Análise em laboratório de SP confirma fungo Candida auris em paciente no RN


A taxa de mortalidade pela ação do Candida auris pode chegar a 50%, dependendo do tipo de infecção | Foto: Anthony Medeiros

O sequenciamento genético realizado em São Paulo confirmou a amostra do fungo Candida auris identificada em um paciente internado em Natal. A informação foi repassada nesta quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). O resultado do exame especializado reforça o diagnóstico que já havia sido confirmado anteriormente pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen/RN), no final do mês de janeiro.

O envio da amostra para análise genética em outro estado faz parte do fluxo nacional de vigilância adotado para a identificação definitiva do fungo, conforme definição do Ministério da Saúde. À epoca da confirmação do caso, o paciente estava internado no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM).

A Sesap informou que o paciente segue internado, em quadro clínico estável, e está sendo tratado da condição de saúde prévia que motivou a internação. De acordo com a secretaria, não há manifestação de sintomas associados ao Candida auris.


O Candida auris é considerado um microrganismo de alto risco no ambiente hospitalar por sua resistência a antifúngicos e pela capacidade de permanecer viável por longos períodos em superfícies. Por esse motivo, casos suspeitos ou confirmados demandam monitoramento rigoroso e comunicação imediata às autoridades sanitárias.

No Brasil, o primeiro caso de Candida auris foi registrado na Bahia, em 2020, quando um surto hospitalar resultou na contaminação de 15 pacientes. Desde então, o fungo foi identificado em outros estados. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que, entre 2020 e novembro de 2025, foram registrados 22 surtos e 134 casos no país.



#Fonte: Tribuna do RN 






Análise em laboratório de SP confirma fungo Candida auris em paciente no RN Análise em laboratório de SP confirma fungo Candida auris em paciente no RN Reviewed by CanguaretamaDeFato on 5.2.26 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.