Entrevista com o empresário do turismo em Barra de Cunhaú – Gilberto Vieira (Beto da Sport)
Gilberto Vieira (Beto da Sport) é empresário no ramo do turismo na Barra de Cunhaú. Ele começou neste ramo no ano de 2000 com a Pousada do Forte, inicialmente com 10 apartamentos e 40 leitos, hoje são 28 apartamentos com 81 leitos. A infraestrutura da pousada contempla: Piscina com bar molhado, restaurante, internet wi-fi e o visual das belas dunas da praia.
NT-NV: Como está a freqüência do turista na Barra de Cunhaú?
NT-NV: Como está a freqüência do turista na Barra de Cunhaú?
Gilberto: A freqüência turística já foi maior. A ultima vez que a pousada lotou foi no carnaval de 2009 – todos os 28 apartamentos. Em 2010 foi reduzido a acomodação para 20 apartamentos, e neste ano de 2011 caiu para 12 apartamentos – menos que 50% da capacidade da pousada. Vale salientar que os preços são os mesmos.
NT-NV: Na sua percepção, qual seria as causas desta redução na procura?
Gilberto: A Barra de Cunhaú não possui uma infraestrutura que atraia o turista. Então eles procuram outras locais para visitar como: Pipa, Natal, Genipabu e agora a nossa vizinha Baia Formosa.
NT-NV: Por que você diz “agora nossa vizinha Baia Formosa”?
Gilberto: Porque antes, em Baia Formosa, não havia bulgueiros e hoje são mais de 100. E o poder publico investiu no turísmo desta cidade, oferecendo novos atrativos. Hoje a Barra de Cunhaú está atrás de Baia Formosa na freqüência de visitas. A nossa Barra ficou como segunda opção. Hoje, parte dos ônibus que vinham para Barra estão indo para Baia Formosa.
NT-NV: Quais foram os meios de divulgação do potencial turístico em nossa cidade?
Gilberto: Em Canguaretama o turismo religioso que após a beatificação dos mártires em 05 de março de 2000, fez que a nossa cidade ficasse conhecida nacionalmente, e muitas pessoas se interessaram em vir conhecer. Em Barra de Cunháu tivemos o programa pesca esportiva e domingo legal que divulgou em mídia nacional, trazidos pela iniciativa privada; e o campeonato de kite surf com apoio publico e privado.
NT-NV: Após esta divulgação em mídia nacional, como está o nosso turismo?
Gilberto: No turismo religioso não houve investimentos para que mantivesse o interrese do turista nacional. E na Barra de Cunhaú, também, não houve investimento em infraestrutura e em atrações locais: como folclore, artesanatos, guias treinados, etc. para que mantenha o turísta em nossa cidade. Estes turistas ao chegarem na cidade quando não encontram estrutura e atrações para sua necessidade, eles não retornam. O turista não fica mais de um dia em nossa cidade, por não haver atração para ele.
NT-NV: Qual a sua sugestão?
Gilberto: Precisa de um projeto bem elaborado com calendário de eventos, e que seja divulgado em mídia e realizado. Então as agencias terão confiança no projeto e investirão em seus clientes inserindo este roteiro em seus pacotes turísticos. Também, precisa divulgar a nossa cidade na mídia (a cidade não tem um site para divulgar: o turismo, a cultura e sua história).
| Praia de Barra de Cunhaú |
NT-NV: Sua palavra final.
Gilberto: Somos a mais bela praia do RN, não só em beleza natural, mas em espaço físico e tranqüilidade. Falta unir todas as peças da riqueza da nossa terra e desenvolver um projeto sério com perspectiva de um futuro melhor.
ENTREVISTA SOBRE TURISMO: Gilberto Vieira
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
9.5.11
Rating:
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
9.5.11
Rating:

Primeiramente gostaria de dá Parabéns a Beto(sport) pela franqueza em falar sobre a situação do turismo de Canguaretama, gosto de ver pessoas que são realistas!
ResponderExcluirRealmente a nossa vizinha Baía Formosa está se desenvolvimento cada vez mais, porque? Porque o seu prefeito assumiu o compromisso e tem conseguido cumprir suas promessas de desenvolver o turismo e a cultura daquela cidade, coisa que não acontece em Canguaretama.
Certa vez um rapaz recém chegado na cidade me perguntou: Qual a diversão de Canguaretama nos finais de semana? O que se tem pra fazer aqui? Eu respondi... NADA! Fiquei até constrangida. Mas é verdade, em Canguaretama não tem Casa de Show, não tem boate, não tem teatro, não tem cinema, não tem praça de alimentação, não tem clube! Dái ele falou! Então, o que os jovens daqui fazem? Eu disse: Ficam na praça batendo papo, depois vão pra casa dormir! Ele riu kkkkkkkkkkkkk! Fazer o quê, né?!
Pra mim turismo é: Cultura, artesanato, folclore, artes, poesia, música de boa qualidade, espaço para um museu de antiguidades, é lamentável ver uma cidade como Canguaretama que foi uma cidade Colonial com tantas riquezas culturais, não ter um museu, um espaço de cultura, de memória artística. Uma cidade com uma história fascinante! Mas que é ignorada!
Um povo que não se alimenta de cultura, não tem como crescer! Cultura não é Bandas de forró!