A cidade de Canguaretama foi reconhecida com o prêmio ouro da categoria.

    Dos 166 municípios potiguares que possuem Sala do Empreendedor, 109 foram reconhecidos na quarta edição estadual do Prêmio Selo de Referência em Atendimento — o dobro do registrado em 2024 e o maior número já alcançado pelo Rio Grande do Norte. Entre as três categorias do prêmio (ouro, prata e bronze), a marca mais expressiva ficou por conta dos 76 municípios que conquistaram o selo ouro, um salto de 181% em relação ao ano passado, quando 27 salas receberam essa classificação. As demais certificações somaram 23 pratas e 10 bronzes.

    Foto: Aurino Neto

    A cerimônia de premiação ocorreu na tarde dessa quinta-feira (11), no Hotel El Aram Imirá, reunindo agentes de desenvolvimento, prefeitos, secretários municipais e equipe técnica do Sebrae-RN. Além da entrega dos troféus, o evento apresentou painel com os casos de sucesso das Salas do Empreendedor de Taipu e Goianinha, uma exposição sobre o projeto “Fortalecimento das Salas do Empreendedor Potiguar” e a palestra inspiradora do ator Thardelly Lima, conhecido pelo filme Bacurau, que compartilhou paralelos entre sua trajetória artística e o universo empreendedor.

    O prêmio reconhece municípios que se destacam na oferta de serviços de orientação, capacitação e apoio aos pequenos negócios. A metodologia de avaliação considera critérios como qualidade do atendimento, gestão do espaço, profundidade técnica, oferta estruturada de soluções do Sebrae e articulação com políticas públicas de desenvolvimento econômico.

    Elys Alves, gestora nacional da Rede Parceira Sebrae. Foto: Aurino Neto

    As salas certificadas com o selo ouro participarão de uma visita técnica a espaços de referência nacional. Além disso, todas passam automaticamente a concorrer ao Selo Diamante, entregue em premiação nacional.

    O desempenho do RN reforça o avanço do estado em práticas de atendimento territorial, e confirmam a posição de destaque do estado no cenário brasileiro. É o que afirma Elys Alves, gestora nacional da Rede Parceira Sebrae. “O Rio Grande do Norte é referência nacional em desenvolvimento territorial, cultura empreendedora e transformação. Isso é evidenciado quando vemos que 50% das orientações técnicas do Sebrae-RN aconteceram por meio das salas, além do estado registrar uma média de NPS superior à média nacional”, destacou.

    O diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, ressaltou o esforço conjunto que impulsiona os resultados. “Este belo desempenho é motivo de agradecer a competência, dedicação, parceria e qualidade de todos os envolvidos. Somos referência no Brasil todo, e este ano conseguimos alavancar ainda mais a quantidade e a qualidade das salas certificadas”, afirmou.

    Zeca Melo, diretor superintendente do Sebrae-RN. Foto: Aurino Neto

    Histórias que inspiram

    Entre os premiados, o clima era de satisfação e entusiasmo. Emanuel Lucas, agente de desenvolvimento há apenas nove meses, comemorou o primeiro selo ouro para Alto do Rodrigues.

    “Antes de entrar na Sala do Empreendedor, eu desconhecia a dimensão e a importância desse espaço. Hoje, como empreendedor e proprietário de uma pastelaria, percebi a necessidade de apoiar outras pessoas. Ao assumir essa função, identifiquei um potencial imenso. A conquista do selo ouro para Alto do Rodrigues é uma grande recompensa”, afirmou.

    A Sala do Empreendedor de Goianinha foi ouro pela segunda vez e está em busca do selo diamante. (Foto: Aurino Neto)

    Em Goianinha, a agente de desenvolvimento Gildene Bonifácio repetiu pelo segundo ano o selo ouro e apresentou no evento o projeto “Banco de Currículos”, que conecta mão de obra qualificada às pequenas empresas do município. Ela já havia conquistado o bronze em 2023 e o ouro em 2024.

    “Nosso trabalho tem evoluído. Nosso objetivo principal é promover o crescimento e o desenvolvimento do empreendedor, resolvendo problemas tanto no aspecto cidadão quanto empresarial”, explicou.



    #Fonte: Sebrae