BENÇÃO! HOSPITAL REFERÊNCIA PARA COVID NO RN NÃO REGISTRA MORTES HÁ DUAS SEMANAS

 

Hospital Giselda Trigueiro, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Uma das principais unidades de referência para o atendimento de pacientes graves com Covid-19, em Natal, durante a pandemia, o Hospital Giselda Trigueiro não registra mortes pela doença há mais de duas semanas.

Na terça-feira (21), o hospital chegou à marca de 16 dias sem óbitos pela doença – o maior tempo registrado desde que o início da pandemia, segundo o diretor da unidade, o médico André Prudente.

Também pela primeira vez, o Rio Grande do Norte registrou um período de 72 horas – ou três dias – sem nenhuma nova morte pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

“Hoje no Giselda Trigueiro a gente tem uma pessoa grave com covid, enquanto em épocas não muito remotas a gente tinha 35, com uma fila de mais de 100 esperando, fora os leitos de outros hospitais”, afirmou André Prudente.

Ele atribui a redução de casos principalmente ao processo de vacinação da população, ao qual atribui uma medida inversamente proporcional. “Quanto mais pessoas vacinadas, menos pessoas infectadas”.

O estado de 3,5 milhões de habitantes, conta com mais de 2 milhões de pessoas com pelo menos uma dose de vacina e mais de 1 milhão totalmente imunizadas.

Ainda de acordo com o médico, muita coisa mudou no tratamento dos pacientes, ao longo de mais de um ano e meio, principalmente por causa do conhecimento adquirido pelos profissionais de saúde sobre a doença e a evolução do paciente.

“No início da pandemia, para conseguir uma equipe para tratar um paciente com a Covid-19, era uma novela. Tinha que ser pessoas específicas, toda uma paramentação. Hoje o profissional de saúde atende o paciente como se fosse uma pessoa com gripe. As equipes de saúde se familiarizaram com a evolução desse paciente”, exemplificou.

“No caso do paciente mais grave, a gente sabe quando colocar o oxigênio, qual a medida adequada, quais os medicamentos tem que colocar no tempo certo. Também conseguimos ter uma noção melhor quando o paciente tem mais chance de ter uma piora, para internarmos logo”, ponderou.

O médico lembrou que mesmo a chegada da variante delta ao estado não impactou no número de casos, “porque a vacinação tem funcionado”, mas ressaltou a importância das pessoas manterem os cuidados de prevenção.

“A guerra parece estar mais leve, porque a gente está vencendo. Mas os cuidados devem ser mantidos, a gente precisa que as pessoas tomem a vacina, usem máscara, para vencer o vírus de uma vez”, declarou.

Atualmente, o Hospital Giselda Trigueiro é a unidade com maior número de leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid no Rio Grande do Norte, com 35 unidades. Na manhã desta quarta-feira (22), havia 15 em uso e 20 disponíveis.

Ao todo, a rede pública contava com 56 pessoas internadas em leitos de UTI e 59 em leitos clínicos.

 

 

 

#Fonte: G1/RN

BENÇÃO! HOSPITAL REFERÊNCIA PARA COVID NO RN NÃO REGISTRA MORTES HÁ DUAS SEMANAS BENÇÃO! HOSPITAL REFERÊNCIA PARA COVID NO RN NÃO REGISTRA MORTES HÁ DUAS SEMANAS Reviewed by Canguaretama De Fato on 22.9.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.