RN: Após Dois Anos, Festas de Carnaval Agitaram Foliões em Natal e Interior

A volta do Carnaval foi histórica! Após dois anos sem festejos públicos por causa da pandemia da Covid-19, 2023 marcou a retomada oficial da festa mais tradicional do Brasil. Os foliões que não aguentavam mais de saudade puderam acompanhar shows e bloquinhos em Natal, Região Metropolitana e no interior do Rio Grande do Norte.

Na capital potiguar, teve festa nos quatro cantos da cidade. A gestão municipal preparou uma programação com polos em Ponta Negra (Praça do Gringo’s, Palco na Vila de Ponta Negra e Palco Praia Shopping), Petrópolis, Centro Histórico (Palco Praça Sete de Setembro, Espaço Ruy Pereira e Beco da Lama), Zona Oeste (Palco Nazaré), Redinha (Palco Buiú e Praça do Cruzeiro), Palco Nossa Senhora da Apresentação, Rocas, Circuito Praia (Praia do Forte/Praia do Meio) e Ribeira (Escolas de Samba e Tribos de Índios).

O Carnaval de 2023 em Natal reuniu nomes como Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, MonoBloco, Attoxxa, Serginho Pimenta, Ricardo Chaves, Academia da Berlinda, Felipe Cordeiro, Johnny Hooker, Cavaleiros do Forró e Grafith, além de artistas como Luizinho Nobre, Banda do Giba, Luisa e os Alquimistas, Marília Marques, Fobica do Jubila, André Luvi, Ribeira Boêmia, Batuque do Povo, Guilherme Ferri, Pagode do Coxa, Afoxé Oxum, Panda, Circuito Musical, Bira Santos, Tonny Farra, Douglas Pegador, Edyr Vaqueiro, Michele Andrade, Aduílio Mendes e outros.

A contratação de artistas locais em diversos estilos e gêneros representou, por sinal, mais de 90% da programação do Carnaval de Natal, através de seleções públicas. Os blocos em diversos bairros da cidade também chamaram a atenção dos foliões, que marcaram presença em peso.

No sábado 18, por exemplo, o bloco Submarino Amarelo foi a primeira atração a chegar ao polo Petrópolis, com bonecos gigantes em homenagem aos quatro integrantes da banda “The Beatles”. No Centro Histórico, no domingo 19, o Baile das Kengas celebrou 40 anos de história e irreverência e contou com uma multidão. Para fechar a noite, Johnny Hooker, padrinho das Kengas neste ano, fez um show para milhares de pessoas.

Na segunda-feira 20, a Praça das Flores ficou pequena para receber tanta animação e a quantidade de foliões mirins com fantasias cheias de criatividade. O bloco infantil “Fobica Kids” reuniu uma turma cheia de alegria e animação. Já na terça-feira 21, o bloco “Os Cão”, um dos mais tradicionais do RN, tomou a praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. O bloco tem mais de 50 anos e mantêm a tradição com os foliões se cobrindo de lama no manguezal.

 

 

 

 

#Fonte: Agorarn

Ainda na terça, as fortes chuvas e o aumento repentino da maré impediram a realização dos shows de Carnaval no Largo do Buiú, na Redinha. O Corpo de Bombeiros decidiu pelo impedimento técnico da realização de shows, portanto, foram canceladas as apresentações de Pedro e Érick, Aduílio Mendes e Douglas Pegador. Os demais polos seguiram com a festa. A folia terminou ontem, com os tradicionais blocos Baiacu na Vara e Os Garis, na Redinha.

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) esteve presente em diversos polos durante o Carnaval, sempre acompanhado do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão. “Natal ficou em terceiro lugar entre os destinos turísticos mais procurados do Brasil durante o Carnaval. Esse dado se concretiza ao observarmos os polos da folia sempre lotados, assim como os restaurantes, bares e hotéis. A economia formal e informal está bem movimentada. A gestão seguirá apostando nessa política de grandes eventos para fomentar, valorizar e fortalecer toda a cadeia produtiva de Natal”, disse ele.

A governadora Fátima Bezerra (PT) também participou da folia. Em diversos posts nas redes sociais, a gestora ressaltou a importância da festa. “Após dois anos de pandemia, o Carnaval em Natal retorna com alegria, afeto, paz e muito brilho! Celebremos a diversidade, combatendo qualquer tipo de preconceito e aproveitando a folia com respeito!”, escreveu a governadora em uma das publicações.

Região Metropolitana

A festa também foi destaque na Região Metropolitana de Natal. Parnamirim teve diversas atrações nacionais e regionais, reunindo, ao todo, 9 atrações nacionais e 36 locais, blocos de rua, 36 orquestras de frevo, troças e o tradicional Bloco das Virgens.

No trio, se apresentou Felipe Amorim na sexta-feira 17 na abertura da folia. Os polos Pirangi e Pium estiveram lotados ao longo de todos os dias de Carnaval, O tradicional Bloco das Virgens, formado por diversos homens vestidos de mulher, garantiu a animação e alegria dos foliões: faltou chão para tanta virgem na praça São Sebastião.

Na ocasião, aconteceu o tão esperado concurso das Virgens, com apresentação da irreverente Fadinha e do jornalista Marciano Costa. O primeiro lugar ficou com o ator Hildemberg Souza caracterizado com a personagem Bonita Mariá, que encantou a todos com sua bela fantasia de cangaceira.

Macaíba também apostou no Carnaval neste ano. Após 27 anos sem a realização de festas públicas no período, a gestão municipal levou para as ruas macaibenses trio elétrico e grandes atrações da música, como Ricardo Chaves, Thábata, Renan Miranda, Priscilla Freire, Tony Farra e Banda Pretta.

RN: Após Dois Anos, Festas de Carnaval Agitaram Foliões em Natal e Interior RN: Após Dois Anos, Festas de Carnaval Agitaram Foliões em Natal e Interior Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.2.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.