IFRN abre mil vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social


O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) oferta, em 2024, um total de mil vagas, distribuídas entre 22 campi, para o Programa Mulheres Mil, que oferece uma formação abrangente para mulheres em vulnerabilidade social e cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, utilizando toda a estrutura da instituição.

Os cursos disponíveis, em seus respectivos campi, são:
Agente de Desenvolvimento Cooperativista: Canguaretama
Espanhol Básico: Lajes, Natal-Centro Histórico
Vendedora: Caicó, Jucurutu, Natal-Zona Norte, Parelhas, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante
Assistente Administrativo: João Câmara, Natal-Zona Leste e Nova Cruz
Produtor de Derivados Do Leite: Apodi, Currais Novos
Artesã de Biojóias: Ipanguaçu
Costureiro de Máquina Reta e Overloque: Pau dos Ferros
Operador de Computador: Macau, Mossoró e Parnamirim
Cuidador de Idoso: Ceará-Mirim e Natal-Central
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão: São Paulo do Potengi


Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) serão ofertados em todos os campi da instituição no primeiro e segundo semestres deste ano. As vagas e os requisitos para participar estarão disponíveis nos editais específicos de cada Campus e podem ser encontrados na página dos campi do Portal IFRN.

Inclusão educacional
Para a professora Luciana Rabêlo, que coordena o projeto em âmbito sistêmico, o Programa Mulheres Mil tem o objetivo de compor uma série de iniciativas vinculadas ao Bolsa Formação, e busca consolidar as Políticas Públicas governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social: “As mulheres passam por experiências transformadoras, promovendo não apenas a oportunidade de se qualificar profissionalmente, mas também diversos outros impactos, como a descoberta da cidadania, a melhora das relações familiares, o resgate da autoestima e o retorno às atividades escolares”, disse.

Mulheres Mil
O Programa, instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, funciona como uma porta para o mundo do trabalho e um retorno ao mundo educacional onde muitas mulheres também optam por seguir no mundo acadêmico.

As participantes têm acesso a uma formação completa, que inclui capacitação profissional em áreas com alta demanda no mercado de trabalho, aulas de cidadania, direitos da mulher e outros temas relevantes para o empoderamento feminino, além de bolsa-auxílio para o custeio de transporte e alimentação, e utilização de toda a estrutura do IFRN, que conta com laboratórios, bibliotecas e acesso à internet.



#Fonte: Tribuna do Norte 

IFRN abre mil vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social IFRN abre mil vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social Reviewed by CanguaretamaDeFato on 8.3.24 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.