RN: Arquidiocese de Natal Começa a Fechar Agenda da Posse do Novo Arcebispo

A Arquidiocese de Natal já começou a fechar a agenda do novo arcebispo Dom João Santos Cardoso, de 61 anos, que será empossado no dia 7 de outubro.

No dia 6 de outubro o pároco participará de coletiva de imprensa às 10h. No mesmo dia às 19h, ele terá um encontro com autoridades na Escola de Música da UFRN.

Já a cerimônia de posse canônica irá acontecer no sábado, dia 7 de outubro, a partir das 8h na Catedral Metropolitana de Natal. O novo arcebispo irá substituir Dom Jaime Vieira Rocha, que se aposentou após ter completado os 75 anos.

Após escolha do Papa Francisco, Dom João afirmou em mensagem aos fiéis que está ciente da “importância e complexidade” da arquidiocese da capital potiguar.

Conheça a trajetória religiosa de Dom João Santos Cardoso

O líder religioso nasceu em 3 de dezembro de 1961 em Dário Meira, Diocese de Jequié, na Bahia. Completou seus estudos de Filosofia no Seminário de Teófilo Otoni, localizado em Minas Gerais, e os de Teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus, situado na própria Ilhéus, Bahia. Em seguida, obteve o Mestrado e o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1986 e incardinado na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Assumiu diversas funções de grande relevância na igreja, incluindo: administrador paroquial, pároco, coordenador da Escola Bíblica e do Curso de Teologia para Leigos, reitor do Seminário de Filosofia, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista (BA), professor e diretor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese, membro do colégio de consultores e do Conselho presbiteral, vigário regional; representante dos presbitérios, coordenador arquidiocesano de pastoral. Além disso, foi vigário paroquial em Rieti e Blera na Itália.

Em 14 de dezembro de 2011 foi nomeado bispo de São Raimundo Nonato e recebeu a ordenação episcopal em 12 de fevereiro de 2012. Em 24 de junho de 2015, foi transferido para a Diocese de Bom Jesus da Lapa. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi presidente do Regional Nordeste 3, que engloba as circunscrições eclesiásticas dos Estados da Bahia e Sergipe. Em 05 de julho de 2023, o Papa Francisco nomeou-o como Arcebispo Metropolitano de Natal.
 
 
 
#Fonte: Agorarn
RN: Arquidiocese de Natal Começa a Fechar Agenda da Posse do Novo Arcebispo RN: Arquidiocese de Natal Começa a Fechar Agenda da Posse do Novo Arcebispo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 26.9.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.