CANGUARETAMA RN: Municípios potiguares batem recorde de reconhecimento pelo Sebrae no Prêmio Selo de Referência em Atendimento
Dos 166 municípios potiguares que possuem Sala do Empreendedor, 109 foram reconhecidos na quarta edição estadual do Prêmio Selo de Referência em Atendimento — o dobro do registrado em 2024 e o maior número já alcançado pelo Rio Grande do Norte. Entre as três categorias do prêmio (ouro, prata e bronze), a marca mais expressiva ficou por conta dos 76 municípios que conquistaram o selo ouro, um salto de 181% em relação ao ano passado, quando 27 salas receberam essa classificação. As demais certificações somaram 23 pratas e 10 bronzes.

A cerimônia de premiação ocorreu na tarde dessa quinta-feira (11), no Hotel El Aram Imirá, reunindo agentes de desenvolvimento, prefeitos, secretários municipais e equipe técnica do Sebrae-RN. Além da entrega dos troféus, o evento apresentou painel com os casos de sucesso das Salas do Empreendedor de Taipu e Goianinha, uma exposição sobre o projeto “Fortalecimento das Salas do Empreendedor Potiguar” e a palestra inspiradora do ator Thardelly Lima, conhecido pelo filme Bacurau, que compartilhou paralelos entre sua trajetória artística e o universo empreendedor.
O prêmio reconhece municípios que se destacam na oferta de serviços de orientação, capacitação e apoio aos pequenos negócios. A metodologia de avaliação considera critérios como qualidade do atendimento, gestão do espaço, profundidade técnica, oferta estruturada de soluções do Sebrae e articulação com políticas públicas de desenvolvimento econômico.

As salas certificadas com o selo ouro participarão de uma visita técnica a espaços de referência nacional. Além disso, todas passam automaticamente a concorrer ao Selo Diamante, entregue em premiação nacional.
O desempenho do RN reforça o avanço do estado em práticas de atendimento territorial, e confirmam a posição de destaque do estado no cenário brasileiro. É o que afirma Elys Alves, gestora nacional da Rede Parceira Sebrae. “O Rio Grande do Norte é referência nacional em desenvolvimento territorial, cultura empreendedora e transformação. Isso é evidenciado quando vemos que 50% das orientações técnicas do Sebrae-RN aconteceram por meio das salas, além do estado registrar uma média de NPS superior à média nacional”, destacou.
O diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, ressaltou o esforço conjunto que impulsiona os resultados. “Este belo desempenho é motivo de agradecer a competência, dedicação, parceria e qualidade de todos os envolvidos. Somos referência no Brasil todo, e este ano conseguimos alavancar ainda mais a quantidade e a qualidade das salas certificadas”, afirmou.

Histórias que inspiram
Entre os premiados, o clima era de satisfação e entusiasmo. Emanuel Lucas, agente de desenvolvimento há apenas nove meses, comemorou o primeiro selo ouro para Alto do Rodrigues.
“Antes de entrar na Sala do Empreendedor, eu desconhecia a dimensão e a importância desse espaço. Hoje, como empreendedor e proprietário de uma pastelaria, percebi a necessidade de apoiar outras pessoas. Ao assumir essa função, identifiquei um potencial imenso. A conquista do selo ouro para Alto do Rodrigues é uma grande recompensa”, afirmou.

Em Goianinha, a agente de desenvolvimento Gildene Bonifácio repetiu pelo segundo ano o selo ouro e apresentou no evento o projeto “Banco de Currículos”, que conecta mão de obra qualificada às pequenas empresas do município. Ela já havia conquistado o bronze em 2023 e o ouro em 2024.
“Nosso trabalho tem evoluído. Nosso objetivo principal é promover o crescimento e o desenvolvimento do empreendedor, resolvendo problemas tanto no aspecto cidadão quanto empresarial”, explicou.
#Fonte: Sebrae

Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.