Acordar todos os dias com medo de quem deveria lhe proteger. Essa é a
realidade de milhares de crianças e adolescentes em todo o país, vítimas
de abuso físico, psicológico e/ou sexual. Segundo dados da Secretaria
de Direitos Humanos (SDH), cinco casos violência infantil são
registrados a cada hora no País. São 129 delações diárias de violência, e
o Rio Grande do Norte vem liderando o ranking nacional de denúncias
quando se fala em maus-tratos.
Com base nos números do Disque 100, serviço de proteção vinculado à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPDCA), o Rio Grande do Norte é o primeiro estado em números de denúncias no ano de 2011, e o segundo em 2012, atrás apenas do Distrito Federal. Apenas no primeiro trimestre de 2013, o RN gerou 965 denúncias. A população de 0 a 17 anos no Estado é de 1.014.185 habitantes.
Segundo o presidente do Consec, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Padre Antônio Murilo de Paiva, a estatística aponta uma maior conscientização por parte da população, que está despertando para a necessidade de denunciar casos de abuso infantil: “É bom que haja mais denúncias, pois calar-se é consentir, e quando se acusa, se combate. No entanto, o que preocupa é que o aumento da demanda vai na contramão das políticas públicas, que não oferecem a assistência e a estrutura necessárias à essas crianças e adolescentes vítimas de violência e maus-tratos ”, diz ele.
Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), mais de 68 mil denúncias foram contabilizadas pelo Disque 100 somente neste ano. Um aumento de 25% com relação ao primeiro semestre de 2012, quando o número de denúncias foi de 56 mil. Segundo José Francisco Correia Júnior, da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DCA), o aumento no número de denúncias reflete também um crescimento no número de inquéritos.
“Em 2011 fechamos o ano com 118 processos, em 2012 esse número subiu para 212. Somente no primeiro semestre de 2013 já registramos mais de 100 inquéritos”, afima ele. Entre 2011 e 2012, o crescimento foi de 79,6%.
Segundo a psicóloga Célia Dias, crianças vítimas de abuso físico, psicológico ou sexual, podem sofrer danos irreversíveis à sua formação. Os principais sintomas apresentados são isolamento, quietude, vergonha, tristeza excessiva, irritação, desconfiança e comportamentos regressivos e sexualizados, em casos de abuso sexual. “Muitas vezes essas agressões transformam definitivamente a personalidade dessas crianças, que podem se tornar sociopatas quando adultos”, afirma.
#Fonte: Tribuna do Norte
RN Lidera Ranking de Maus Tratos Com Crianças
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
9.8.13
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.