Padre do RN é Nomeado pelo Papa Francisco a Bispo de Amazonas

Nomeação feita pelo Papa Francisco acontece em razão da renúncia de dom Edson Tasquetto Damian, por motivo de idade; agora o novo bispo assume a diocese de São Gabriel da Cachoeira

O Papa Francisco nomeou o padre Raimundo Vanthuy Neto – natural de Pau dos Ferros, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, atuando no clero de Roraima – como bispo a diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas (AM). A decisão, tomada nesta quarta-feira 08, acontece em razão da renúncia de dom Edson Tasquetto Damian, por motivo de idade, conforme o Código de Direito Canônico.

Conforme a imprensa pau-ferrense anunciou, o bispo é filho de Manoel Urbano e Vicência, e irmão de Tarcísio, Urbano, Etevaldo, Taneide e Vaneide. O ato de sua nomeação aconteceu no mesmo pleito que designou o padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, do clero da diocese de Caicó, na Região do Seridó do RN, como bispo titular de “Fata” e auxiliar da arquidiocese da Paraíba.

A presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao, agora, amérito. Confira: 

Saudação ao novo bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira

Estimado irmão, monsenhor Raimundo Vanthuy Neto

Muito nos alegra a notícia de sua nomeação realizada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, para a diocese de São Gabriel da Cachoeira, localizada no extremo noroeste do país.

Essa Igreja Particular possui uma característica muito marcante, pois tem a maior percentagem de população indígena do Brasil, além de ter um território extenso, situado às margens da bacia do Rio Negro.

Gostaríamos de recordar-lhe que a Igreja é toda missionária e que é na missão que encontra a sua unidade, portanto, ide e se inspire nos quatro grandes sonhos do Papa Francisco, citados em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia” para a região: lute pelos direitos dos mais pobres; preserve a riqueza cultural; zele pela beleza natural e por uma Igreja com rosto amazônico.

“Conhecer Jesus Cristo é tudo”, assim dizia o beato Antônio Chévrier, fundador do Prado.

Que as palavras de Jesus sejam sempre o seu ponto de referência!

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Biografia do monsenhor Raimundo Vanthuy Neto

Padre Raimundo Vanthuy Neto nasceu em 10 de maio de 1973, no município de Pau dos Ferros, no interior do RN, sob a diocese de Mossoró. No ano de 1991, adentrou o Seminário São José da arquidiocese de Manaus, onde cursou Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano. Recebeu a ordenação diaconal em 11 de julho de 1999, seguida da ordenação presbiteral em 3 de junho de 2001.

Obteve o título de Mestre em Teologia, com ênfase em Missiologia (1998/2000), pela então Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Desenvolveu seu estágio diaconal na Paróquia Sagrada Família – diocese de Santos (1998/2000). Assumiu as funções de diretor e docente no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES (2014/17), hoje Faculdade Católica do Amazonas. Contribui com as pesquisas acerca do Cristianismo e Povos Indígenas na Amazônia. Acompanha a vida eclesial desta região por meio dos encontros inter regionais de bispos desde 1997, marcando os 25 anos do Documento de Santarém. Participou como ouvinte do Sínodo para a Amazônia em 2019.

Na esfera pastoral, exerceu a função de pároco nas Paróquias: Nossa Senhora Consolata (2001/2004), Catedral Cristo Redentor e Matriz Nossa Senhora do Carmo (2005/2013) em Boa Vista; vigário da Área Missionária do Município do Cantá; dedicou-se à Coordenação de Evangelização e Pastoral da Diocese (2002/2005); atuou como padre colaborador na Catedral de Nossa Senhora da Conceição; atualmente, assume o cargo de Reitor da Casa Vocacional – Seminário Menor e Reitoria Nossa Senhora Aparecida; presta auxílio na Formação das Lideranças Leigas na Escola de Teologia Pastoral da diocese de Roraima e na Escola para o diaconato permanente.

 

Padre do RN é Nomeado pelo Papa Francisco a Bispo de Amazonas  Padre do RN é Nomeado pelo Papa Francisco a Bispo de Amazonas Reviewed by CanguaretamaDeFato on 9.11.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.