A delegada Ana Cláudia Saraiva Gomes, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol), diz que “infelizmente a dificuldade é comum” e que as queixas são constantes. “Recebo frequentemente reclamações dos colegas, principalmente do interior do Estado. Há casos de solicitação de vagas e recebimento, em resposta, de um documento oficial da Coape informando a falta de vagas” disse.
Ela lembra ainda a determinação judicial que desobriga delegados de custodiar esses presos e determina que a Coape receba-os, informando o local de recolhimento. “Ainda há sete presos na delegacia de Areia Branca e onze em CANGUARETAMA que já deveriam ter sido retirados”, afirma.
O major Castelo Branco, da Coape, afirma que entre os projetos de construção, reforma e ampliação, incluindo duas cadeias novas de 600 vagas cada em Mossoró e Ceará-Mirim, devem ser abertas 2.800 novas vagas no sistema carcerário potiguar. “O projeto para cadeia de Ceará-Mirim está aprovado, mas falta a liberação dos R$ 16 milhões do governo federal com contrapartida do Estado, ainda sem data de previsão”, explica.
Sobre o problema da falta de vagas no estado, o juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, destaca que o Rio Grande do Norte não tem cadeias suficientes. “No RN falta vagas para presos e o ideal era que cada comarca tivesse sua cadeia. Enquanto não construírem novas unidades, o município de Natal não poderá receber presos de outras comarcas, também por causa da superlotação”, explica.
#Fonte: Tribuna do Norte
Canguaretama: FALTAM VAGAS NOS PRESÍDIOS DO RN
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
22.11.13
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.