Risco de Peste Bubônica Faz Estado Vizinho ao RN Emitir Alerta Para Casos da Doença


Os roedores são os principais hospedeiros das pulgas responsáveis por transmitir a peste.
Publicidade
 
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) emitiu, na última segunda-feira (12), um alerta sobre a notificação imediata de possíveis casos de peste humana no Estado. De acordo com o órgão, ainda não há casos confirmados. 
 
A doença, também conhecida como peste bubônica, é transmitida pela bactéria Yersinia Pestis, presente em roedores, como ratos, camundongos, capivaras e porquinhos-da-índia. O humano não é seu hospedeiro natural, mas pode contraí-lo caso seja mordido pelo animal, por uma pulga infectada (transmissão indireta) ou, em caso de pneumonia grave, de inalação do ar contaminado.

"É predominantemente rural", afirma a Dra. Cely Aboud, chefe do departamento de infectologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. "Você precisa invadir o ambiente destes roedores e ser mordido."

A bactéria é a mesma responsável pela peste negra, que matou milhões de pessoas na Europa durante a Idade Média. No entanto, de acordo com Aboud, não há motivo para alarde. "O risco [de uma pandemia] é próximo do zero", afirma a especialista. "Antes, as pessoas conviviam com ratos, não havia saneamento nos centros urbanos. Hoje, há condições de higiene e tratamento por antibióticos. "

"Por isso é importante documentar, caso chegue um paciente com os sintomas", continua Aboud. "Os profissionais de saúde têm de saber, porque é algo que a gente nem pensa mais, de tão antigo." De acordo com a Sesa, o último caso de peste humana registrado no Ceará ocorreu em 2005, no município de Pedra Branca, região central.

Segundo a secretaria, as principais áreas de risco concentram-se nas serras do Uruburetama, do Macaco, de Baturité, de Ibiapaba, das Matas, de Pedra Grande e na Chapada do Araripe.
"Se você invadir o espaço que pode haver estes roedores, como em uma caminhada, não vá desprotegido. É bom cobrir as pernas, por exemplo.", aconselha a Dra. Aboud.
Risco de Peste Bubônica Faz Estado Vizinho ao RN Emitir Alerta Para Casos da Doença Risco de Peste Bubônica Faz Estado Vizinho ao RN Emitir Alerta Para Casos da Doença Reviewed by CanguaretamaDeFato on 16.6.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.