Especialistas Destacam Custo Elevado de Campanha Eleitoral

Especialistas acreditam que dificilmente uma campanha eleitoral no Brasil, com a legislação em vigência hoje, possa ser bancada única e exclusivamente com doações de pessoas físicas. A Rede, partido que a ex-senadora Marina Silva trabalha para criar, discute a possibilidade de aceitar somente esse tipo de recurso.

O discurso adotado pelos “sonháticos” que acompanham a ex-senadora é conseguir estabelecer um modelo de financiamento de campanha em que muitas pessoas doem pouco. Atualmente, a lógica é outra: pequeno número de grupos empresariais doando grandes quantias.

Consultores de marketing político acham impossível, portanto, que alguém venha a repetir por aqui o sucesso do modelo adotado por Barack Obama, que em suas duas últimas campanhas à Presidência dos EUA conseguiu arrecadar milhões de dólares pela internet. 

Para Marcelo Branco, ex-coordenador de mídias sociais da campanha de Dilma Rousseff em 2010, esse tipo de doação só vai ganhar importância se a uma reforma política sair do papel. “Se grandes empresas não poderem mais doar, vai ajudar a valorizar essa ação de financiamento coletivo, que é o típico financiamento da Internet, onde pequenas doações fazem grandes projetos”, afirma. 

O consultor em marketing político e professor da USP Gaudêncio Torquato aponta outro obstáculo: “Nós não temos uma cultura na área de doação pela internet. Apesar de termos uma massa bastante volumosa de internautas, esse tipo de doação ainda é visto com muita desconfiança. Se ela (Marina) esperar por isso, vai morrer na praia.”

Para o especialista em marketing digital Gabriel Rossi, a rejeição à classe política que resultou na onda de manifestações de junho pode dificultar ainda mais colocar em prática esse tipo de arrecadação. 
Especialistas Destacam Custo Elevado de Campanha Eleitoral Especialistas Destacam Custo Elevado de Campanha Eleitoral Reviewed by CanguaretamaDeFato on 29.7.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.