Protestos de Junho de 2013 Pode decidir a Eleição Presidencial de 2014



Os eventos de junho de 2013 se revelam mais perenes e importantes do que muitos supunham. A candidatura de Marina Silva mudou o quadro eleitoral apoiada em grande parte por apoiadores das manifestações e que parecem refratários à chamada política tradicional. Não foi à toa que Eduardo Campos colocou a bandeira do passa livre em seu programa de governo. Para quem não entende que mudanças pedem os eleitores, é fácil buscar pistas claras.

O mês de junho de 2013 surpreendeu o Brasil. Irromperam manifestações nada cordiais que levaram milhões de pessoas às ruas por dias seguidos, em dezenas de capitais. Se é preciso um marco zero, o reajuste nos preços das passagens de ônibus, trem e metrô em São Paulo desencadeou um movimento que, de uma agenda limitada, passou a ser o de maior contestação às estruturas políticas brasileiras desde o impeachment do presidente Fernando Collor em 1992 e as campanhas em defesa das eleições diretas para presidente em 1984.

Meses antes, na fase final do julgamento de lideranças políticas envolvidas com corrupção, o chamado mensalão, meios de comunicação fizeram reportagens atestando suposta apatia da população frente aquele que é rotulado como o maior escândalo da história recente. Quando do anúncio da sentença do Supremo Tribunal Federal, com a condenação de mais de 30 envolvidos na corrupção do mensalão, as TVs transmitiram ao vivo da praça dos Três Poderes, em Brasília. 

É um espaço de 25 mil metros quadrados, com capacidade para receber até 150 mil pessoas em  grandes eventos, como posses presidenciais. No dia do julgamento, menos de cem pessoas estavam à frente do Supremo Tribunal Federal. Isto em outubro de 2012, menos de um ano antes do que ficou conhecida como a ‟revolta de junho”.
 
Protestos de Junho de 2013 Pode decidir a Eleição Presidencial de 2014 Protestos de Junho de 2013 Pode decidir a Eleição Presidencial de 2014 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 24.8.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.