ESPORTE: Procuradores do STJD Investigam Caso de Racismo

Um dia após a manifestação racista ao goleiro santista Aranha, proferida por um grupo de torcedores gremistas, a ação, que ultrapassou os limites da rivalidade, continua repercutindo nos bastidores. 

Os procuradores da justiça desportiva trabalham na apuração dos responsáveis pelo crime, e começam a ponderar acerca do tipo de punição a ser imposta. De acordo com o promotor de justiça do torcedor, José Francisco Seabra Mendes Júnior, é necessário aguardar a conclusão do inquérito policial para que todos os culpados sejam identificados.

O goleiro Aranha chamou a atenção de todos após ofensasO goleiro Aranha chamou a atenção de todos após ofensas

“Além da punição individual dos torcedores que tenham a identidade apurada, nós vamos nos reunir com a brigada militar e com a Federação Gaúcha para apurar se os cânticos provinham das torcidas organizadas. Se confirmado o envolvimento, a punição pode ser estendida à facção uniformizada”, comentou deixando em aberto a solução do caso. 
 
Em contrapartida, o assessor do Grêmio, Marcos Chitolina, fez questão de esclarecer que o clube não apoia a discriminação racial, como forma de tentar isentar o Tricolor gaúcho de uma possível punição, fato que já aconteceu no início do ano, quando o zagueiro do Inter Paulão foi ofendido pela torcida gremista durante um Gre-Nal, válido pelo Gauchão. “O Grêmio não é uma instituição racista. Foi um ato individual, a Arena tem condições para identificar os envolvidos. 
 
O clube tomará as medidas cabíveis previstas pela lei”, garantiu o chefe da assessoria de imprensa. Ao comentar sobre as consequências do ato preconceituoso, Seabra afirma que o fato da ocasião envolver muitas testemunhas pode agravar a pena.
“É um crime punido com um a três anos de reclusão e multa. Ainda tem um agravante de mais um terço em relação a pena quando o crime é praticado na presença de muitas pessoas”, assegurou. O procurador do STJD, Paulo Schimitt afirmou o árbitro Wilton Pereira Sampaio relatou o ato de injúria.
ESPORTE: Procuradores do STJD Investigam Caso de Racismo ESPORTE: Procuradores do STJD Investigam Caso de Racismo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 30.8.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.