Fome é Tema da Campanha da Fraternidade em 2023

Divulgação
Tema dessa edição é influenciado pela volta do Brasil ao Mapa da Fome, segundo monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU)

Tema dessa edição é influenciado pela volta do Brasil ao Mapa da Fome, segundo monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU)

A Igreja Católica lançou nesta Quarta-feira de Cinzas a Campanha da Fraternidade 2023 no Brasil, com tema Fraternidade e Fome. É a terceira vez, na história da campanha, que o combate à fome é discutido. O tema dessa edição é influenciado pela volta do Brasil ao Mapa da Fome, segundo monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, a Arquidiocese de Natal planeja mobilizar as paróquias no período de 40 dias, em alusão à quaresma, para fortalecer as "bodegas solidárias", projeto lançado durante a pandemia da covid-19 e que beneficia famílias com doação de alimentos e outros itens desde 2020. Em Natal, a Campanha será aberta oficialmente no próximo domingo (26), durante a missa que será presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha às 16h na Catedral Metropolitana. No entanto, o coordenador da Equipe de Campanhas da Arquidiocese, padre Robério Camilo, disse que as doações já podem ser feitas em cada paróquia. 

 A campanha tem como lema um versículo da Bíblia: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). “A Campanha da Fraternidade deste ano quer exatamente chamar a atenção que a responsabilidade não é somente dos governos, é de cada pessoa. Às vezes, a gente tem e não divide, a gente pode fazer uma coisa e não faz”, disse o padre Robério Camilo.

O sacerdote afirma que, para além do objetivo primeiro de ajudar quem tem fome, o fortalecimento das "bodegas solidárias" é importante porque, associado à doação de alimentos, o projeto promove cursos profissionalizantes e atividades de conscientização com as famílias beneficiadas.

"O maior bem que a gente faz para uma pessoa não é dar uma cesta básica ou dar um prato de comida, mas criar condições para que aquela pessoa nunca mais precise", disse o padre Robério Camilo, sugerindo que as pessoas façam doação sem intermédio de instituições, em busca do exercício da empatia, que é se colocar no lugar do próximo em dificuldade. É um dos objetivos da campanha que as pessoas saiam da condição de indiferença e façam a experiência do encontro com o Jesus faminto.

A Campanha da Fraternidade seguirá até o Domingo de Ramos. Durante esse período, as ofertas feitas nas igrejas serão  encaminhadas ao fundo diocesano para posterior distribuição, com enfoque no fortalecimento das “bodegas solidárias”.

Centenas de fiéis católicos celebraram a Quarta-feira de Cinzas na Catedral Metropolitana de Natal. Com quatro missas distribuídas durante o dia e a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, a data marcou o início da Quaresma, período de quarenta dias que antecede a Páscoa., no qual o fiel é convidado a intensificar as orações, a viver a prática do jejum.

 

 

 

 

#Fonte: Tribuna do Norte 

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/fome-a-tema-da-campanha-da-fraternidade-em-2023/558437

Fome é Tema da Campanha da Fraternidade em 2023 Fome é Tema da Campanha da Fraternidade em 2023 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.2.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.