Hortas Comunitárias e Escolares se Espalham

Entre o asfalto e os arranha-céus, o verde vem ganhando cada vez mais espaço nas cidades de todo o mundo graças as chamadas hortas urbanas comunitárias. Em Natal, esse tipo de iniciativa ainda é bem tímida. Por enquanto, há um projeto da Prefeitura ainda em fase inicial, experiências em algumas escolas municipais voltadas para a educação alimentar e pessoas que, por conta própria, têm se dedicado ao cultivo de hortas orgânicas, com trabalhos inspiradores.

Letícia se diverte com os regadores na horta da escola municipalLetícia se diverte com os regadores na horta da escola municipal

A pequena Letícia e seus coleguinhas se divertem com os regadores. As risadas “entregam” que o momento de cuidar das plantinhas é um dos que a turminha mais gosta.

As plantas são da horta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fernanda Jales, em Cidade Satélite, que os próprios alunos e professores cultivam. O projeto envolve todos na escola — até mesmo os mais pequenininhos do berçário — e tem provocado uma revolução nos hábitos alimentares das 216 crianças que lá estudam.

Com a ajuda dos professores, os alunos plantam, cultivam e colhem os alimentos da horta orgânica, que, há alguns meses, enriquece as quatro refeições diárias oferecidas pela escola. O cardápio das quartas-feiras, por exemplo, oferece uma lasanha de berinjela.

“Isso está mudando totalmente os hábitos alimentares das crianças. Elas traziam biscoito, mas já não trazem mais, e estão comendo salada. Na hora que a gente coloca o self service, pegam tudo: tomate, alface, berinjela, batata doce, macaxeira, pimentão...”, comemora a gestora do CMEI, Danielle Christine de Andrade Queiroz Cunha.

A educadora diz que a intenção é ampliar a horta — já relativamente grande — para tornar a escola autossustentável pelo menos no que diz respeito a verduras e leguminosos. “A gente quer que ela cresça muito mais, pois pretendemos deixar de comprar hortaliças, alguns legumes. Com isso, é possível ter uma economia no orçamento e usar o dinheiro para outras necessidades”.

 De acordo com Danielle Cunha, o projeto da horta foi criado com a finalidade de melhorar os hábitos alimentares das crianças, que ofereciam resistência para aceitar legumes, verduras e até frutas na hora das refeições.
Hortas Comunitárias e Escolares se Espalham Hortas Comunitárias e Escolares se Espalham Reviewed by CanguaretamaDeFato on 16.11.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.