As equipes dos dois principais candidatos ao governo do Estado mostraram cautela ao falar sobre como será a exibição. Com início previsto para o dia 19 de agosto, a propaganda eleitoral irá ao ar até o dia 2 de outubro no primeiro turno. Mas é apenas na quarta-feira, dia 20, que as inserções dos postulantes ao governo serão exibidas.
ROBÉRIO PAULINO (PSOL)
O primeiro a aparecer será o candidato do PSOL, Robério Paulino. O programa terá a participação da ex-deputada federal e candidata a Presidência da República pelo PSOL, Luciana Genro. A ideia, explica o assessor Modesto Neto, é apresentar o perfil e o histórico do candidato, desde a militância contra a Ditadura Militar, construção da CUT e nas manifestações das Diretas Já, na década de 1980.
“Vamos mostrar o professor da UFRN, doutor pela USP, um trabalhador da educação, lutador social, isto é um diferencial. O perfil e o programa de governo nos dão as condições para apresentarmos respostas as grandes questões do Estado”, argumenta o assessor justificando a escolha pelo formato. O espaço para isso - 1 minutos e 24 segundos-, é considerado insuficiente. “O modelo de divisão do tempo da propaganda eleitoral é injusto e não trata com isonomia os projetos de sociedade que cada candidato defende’, disse.
ROBINSON FARIA (PSD)
Robinson Faria (PSD), da Coligação Liderados pelo Povo, será o segundo a apresentar as propostas. O programa do candidato do PSD promete adotar uma linha propositiva. “Não costumo informar a estratégia dos programas de TV, apenas que terão uma linha propositiva e de apresentação do candidato”, disse o coordenador de marketing da campanha, João Maria Medeiros.
Na avaliação da campanha, o tempo destinado ao candidato (6 minutos e 33 segundos) é ideal para apresentar as propostas. O marqueteiro preferiu não revelar como será a dinâmica e formato do programa, tampouco quem participará. “No dia 20 de agosto, todos conhecerão como serão nossos programas”, disse. Mas garante que conseguirá “conquistar o eleitor para assegurar a vitória”, disse. A equipe de marketing do candidato tem experiência em campanhas políticas com atuações vitoriosas em Mato Grosso, interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Rio Grande do Norte.
SIMONE DUTRA (PSTU)
Com gravações externas, próximas ao cotidiano do eleitor e das ruas, o primeiro programa da candidata do PSTU, Simone Dutra, pretende conquistar o voto pela identificação com o eleitor. Com 1 minuto e 20 segundos, o primeiro programa irá apresentar quem é e o que propõe a sindicalista. Para isso, revela o coordenador de campanha e produtor Gustavo Sixel, trará a vereadora Amanda Gurgel. A ideia segundo ele é mostrar as propostas num formato dinâmico, fora de estúdio. “Simone defende um Estado em que é o trabalhador deve governar, em vez de empresas. E nesse primeiro programa vamos mostrar um perfil, trajetória, queremos que o eleitor conheça quem é a mulher e candidata por trás desses ideais”, disse. A divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral para rádio e televisão é considerado , mas já era esperado pelos coordenadores de campanha.
HENRIQUE ALVES (PMDB)
O candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves ficou com o maior tempo: 9 minutos e 18 segundos. Os roteiros dos primeiros programas estavam sendo finalizados na última semana. A linha é propositiva, sem tema específico e o tempo é considerado adequado para isso. O programa não tem um modelo fechado e combinará vários formatos televisivos, tendo como principal participante o candidato. “O objetivo é mostrar que Henrique tem um plano de governo à altura das dificuldades e desafios para mudar o que a população deseja mudar: o tipo de governo que se tem hoje (centralizador e isolado, os serviços públicos (atualmente de péssima qualidade), a falta de políticas sociais eficientes, a falta de perspectivas de desenvolvimento e criação de oportunidades para as pessoas, a falta de respeito para com os servidores públicos”, disse o assessor. A equipe de marketing é coordenada por Adriano de Sousa e Flávia Assaf, com experiências em campanhas políticas no Rio Grande do Norte e em outros estados.
ARAKEN FARIAS (PSL)
Na sequência de exibição dos programas neste dia 20, o último candidato ao governo será Araken Faria (PSL), que terá 1 minuto e 20 segundos. Por ser considerado curto, a coordenação da campanha optou pela apresentação da trajetória do candidato como estratégia para o primeiro programa, revela a assessora Natasha Ferreira. Esperamos que, em conhecendo melhor a história de vida e atuação do candidato, termos a empatia. Araken tem um histórico de engajamento social e jurídico. “A ideia é mostrar o novo, como opção para realmente promover mudanças. Esperamos que com as veiculações na rádio e TV, termos um retorno mais rápido”, disse. O programa terá formato com apresentador e priorizará gravações em ambientes abertos, em vez de estúdio, segundo definições da coordenação da campanha.
Campanha Eleitoral Chega ao Rádio e à TV
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
17.8.14
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.