Médicos com Formação no Exterior Chegam ao RN, mas só Começam a Atuar na Próxima Semana


Estimativa é que os 35 profissionais, médicos brasileiros e estrangeiros, do programa Mais Médicos beneficiem 152 mil pessoas. Foto: Divulgação
Estimativa é que os 35 profissionais, médicos brasileiros e estrangeiros, do programa Mais Médicos beneficiem 152 mil pessoas. 
Os médicos estrangeiros e brasileiros que se formaram fora do país já estão em solo potiguar desde domingo (15). Desta segunda-feirae (16) até a próxima sexta-feira (20), os 18 profissionais médicos – apenas um argentino ainda não se apresentou -, que irão trabalhar em oito municípios potiguares, participarão de uma semana de adaptação para contextualizar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte e conhecer a realidade sanitária, assistencial e social do Estado. Hoje pela manhã, no Hotel Praiamar, os médicos conheceram a realidade e o perfil epidemiológico do estado que lhes foram apresentados por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A previsão é que a partir do dia 23, estes profissionais comecem a trabalhar nas unidades de saúde dos municípios.
Dos 18 profissionais, sete são cubanos e trabalharão nos municípios de São Miguel (3), Riacho de Santana (2) e São Tomé (2). Natal receberá sete médicos, sendo dois bolivianos, um formado na Argentina e outro na Espanha, e cinco brasileiros que se formaram no exterior (três se formaram na Espanha, um na argentina e outro na Rússia). Ceará Mirim receberá dois médicos espanhóis, Macaíba um médico brasileiro que se formou na Argentina, São Miguel do Gostoso receberá um médico italiano e o município de Touros receberá um médico ucraniano com formação em Portugal. O Ministério da Saúde informou que os critérios utilizados para a escolha das cidades foram capacidade de instalação da rede municipal, equipes de Saúde na Família sem médicos, potencial de expansão da atenção básica e áreas do país com maior necessidade. Um total de 15 municípios potiguares se inscreveu para receber os profissionais do convênio entre o ministério e a Opas.
A coordenadora estadual do Programa Mais Médicos, Uiacy Alencar, conta que amanhã será realizado um encontro dos médicos estrangeiros com os profissionais brasileiros que fazem parte do programa no Estado para compartilhar informações sobre o trabalho nas unidades de saúde. “Isso é bom, pois os médicos brasileiros já estão atuando e os estrangeiros começarão a atuar logo depois.
Essa troca de experiência será extremamente importante. A semana toda estaremos discutindo o SUS no Rio Grande do Norte, com a apresentação das redes de atenção. E na sexta-feira teremos um treinamento a respeito do Telesaúde, uma ferramenta que vai estar qualificando, durante esses três anos, junto com a universidade, esses profissionais. No sábado, os gestores levarão os médicos para os municípios e na próxima semana eles vão conhecer o território que eles vão atuar”, afirmou Uiacy Alencar.
A coordenadora do Programa reconhece que há uma falta de profissionais médicos no Rio Grande do Norte. Uiacy Alencar explica que são necessárias 1.346 equipes de saúde da família para fazer a cobertura de 100% do Estado, mas atualmente só há 911 equipes em funcionamento. “Com 35 médicos, profissionais brasileiros e estrangeiros, que estão chegando vamos dar acesso à saúde para 152 mil pessoas. Reconhecemos que temos fragilidade, mas há um grande investimento do Governo Federal na atenção básica. No RN, 356 estruturas estão sendo reformadas, ampliadas e construídas. Mas essa proposta vem para mudar o modelo de atenção à saúde que temos hoje”, destacou.

#Fonte: Portal JH
Médicos com Formação no Exterior Chegam ao RN, mas só Começam a Atuar na Próxima Semana Médicos com Formação no Exterior Chegam ao RN, mas só Começam a Atuar na Próxima Semana Reviewed by CanguaretamaDeFato on 17.9.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.