RN: Mossoró e São Gonçalo Estão Entre as 50 Cidades Mais Violentas do Brasil

Mossoró, no Oeste potiguar, e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, estão entre as cinquenta cidades mais violentas do Brasil. Os dados, divulgados nesta quinta-feira 20, em São Paulo, são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A informação leva em consideração dados do ano de 2022, segundo a taxa de Mortes Violentas Intencionais, com população acima de 100 mil habitantes. A entidade considera mortes violentas intencionais (MVI) aquelas causadas por homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte decorrente de intervenção policial.

Mossoró aparece em 13º lugar, com uma taxa de mortes violentas intencionais de 63,5%. Já São Gonçalo do Amarante aparece em 40º, com taxa de 44,9%. Em 2022, o Brasil registrou 47.508 mortes violentas intencionais ao todo – esse número só é maior do que o observado em 2011, primeiro ano da série histórica monitorada pelo FBSP. Em termos relativos, a taxa de mortalidade ficou em 23,4 por grupo de 100 mil habitantes, recuo de 2,4% em relação ao ano de 2021.

De acordo com a supervisora do Núcleo de Dados do FBSP, Isabela Sobral, a queda nacional foi puxada principalmente pela diminuição da violência nos estados do Norte e Nordeste. Nas regiões Sul e Centro-oeste, as taxas de MVI cresceram 3,4% e 0,8%, respectivamente. As demais regiões registraram queda: Sudeste (-2%); Norte (-2,7%); e Nordeste (-4,5%).

“A baixa [no Norte e Nordeste] está muito relacionada a essa questão de ter tido uma explosão muito grande de violência nos últimos anos lá. Agora, está voltando ao patamar anterior a essa explosão. E essa explosão no Norte e Nordeste é muito devida à questão do crime organizado. Facções como o PCC e o Comando Vermelho, que surgem no Sudeste nos anos 2000, migram para as regiões Norte e Nordeste e as mortes explodem”, destacou Isabela Sobral.

Apesar da queda nos índices, o Norte e o Nordeste ainda têm os estados mais violentos. Na escala subnacional, o estado mais violento do país em 2022 foi o Amapá, com taxa de MVI de 50,6 por 100 mil habitantes, mais do que o dobro da média nacional. O segundo estado mais letal foi a Bahia, com taxa de 47,1 por 100 mil e, na terceira posição, aparece o Amazonas, com taxa de 38,8 por 100 mil.

RN registra redução de 7,7% mortes violentas intencionais

A taxa de mortes violentas intencionais caiu no Rio Grande do Norte em 2022 na comparação com 2021. Foram 1.212 mortes registradas no ano passado, contra 1.308 em 2021 – o que representa uma redução de 7,7%.

Mossoró aparece entre as cidades em 13º lugar, com uma taxa de mortes violentas intencionais de 63,5%. Foto: José Aldenir/Agora RNMossoró aparece entre as cidades em 13º lugar, com uma taxa de mortes violentas intencionais de 63,5%. Foto: José 

 

 

#Fonte: Agorarn

RN: Mossoró e São Gonçalo Estão Entre as 50 Cidades Mais Violentas do Brasil RN: Mossoró e São Gonçalo Estão Entre as 50 Cidades Mais Violentas do Brasil Reviewed by CanguaretamaDeFato on 20.7.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.