Internação de idosos por covid-19 Recua no RN

 Créditos: Adriano AbreuNúmero de pessoas não idosas internadas, e em estado grave pela covid-19 no Rio Grande do Norte, apresentou aumento em marçoNúmero de pessoas não idosas internadas, e em estado grave pela covid-19 no Rio Grande do Norte, apresentou aumento em março

 
 
O perfil das pessoas internadas com em leitos críticos devido à covid-19 mudou. Até esta segunda-feira (5), praticamente metade dos pacientes que estavam em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) eram jovens. Em paralelo, há uma queda na proporção dos internados com mais de 80 anos, em comparação entre os meses de janeiro e março. Apesar da vacinação estar em curso, epidemiologistas dizem que ainda é cedo para garantir que a queda no índice esteja ligada à imunização.
 
De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), janeiro tinha 762 pessoas reguladas para leitos críticos específicos para o tratamento da covid-19, entre pacientes que tiveram alta ou ainda permaneceram sob os cuidados médicos. Em março, o número saltou para 1.623. 

Na análise sobre a proporção que cada faixa etária corresponde ao total de internados, houve uma queda relativa do público a partir dos 70 anos, sendo mais acentuada no público acima dos 80 anos. Na faixa de pessoas com 90 anos ou mais, houve uma redução, inclusive, no número absoluto de pessoas internadas.

Em janeiro, havia 198 pessoas internadas entre 15 e 49 anos de idade. Em março, esse número saltou para 518, o que corresponde a 31,92% de todos os internados neste momento, enquanto o percentual era de 25,98% no primeiro mês do ano.

Apesar dos números positivos, os especialistas analisam com cautela a possibilidade de que a imunidade proporcionada pela vacina contra a covid-19 já esteja se refletindo nos números de internações. No entendimento do epidemiologista e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ion Andrade, a queda na proporção entre as pessoas que estiveram nos primeiros grupos de vacinação e o público internado com covid-19 ainda não é um dado 100% confiável para constatar o efeito da vacinação na sociedade.

Créditos: ArteApós festividades de final de ano, veraneio e carnaval, perfil de pessoas internadas pela doença mudou no Rio Grande do NorteApós festividades de final de ano, veraneio e carnaval, perfil de pessoas internadas pela doença mudou no Rio Grande do Norte


Apesar de acreditar que a queda no percentual de pessoas acima dos 80 anos internadas é uma tendência de vacinação e de outras medidas, como o distanciamento social da população idosa, o diretor do Instituto Envelhecer, o sanitarista e epidemiologista Kênio Costa Lima, também diz que ainda é preciso mais tempo para garantir que essa queda seja efeito da vacinação.
 
 
 
 
 
#Fonte: Tribuna do Norte
Internação de idosos por covid-19 Recua no RN Internação de idosos por covid-19 Recua no RN Reviewed by Canguaretama De Fato on 6.4.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.