Morre aos 92 anos monsenhor Agnelo, pároco emérito da antiga Catedral de Natal


Monsenhor Agnelo | Foto: Arquidiocese de Natal

Morreu na manhã deste sábado (21) o monsenhor Agnelo Dantas Barreto, pároco emérito da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga Catedral. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Natal. O sacerdote tinha 92 anos de idade e estava internado em UTI de um hospital da capital potiguar, onde enfrentava um quadro delicado de saúde.

“Sacerdote exemplar, homem de oração e de notável sabedoria, Monsenhor Agnelo deixa como herança espiritual mais de 70 anos de ministério sacerdotal, vividos com fidelidade, zelo pastoral e total entrega ao serviço do Evangelho. Sua vida foi marcada por uma dedicação incansável à Igreja, especialmente na formação intelectual e humana de inúmeras gerações”, disse a Arquidiocese de Natal.

Monsenhor Agnelo foi um dos implantadores dos cursos de Filosofia e Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de ter exercido funções marcantes no Seminário de São Pedro, como diretor de Estudos, professor, vice-reitor e diretor da Dimensão Espiritual. Também serviu à Arquidiocese como Vigário Geral e Ecônomo, colaborando de modo decisivo nos governos pastorais de Dom Nivaldo Monte, Dom Alair Vilar e Dom Heitor de Araújo Sales.


O velório ocorrerá neste sábado, a partir das 16h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta. O sepultamento se dará, neste domingo (22), na mesma igreja, na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, após a Santa Missa de Exéquias, às 7h.

Leia nota de falecimento da Arquidiocese de Natal:

”Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.” (Jo 11,25-26)


A Arquidiocese de Natal, com profundo pesar e espírito de fé, comunica o falecimento do Mons. Agnelo Dantas Barretto, aos 92 anos, ocorrido na manhã deste sábado, 21 de fevereiro de 2026 — dia dedicado à Virgem Maria, a quem tanto amou. Após enfrentar, nos últimos dias, um delicado quadro de saúde, Monsenhor Agnelo foi chamado pelo Senhor para a Eternidade.

Sacerdote exemplar, homem de oração e de notável sabedoria, Monsenhor Agnelo deixa como herança espiritual mais de 70 anos de ministério sacerdotal, vividos com fidelidade, zelo pastoral e total entrega ao serviço do Evangelho. Sua vida foi marcada por uma dedicação incansável à Igreja, especialmente na formação intelectual e humana de inúmeras gerações.


Na história da Arquidiocese de Natal, destacou-se como sacerdote de profunda cultura e grande serviço eclesial. Foi um dos implantadores dos cursos de Filosofia e Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de ter exercido funções marcantes no Seminário de São Pedro, como Diretor de Estudos, professor, vice-reitor e Diretor da Dimensão Espiritual. Também serviu à Arquidiocese como Vigário Geral e Ecônomo, colaborando de modo decisivo nos governos pastorais de Dom Nivaldo Monte, Dom Alair Vilar e Dom Heitor de Araújo Sales.


Exerceu por mais de 30 anos o ministério de pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, deixando profunda marca pastoral e zelo histórico. Foi o principal responsável pela restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga), contribuindo decisivamente para a preservação de um dos mais importantes patrimônios religiosos e históricos do Estado do Rio Grande do Norte. É também o autor da Oração Oficial de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da Cidade do Natal, expressão de sua devoção filial à Mãe de Deus.


Seu testemunho de amor à Igreja, sua firmeza de espírito, sua serenidade sacerdotal e sua dedicação ao povo de Deus permanecerão vivos como exemplo para o clero, seminaristas e fiéis.

Neste momento de dor, elevamos nossas preces ao Senhor, confiando sua alma à infinita misericórdia divina e suplicando que Cristo Ressuscitado o acolha na glória eterna, concedendo consolo e esperança aos seus familiares, amigos e a toda a comunidade arquidiocesana.


O velório ocorrerá neste sábado, a partir das 16h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta. O sepultamento se dará, neste domingo, na mesma igreja, na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, após a Santa Missa de Exéquias, às 7h.

Gabinete do Arcebispo
Arquidiocese de Natal









Morre aos 92 anos monsenhor Agnelo, pároco emérito da antiga Catedral de Natal Morre aos 92 anos monsenhor Agnelo, pároco emérito da antiga Catedral de Natal Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.2.26 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.