Projeto no RN Incentiva Participação de Meninas no Campo Científico

Ampliar o interesse e a participação de meninas em áreas tradicionalmente masculinas, como engenharias e outros cursos na área de ciências exatas. É com este objetivo que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio do CNPq, vem desenvolvendo, este ano, o Projeto Meninas no Espaço, em 19 Escolas Estaduais do RN.

A iniciativa foi apresentada à governadora Fátima Bezerra, nesta terça-feira 2, pela coordenadora Mariana Almeida, que integra o Departamento de Engenharia de Produção da UFRN. Ela está à frente projeto desde 2013.

O Meninas do Espaço ainda busca estimular e desenvolver competências no setor aeroespacial e é voltado exclusivamente para meninas e jovens mulheres.

Fátima elogiou o projeto e destacou sua importância educacional. “Este projeto é meritório, pois, significa que o estado está oportunizando aos estudantes que eles possam, de repente, desabrochar uma vocação escondida”.

A governadora ainda destacou outro investimento do Estado na área tecnológica: o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), localizado em Macaíba. “É uma área muito importante e estratégica para o RN, pois, busca exatamente a formação e a pesquisa da ciência. Este será um ambiente para promover a inovação”, afirmou.

A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, contou que, visando aumentar o número de participantes no projeto, uma campanha foi realizada nas escolas.

Segundo Mariana Almeida, atualmente 75 meninas do ensino fundamental, 10 do ensino médio e cinco da pós-graduação, além de 20 colaboradores de 21 instituições, participam da iniciativa.

Também participaram da apresentação a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Olga Aguiar; o subsecretário da Semjidh, Gabriel Medeiros; o presidente da Fapern, Gilton Sampaio; o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura; a professora Ana Carolina, representando a Escola Estadual Santos Dumont, além de representantes das escolas Lourdinha Guerra, João Tibúrcio, Antônio Pinto de Medeiros, Dr. Antônio de Souza e Professora Clara Tetéo.

 

 

 

#Fonte: Agorarn

Projeto no RN Incentiva Participação de Meninas no Campo Científico Projeto no RN Incentiva Participação de Meninas no Campo Científico Reviewed by CanguaretamaDeFato on 4.5.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.