou a atenção de quem acompanhava o momento.

O homem em situação de rua, sentado na calçada, se emocionou ao som da música religiosa e cantou o trecho “pois só em Ti minha alma achou descanso” com a mão sobre o coração, gerando grande repercussão nas redes sociais.
Music lessons online

A expressão de fé, espontânea e sincera, contrastava com o movimento ao redor e acabou tocando profundamente quem estava presente.

Em meio à multidão, o gesto ganhou ainda mais significado e rapidamente repercutiu nas redes sociais, emocionando internautas e reforçando o clima de espiritualidade que marcou a celebração.


#Fonte: Via t82 Notícias /Foto: Reprodução
Morador de rua se emociona na calçada durante Santo Rosário com Frei Gilson Morador de rua se emociona na calçada durante Santo Rosário com Frei Gilson Reviewed by CanguaretamaDeFato on 10.6.26 Rating: 5

Neymar já fala em despedida da Seleção após o Mundial nos EUA

Apesar da forte dedicação de Neymar para se recuperar antes do primeiro jogo, ele só estará à disposição contra o Haiti. Foto: CBF

São Paulo (AE) - Neymar ainda luta contra uma lesão muscular na panturrilha para estar à disposição de Carlo Ancelotti na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, sábado, diante do Marrocos. O astro, contudo, já tem noção que será sua quarta e última aparição na competição.

Lutando contra o físico faz algum tempo, o meia-atacante de 34 anos já descartou estar na Copa do Mundo de 2030, para tentar repetir feito dos gigantes Cristiano Ronaldo e Messi e espera se despedir, em gramados dos Estados Unidos, Canadá e México, com boas lembranças, de preferência, atuando em alto estilo.
“Mesmo que seja minha quarta Copa do Mundo, é uma sensação diferente, por tudo o que envolveu 9luta contra o físico e as lesões). E, obviamente, é a minha última”, destacou Neymar para a série “Vai, Brasil”, do Globoplay.

No documentário, o jogador mostra-se muito confiante e empolgado para fazer bonito desde a estreia contra o Marrocos. “Estou parecendo um menino de 18 anos que está indo para a primeira Copa. Espero que seja especial”, destacou.

A seleção brasileira tenta findar na Copa do Mundo da América do Norte, um jejum que dura desde 2002, quanto ergueu o quinto troféu na edição do Japão e Coreia do Sul. Serie, portanto, a primeira taça mundial de Neymar. A caminhada verde e amarela começa no sábado, contra o Marrocos, em New Jersey. Depois, a seleção pentacampeã vai até a Filadélfia encarar o Haiti, dia 19, e fecha a primeira fase em Miami, contra a Escócia.


Play Video

Bruno Guimarães
Bruno Guimarães discorda dos que creem que o Brasil tem poucas chances de ganhar a Copa do Mundo. O meio-campista, autor de um gol na vitória sobre o Egito por 2 a 1, acredita que a seleção brasileira está no grupo dos considerados favoritos.

“Ninguém tem cinco estrelas no peito”, enfatizou ele em entrevista coletiva no hotel onde estão hospedados os jogadores, em Basking Ridge. “Muita gente faz coisa para aparecer. A gente está aqui para jogar o nosso futebol, temos grandes jogadores brilhando nos maiores times do mundo”, acrescentou.

Seu pensamento é de que o Brasil ainda é respeitado mundialmente, a despeito do jejum de 24 anos sem conquistar o Mundial - a última taça foi erguida em 2022, no torneio da Coreia e do Japão.

“Na Inglaterra, com todos com quem falo, todos respeitam o Brasil, a gente se sente respeitado. O Brasil vai ser sempre um dos favoritos, não significa que a gente vai ganhar, mas estamos no bolo”, disse.






#Fonte: Tribuna do Norte 
Neymar já fala em despedida da Seleção após o Mundial nos EUA Neymar já fala em despedida da Seleção após o Mundial nos EUA Reviewed by CanguaretamaDeFato on 9.6.26 Rating: 5

COPA: Wesley é cortado da Seleção Brasileira após lesão e está fora da Copa do Mundo

Foto: Getty Images

Wesley foi cortado da Seleção Brasileira neste domingo (7), devido lesão no músculo adutor da coxa esquerda no amistoso contra o Egito. O atleta foi substituído ainda no primeiro tempo do jogo, que terminou 2 a 1 para o Brasil.

Aos 22 anos, o jogador da Roma vivia a expectativa de participar de sua primeira Copa do Mundo. Revelado pelo Flamengo, ele vinha sendo uma das opções para a lateral direita da equipe brasileira. Após receber atendimento médico à beira do campo, o atleta foi substituído por Danilo e deixou o estádio mancando, sendo amparado pelos companheiros de seleção.

Para ocupar a vaga, Ancelotti optou por reforçar o meio-campo. Éderson, de 26 anos, já havia aparecido na primeira convocação do treinador italiano, divulgada em junho de 2025, mas não chegou a atuar. Agora, ganha uma nova oportunidade em um momento decisivo da temporada da Seleção.



#Fonte: CNN 

COPA: Wesley é cortado da Seleção Brasileira após lesão e está fora da Copa do Mundo COPA: Wesley é cortado da Seleção Brasileira após lesão e está fora da Copa do Mundo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 7.6.26 Rating: 5

Inscrições para o Enem 2026 são prorrogadas; veja nova data

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 foi estendido e vai até o dia 12 de junho. Os candidatos poderão se inscrever por meio da Página do Participante.

As datas de aplicação das provas continuam as mesmas. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 8 e 15 de novembro. Para os participantes que não obtiveram isenção, a taxa de inscrição foi mantida em R$ 85.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, a edição deste ano terá ampliação dos locais de prova, com expectativa de cerca de 10 mil escolas participantes em todo o País.

A proposta, segundo o órgão, é reduzir o deslocamento dos candidatos e permitir que parte dos estudantes da rede pública realize o exame na própria escola onde estuda.

Outra mudança anunciada pelo MEC é a inscrição automática de alunos da rede pública que estejam concluindo o ensino médio. Ainda assim, os estudantes precisarão acessar a Página do Participante para confirmar a participação e complementar dados, como município de prova, idioma estrangeiro e necessidade de atendimento especializado.





 #Fonte; Tribuna do Norte 
Inscrições para o Enem 2026 são prorrogadas; veja nova data Inscrições para o Enem 2026 são prorrogadas; veja nova data Reviewed by CanguaretamaDeFato on 6.6.26 Rating: 5

Governo Lula busca diálogo com Trump para reverter novo tarifaço

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda tem esperança de que o diálogo com a administração de Donald Trump possa resultar na não aplicação das tarifas a produtos brasileiros. Nessa semana, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) concluiu duas investigações comerciais contra o Brasil e sugeriu novas taxas ao país.

Embora as medidas tenham causado desconforto no governo Lula, interlocutores do Palácio do Planalto ainda veem espaço para negociar com a gestão de Donald Trump e reverter a taxação.

No curto prazo, o governo brasileiro espera que uma conversa do ministro Mauro Vieira com Jamieson Greer, chefe do USTR possa abrir caminhos para essa negociação. Há a expectativa ainda que conversas nas próximas semanas possa impedir que a taxas sejam efetivamente aplicadas.

Nessa semana, o USTR concluiu duas investigações contra o Brasil. Na primeira, o órgão prevê 25% de taxas a produtos brasileiros por práticas comerciais desleais; e a segunda, propõe 12,5% de taxas por uso do trabalho forçado na mão de obra brasileira. As investigações são baseadas na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.

No alvo de duas investigações, a gestão Lula vê caminho para evitar a aplicação de pelo menos uma delas.

Interlocutores do Palácio do Planalto acreditam ser difícil reverter as taxas de 12,5%, que são justificadas pelo trabalho forçado. A avaliação é que essa investigação, que também atinge aliados dos Estados Unidos, foi “feita para não ser revertida“, em uma tentativa de contornar o tarifaço anunciado em 2025 e que foi considerado ilegal pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Via Metrópoles/ Andrew Harnik/Getty Image

Governo Lula busca diálogo com Trump para reverter novo tarifaço Governo Lula busca diálogo com Trump para reverter novo tarifaço Reviewed by CanguaretamaDeFato on 6.6.26 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.