Governo do RN Decreta Calamidade Pública no Sistema Prisional

Após um dia de motins e atentados a ônibus em Natal e Região Metropolitana, o Governo do Estado decretou estado de Calamidade Pública no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte. A partir de hoje, a Força Nacional irá ampliar a atuação no estado potiguar, com o aval do Ministério da Justiça. Somente ontem, cinco unidades prisionais em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, foram destruídas. 

Grades e celas quebradas, colchões e lençóis queimados, presos e agentes penitenciários levemente feridos. Não foram registradas fugas, nem mortes. O número de vagas destruídas, conforme levantamento do Governo do Estado, passa das mil. 

Alcaçuz: parte dos quatro pavilhões da penitenciária estadual - suficiente para abrigar 450 rpesos - ficaram destruídos. O espaçoAlcaçuz: parte dos quatro pavilhões da penitenciária estadual - suficiente para abrigar 450 rpesos - ficaram destruídos. O espaço

Além da violência dentro das carceragens, atos ordenados aterrorizam cidadãos que saíam do trabalho para casa. Cinco ônibus foram parcial ou totalmente queimados na capital e em Parnamirim. Nas ações, similares nas formas que ocorreram, homens encapuzados pediam para motoristas, cobradores e passageiros descerem do transporte, sem nada levar, espalhavam gasolina e ateavam fogo.

Não bastasse o medo levado à população pelas sequência de episódios envolvendo o sistema prisional e o transporte público, uma onda de boatos se espalhou através das redes sociais no início da noite de ontem. De assaltos a estabelecimentos de ensino a tiroteios em regiões diversas da cidade, uma população atemorizada e refém da insegurança.

Motins e destruição em cinco presídios
Sem vagas nas unidades prisionais que não foram destruídas, depois de um dia de motins coordenados em presídios de Natal e Região Metropolitana, os apenados de pelos menos cinco detenções passaram a noite fora das celas. 
 
Na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta; no Presídio Estadual de Parnamirim, em Pitimbu; na Ala do Regime Semiaberto do Complexo Penal Dr. João Chaves e no Centro de Detenção Provisória do Potengi, ambos na zona Norte de Natal; e no Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na zona Leste, todas as celas foram destruídas, numa ação integrada e quase simultânea, cuja ordem, segundo policiais militares, agentes penitenciários e os presos envolvidos, partiu de Alcaçuz.
 
 
 
 
 
#Fonte: Tribuna do norte
Governo do RN Decreta Calamidade Pública no Sistema Prisional Governo do RN Decreta Calamidade Pública no Sistema Prisional Reviewed by CanguaretamaDeFato on 17.3.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.