Results for DIREITOS

Governo do RN institui o Plano Estadual das Juventudes

Foto: Carmem Felix/Assecom
O Governo do Rio Grande do Norte institui o Plano Estadual das Juventudes (PEJ/RN) para o decênio 2026-2036, um marco legal voltado ao desenvolvimento integral e à proteção dos direitos dos jovens potiguares. No ato de abertura do Seminário “As Juventudes Construindo Políticas Públicas: um legado de várias gerações” nesta sexta-feira, 29, a governadora Fátima Bezerra assinou o decreto que estabelece as normas do Plano elaborado de forma participativa a partir de demandas da Conferência Estadual de Juventude e do conselho da categoria (CEJUV/RN). O documento consolida diretrizes e metas integradas entre áreas como educação, trabalho, saúde e cidadania.
RN news updates

O PEJ/RN está estruturado em 12 eixos orientadores e prioriza a profissionalização, a saúde mental e o fortalecimento da participação  política juvenil. A iniciativa destaca-se pelo enfoque na igualdade e no respeito à diversidade.

“Nosso Governo dá atenção à juventude. Estamos assinando este decreto para dar condições à emancipação social e política a nossa juventude. Além disso, as medidas possíveis vão contribuir para a redução da violência. Serão medidas que se somam a outras já realizadas como, por exemplo, criação dos Ierns — que proporcionam educação de qualidade -, às reformas e estruturação das escolas estaduais com melhores condições físicas, internet com Wi-fi e climatização. Ampliamos o atendimento a alunos especiais, passando de cinco mil para mais de dez mil. Investimos mais de R$ 150 milhões. Tudo isso para dar condições à emancipação social e política à juventude”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Para a secretária nacional da Juventude da Presidência da República, Vitória Genuíno, “o governo do RN demonstra compromisso com a juventude do estado. Aqui, hoje, estamos assinando ações importantes, iniciativas que dialogam com a política nacional e que irão contribuir muito para o fortalecimento da atenção aos nossos jovens”. A secretária de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade e Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda, pontuou que a gestão está construindo políticas públicas para a juventude em todos os segmentos da sociedade, “com a finalidade de priorizar ações para que os jovens do RN não tenham sonhos interrompidos pela falta de oportunidades e pela desigualdade social”.

Representando a Câmara dos Deputados, Fernando Mineiro destacou que o Governo do RN junto com o Governo Federal “definem políticas para juventude e este evento mostra isso com a evolução de construções muito importantes”.  A Assembleia Legislativa foi representada pelas deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio. Isolda enfatizou que a política pública apoia o respeito aos direitos da juventude e sua ousadia e coragem”. Divaneide considerou “o somatório de esforços para a execução de ações em prol da valorização da juventude”.

Governo do RN institui o Plano Estadual das Juventudes Governo do RN institui o Plano Estadual das Juventudes Reviewed by CanguaretamaDeFato on 7.6.26 Rating: 5

STF acaba com exigência de idade mínima para aposentadoria especial de trabalhadores expostos a agentes nocivos


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a exigência de idade mínima para a concessão da aposentadoria especial a trabalhadores que exercem atividades insalubres ou expostos a agentes nocivos à saúde. A decisão, tomada por maioria dos ministros, invalida parte das regras criadas pela Reforma da Previdência de 2019.

A aposentadoria especial é um benefício destinado a profissionais que trabalham de forma permanente em ambientes ou atividades que oferecem riscos à saúde ou à integridade física. Entre eles estão trabalhadores expostos a produtos químicos, agentes biológicos, radiação, calor excessivo, ruídos acima dos limites permitidos e outras condições prejudiciais.
STF entendeu que exigir idade mínima para aposentadoria especial obrigava trabalhadores a permanecer mais tempo expostos a condições prejudiciais à saúde Foto: Gustavo Moreno/STF


Pelas regras da reforma aprovada em 2019, além de comprovar o tempo de contribuição em atividade especial, o trabalhador também precisava atingir uma idade mínima para ter direito ao benefício. As exigências eram de:55 anos de idade para quem exerce atividade especial com 15 anos de contribuição;
58 anos para atividades com 20 anos de contribuição;
60 anos para atividades com 25 anos de contribuição.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) questionou essas regras no STF, argumentando que elas obrigavam os profissionais a permanecer mais tempo expostos a condições prejudiciais à saúde, contrariando justamente o objetivo da aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, a maioria dos ministros concordou com esse entendimento. Para o STF, exigir idade mínima de quem já cumpriu o tempo necessário de trabalho em ambiente insalubre acaba prolongando a exposição aos riscos e enfraquece a finalidade protetiva do benefício previdenciário.

Com a decisão, os trabalhadores voltam a depender apenas da comprovação do tempo de contribuição em atividade especial para solicitar a aposentadoria. As idades mínimas criadas pela Reforma da Previdência deixam de valer.

Na prática, um trabalhador que exerceu atividade considerada especial durante 25 anos, por exemplo, poderá requerer a aposentadoria ao completar esse período de contribuição, sem precisar esperar até os 60 anos de idade.

A maioria foi formada pelos ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Edson Fachin, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Já os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin votaram pela manutenção das regras estabelecidas pela reforma.

Apesar de derrubar a exigência de idade mínima, o STF manteve outros pontos da Reforma da Previdência de 2019, como as novas regras de cálculo dos benefícios e a proibição da conversão de tempo especial em tempo comum para períodos trabalhados após a entrada em vigor da reforma.

A decisão tem impacto direto sobre milhares de trabalhadores brasileiros que atuam em condições consideradas insalubres e aguardavam uma definição da Corte sobre a constitucionalidade das mudanças promovidas pela reforma previdenciária.





#Fonte: Agorarn 

STF acaba com exigência de idade mínima para aposentadoria especial de trabalhadores expostos a agentes nocivos STF acaba com exigência de idade mínima para aposentadoria especial de trabalhadores expostos a agentes nocivos Reviewed by CanguaretamaDeFato on 4.6.26 Rating: 5

Fim da escala 6x1 pode beneficiar mais de 141 mil trabalhadores no RN, aponta ministério

Foto: Freepik


Aprovado na Câmara dos Deputados, o fim da escala 6x1 pode beneficiar diretamente 141.425 trabalhadores no Rio Grande do Norte. O número corresponde ao total de pessoas no estado que hoje atuam nesse modelo de jornada e que, com a mudança, passariam a trabalhar em escala 5x2.

Os dados levantados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o Rio Grande do Norte possui hoje 331.733 trabalhadores já inseridos na escala 5x2, o equivalente a 70,11% do total identificado. Isso significa que 29,89% estão atualmente submetidos à escala com apenas um dia de descanso semanal.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desssa quarta-feira (27), em dois turnos, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/19 que acaba com a escala de trabalho 6x1. Foram 461 votos favoráveis e 19 contrários, no segundo turno. O texto segue para votação no Senado.


Redução de jornada

O levantamento do MTE identificou a jornada de trabalho de 44,7 milhões de pessoas no Brasil. Desse total, cerca de um terço ainda trabalha no regime 6x1, o equivalente a 14,9 milhões de trabalhadores que seriam beneficiados pela mudança para o modelo 5x2.


Os dados nacionais também apontam que 38,6 milhões de trabalhadores informaram cumprir jornadas superiores a 40 horas semanais. Desse total, 37,2 milhões trabalham atualmente 44 horas semanais, enquanto outros 1,4 milhão atuam entre 40,1 e 43,9 horas por semana.

A redução da jornada semanal de 44 para 40 horas alcançaria trabalhadores de diferentes setores econômicos, especialmente nas áreas de comércio, serviços, indústria e logística. No Rio Grande do Norte, 432.960 pessoas seriam alcançadas pela redução.


Regiões

Regionalmente, o Sudeste concentra o maior contingente de trabalhadores na escala 6x1, com 7 milhões de pessoas. Na sequência aparecem Sul (2,9 milhões), Nordeste (1,97 milhão), Centro-Oeste (1,34 milhão) e Norte (751,7 mil).

Estados

Entre os estados, São Paulo possui o maior número absoluto de trabalhadores atualmente na escala 6x1, com 4,28 milhões de pessoas. Na sequência aparecem Minas Gerais (1,46 milhão), Santa Catarina (1,04 milhão), Rio de Janeiro (1,05 milhão) e Paraná (1,03 milhão).






#Fonte: Agorarn 



Fim da escala 6x1 pode beneficiar mais de 141 mil trabalhadores no RN, aponta ministério Fim da escala 6x1 pode beneficiar mais de 141 mil trabalhadores no RN, aponta ministério Reviewed by CanguaretamaDeFato on 28.5.26 Rating: 5

Presidente Lula comemora aprovação do fim da 6×1 na Câmara: “Conquista histórica”

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 foi aprovada pela Câmara dos Deputados em dois turnos e seguiu para análise do Senado Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a aprovação, destacando a medida como uma conquista histórica e civilizatória.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que, agora, o governo irá trabalhar intensamente para o texto receber aval do Senado Federal.

“A aprovação pela Câmara do fim do cronograma 6×1, com redução de horas de trabalho e sem redução salarial, é uma conquista histórica e civilizacional. Agradeço ao presidente Hugo Motta e também ao apoio dos parlamentares que construíram uma ampla maioria na Câmara. A proposta agora está indo para o Senado. Continuaremos trabalhando intensamente para sua aprovação definitiva”, escreveu Lula.

A PEC em questão é uma junção dos textos da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), analisados por uma comissão especial na Câmara. A proposta reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais (limitada a 8 horas diárias), com dois dias de descanso remunerado por semana, sendo um preferencialmente aos domingos, sem redução salarial.





Presidente Lula comemora aprovação do fim da 6×1 na Câmara: “Conquista histórica” Presidente Lula comemora aprovação do fim da 6×1 na Câmara: “Conquista histórica” Reviewed by CanguaretamaDeFato on 28.5.26 Rating: 5

Presidente Lula defende fim da 6×1 e diz que mulher tem ‘dupla jornada’ com trabalho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta terça-feira (26) o fim da escala de trabalho 6×1, ideia encampada pelo governo que está em análise no Congresso Nacional.

Durante discurso em Manaus (AM), o petista, ao falar sobre a 6×1, disse que a vida da mulher é “mais grave” porque, além do emprego, tem dupla jornada com os afazeres de casa.

“Nós vamos acabar com a escala 6×1 e vamos botar a escala 5×2, o povo vai trabalhar cinco dias e vai poder descansar dois porque a vida da mulher é mais grave ainda, a mulher trabalha e, quando chega em casa, ela tem que lavar a louça, tem que lavar o banheiro, tem que lavar roupa, tem que cuidar das coisas, a mulher tem dupla jornada”, afirmou o petista.

Presidente Lula defende fim da 6×1 e diz que mulher tem ‘dupla jornada’ com trabalho Presidente Lula defende fim da 6×1 e diz que mulher tem ‘dupla jornada’ com trabalho Reviewed by CanguaretamaDeFato on 27.5.26 Rating: 5

RN: “Dinheirinho” dos precatórios do FUNDEF depositados nas contas dos professores, anuncia Fátima Bezerra


Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT), anunciou por meio das redes sociais na tarde desta terça-feira (26), que os professores ativos e inativos que estiveram em sala de aula entre os anos de 1998 e 2006 vão receber amanhã, quarta-feira (27), recursos provenientes dos precatórios do FUNDEF, devidos aos trabalhadores da educação há vinte anos.

O anúncio refere-se à garantia do pagamento dos precatórios do FUNDEF no Rio Grande do Norte, uma conquista histórica voltada para a valorização dos profissionais da educação básica que atuaram no estado.

A liberação e organização administrativa ocorreram por meio de uma força-tarefa conjunta entre o governo estadual, a Secretaria de Administração (SEAD-RN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RN) e o sindicato da categoria (SINTE-RN).

Seguindo os critérios legais federais, 60% do montante total recebido da União é repassado diretamente aos servidores na forma de abono salarial proporcional à jornada e ao tempo de serviço da época. Os 40% restantes são retidos pelo Estado para investimentos na infraestrutura e manutenção das escolas públicas locais.




RN: “Dinheirinho” dos precatórios do FUNDEF depositados nas contas dos professores, anuncia Fátima Bezerra RN: “Dinheirinho” dos precatórios do FUNDEF depositados nas contas dos professores, anuncia Fátima Bezerra Reviewed by CanguaretamaDeFato on 26.5.26 Rating: 5

Fim da escala 6×1: Relator prevê transição para 40h em 14 meses

O relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 estabelece uma transição de 14 meses para a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O texto foi elaborado pelo deputado Leo Prates (Republicanos-BA) e será analisado na Câmara dos Deputados.

A proposta define que a redução ocorrerá em duas etapas. As primeiras duas horas deverão ser reduzidas em até dois meses após a promulgação da PEC. As duas horas restantes serão retiradas no prazo de até 12 meses após a primeira etapa.
Fim da escala 6x1: Relator prevê transição para 40h em 14 meses - Foto: Reprodução/TV Câmara


Com isso, a jornada passaria para 42 horas semanais 60 dias após a promulgação e, posteriormente, seria reduzida para 40 horas ao fim do período de transição.

O relatório também prevê que a duração do trabalho deve ser de, no máximo, oito horas diárias e 40 horas semanais. A compensação de horários e a redução da jornada poderão ocorrer por meio de acordo ou convenção coletiva.

O texto estabelece ainda dois dias de repouso semanal remunerado, sendo um deles preferencialmente aos domingos. No entanto, acordos coletivos poderão prever regimes compensatórios, desde que garantam, na média, os dois dias de descanso semanal e que ao menos um deles seja usufruído dentro do período máximo de uma semana de trabalho.

Caso a proposta seja aprovada, o fim da escala 6×1 passará a valer 60 dias após a promulgação. A partir desse prazo, todas as convenções e acordos coletivos incompatíveis com as novas regras perderão a validade automaticamente.

O relatório também prevê que uma lei poderá estabelecer hipóteses específicas para regimes diferenciados de jornada e descanso.

Segundo o parecer, a redução da jornada não poderá implicar diminuição salarial, seja nominal, proporcional ou de qualquer outra forma. A proibição também se aplica aos pisos salariais.

O texto ainda estabelece que a redução não afetará jornadas já fixadas em patamar igual ou inferior a 40 horas semanais.

O substitutivo apresentado pelo relator possui nove artigos e altera dispositivos constitucionais relacionados à jornada de trabalho e às folgas.





#Fonte: Agorarn 
Fim da escala 6×1: Relator prevê transição para 40h em 14 meses Fim da escala 6×1: Relator prevê transição para 40h em 14 meses Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.5.26 Rating: 5

RN amplia políticas de direitos humanos com foco na população idosa e inclusão social

Foto: Carmem Felix

O Governo do RN avança no fortalecimento das políticas públicas voltadas aos direitos humanos, à dignidade e à inclusão social, com foco especial na população idosa e em grupos em situação de vulnerabilidade.

Nesta terça-feira (5), no auditório da Reitoria do IFRN, a governadora Fátima Bezerra participou de solenidade ao lado da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello dos Santos, marcando a implementação de importantes iniciativas no estado.

Durante a agenda, foram lançados os programas “Envelhecer nos Territórios” e “Viva Mais Cidadania”, além da formalização da adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Novo Viver sem Limite”, com foco prioritário em Natal e na Região Metropolitana.

As ações integram a estratégia nacional de fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos, com ênfase na promoção, proteção e garantia dos direitos da população idosa em situação de vulnerabilidade social.

“O mais importante é que esses programas são, essencialmente, sobre cuidar de gente. E, nesse caso, cuidar de pessoas que merecem um tratamento baseado no respeito, na empatia, no acolhimento e na dignidade. A presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania reforça a parceria em prol de mais direitos e mais cidadania para o povo do Rio Grande do Norte, especialmente para a população idosa. Este não é um ato administrativo qualquer, mas um ato de caráter civilizatório, porque promove respeito, dignidade e inclusão social”, ressaltou a governadora.

RN amplia políticas de direitos humanos com foco na população idosa e inclusão social RN amplia políticas de direitos humanos com foco na população idosa e inclusão social Reviewed by CanguaretamaDeFato on 7.5.26 Rating: 5

Governo do RN implanta política salarial permanente para servidores públicos

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Recomposição salarial referente à inflação de 2025, será implantada já a partir de maio e beneficia servidores do Executivo e militares estaduais, cujas carreiras não são reguladas por legislação específica.

O Governo do Rio Grande do Norte começa a implantar, em 2026, a  política salarial permanente criada para os servidores públicos estaduais e militares, considerada um marco na valorização do funcionalismo e na organização das contas públicas.

A partir da folha de pagamento de maio, será aplicada a revisão geral anual de 4,26%, índice correspondente à inflação medida pelo IPCA em 2025, conforme estabelece a Lei Complementar Estadual nº 777/2025. Anualmente, a correção pelo IPCA é do ano anterior desde que o crescimento da Folha não ultrapasse 80% (oitenta por cento) do crescimento da Receita Corrente Líquida do mesmo período, preservando o equilíbrio financeiro da gestão.

Com a medida, a governadora Fátima Bezerra consolida uma iniciativa inédita de valorização dos servidores, criando uma política estável que assegura reajustes anuais dentro da capacidade financeira do Estado.

 

Governo do RN implanta política salarial permanente para servidores públicos Governo do RN implanta política salarial permanente para servidores públicos Reviewed by CanguaretamaDeFato on 27.4.26 Rating: 5

Governo Federal vai liberar FGTS para reduzir endividamento de brasileiros, diz Durigan

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira 27 que o governo federal pretende permitir, com restrições, o uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em um programa voltado à redução do endividamento no país. A proposta será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira 28, com previsão de anúncio ainda nesta semana.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas em negociação com instituições financeiras para reduzir o endividamento de famílias e empresas. Segundo o ministro, o uso do FGTS será limitado e vinculado ao pagamento das dívidas dentro do programa.
Governo vai liberar FGTS para reduzir endividamento de brasileiros, diz Durigan - Foto: Washington Costa/MF


“A limitação que vai ter para a garantia do próprio fundo é um percentual do saque. Então um saque limitado, dentro do programa. Um saque vinculado ao pagamento da dívida do programa, mas não necessariamente sendo maior do que a dívida”, explicou.

O governo havia recuado anteriormente da proposta de liberação do FGTS para abatimento de dívidas devido a dificuldades jurídicas. Agora, a equipe econômica estuda um novo formato que permita a utilização dos recursos com regras específicas.

O programa em elaboração inclui uma nova fase do Desenrola, voltado à renegociação de dívidas. A proposta prevê redução de débitos relacionados a cartão de crédito, crédito direto ao consumidor (CDC) e cheque especial, com descontos que podem chegar a cerca de 90% sobre os juros.

Durigan informou que o desenho final do programa foi discutido com representantes do setor financeiro. “Tive a honra de me reunir com os CEOs dos principais bancos, inclusive do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, e a gente passou em revista todos os pontos do programa. A área técnica me acompanhou, eu arbitrei os pontos finais e vou levar para o presidente amanhã para que ele, nos próximos dias, anuncie esse programa”, declarou.

De acordo com informações apuradas, a nova fase do programa deve ser direcionada a pessoas com renda de até cinco salários mínimos. O objetivo é reduzir o comprometimento da renda familiar e aliviar o impacto das dívidas no orçamento doméstico.


#Fonte: Agorarn 


Governo Federal vai liberar FGTS para reduzir endividamento de brasileiros, diz Durigan Governo Federal vai liberar FGTS para reduzir endividamento de brasileiros, diz Durigan Reviewed by CanguaretamaDeFato on 27.4.26 Rating: 5

Governo Federal propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027

O governo federal projeta que o salário mínimo chegará a R$ 1.717 em 2027, com início em janeiro e pagamento a partir de fevereiro. A estimativa consta no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2027, enviado nesta quarta-feira 15 ao Congresso Nacional.

Atualmente, o piso nacional está em R$ 1.621, após reajuste de 6,79% concedido neste ano. Caso a projeção da área econômica seja confirmada, o aumento previsto será de 5,92%, o equivalente a R$ 96.
Governo Federal propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027 - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O valor definitivo, no entanto, ainda pode sofrer alterações. A definição final ocorre em dezembro, quando será divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao mês de novembro.

O cálculo do salário mínimo segue a soma de dois indicadores: a inflação acumulada em 12 meses até novembro, medida pelo INPC, e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Para o reajuste de 2027, será considerado o desempenho do PIB de 2025, que registrou crescimento de 2,3%.

O modelo atual difere do adotado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando o reajuste era feito apenas com base na inflação. A regra vigente foi retomada no início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguindo formato semelhante ao aplicado durante a gestão de Dilma Rousseff, que inclui ganho real atrelado ao crescimento da economia.

Em 2024, o governo propôs e o Congresso aprovou um limite para o aumento real do salário mínimo, fixado em até 2,5% acima da inflação. A regra integra o novo arcabouço fiscal e estabelece parâmetros para o crescimento das despesas públicas.

Esse teto está previsto para vigorar entre 2025 e 2030, com o objetivo de ajustar a evolução do salário mínimo aos limites fiscais definidos.




#Fonte: Agorarn 
Governo Federal propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027 Governo Federal propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 15.4.26 Rating: 5

Trabalhadores do comércio varejista do RN terão piso de R$ 1.678 a partir de abril


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista no Estado do Rio Grande do Norte (Sindilojas RN) definiu o novo piso salarial do comércio varejista no Rio Grande do Norte em R$ 1.678, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026/2027. O acordo tem vigência de 1º de abril de 2026 a 31 de março de 2027.

Além do piso, a convenção prevê reajuste de 5% para trabalhadores que recebem até cinco salários base. Para os que ganham acima desse limite, o percentual será definido por negociação direta entre empregadores e empregados.

A CCT também estabelece que microempresas e empresas de pequeno porte poderão adotar piso reduzido de R$ 1.628, desde que façam adesão ao Regime Especial de Piso Salarial (REPIS). Essa adesão depende da obtenção de certificado junto à Fecomércio RN ou ao sindicato e pode ser feita por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site www.fecomerciorn.com.br ou pelo e-mail do Sindilojas: sicomerciorn@hotmail.com.

Segundo o sindicato, a definição da convenção permite maior previsibilidade para o setor e organização do planejamento das empresas ao longo do período de vigência. “A conclusão rápida da convenção demonstra maturidade nas relações de trabalho e compromisso com a sustentabilidade do setor, garantindo segurança jurídica e previsibilidade para empresas e colaboradores”, afirma o presidente do Sindilojas RN, Gilberto Costa.



#Fonte: Tribuna do Norte 





Trabalhadores do comércio varejista do RN terão piso de R$ 1.678 a partir de abril Trabalhadores do comércio varejista do RN terão piso de R$ 1.678 a partir de abril Reviewed by CanguaretamaDeFato on 2.4.26 Rating: 5

Caminhoneiros confirmam greve nacional após aumento do diesel




Foto: Carla Crniel – Reuters – Agência Brasil
Apoio político feminino

Lideranças de caminhoneiros articulam uma greve nacional em resposta à disparada no preço do diesel, com possibilidade de início entre esta quinta-feira (19) e o fim de semana.

O movimento ganha força após o diesel subir cerca de 18,86% desde o fim de fevereiro. Esse aumento é impulsionado pela alta do petróleo no mercado internacional (acima de US$ 100), agravada por conflitos no Oriente Médio, e pelo reajuste anunciado pela Petrobras na última sexta-feira (13).


 #Fonte: Tribuna do Norte 
Caminhoneiros confirmam greve nacional após aumento do diesel Caminhoneiros confirmam greve nacional após aumento do diesel Reviewed by CanguaretamaDeFato on 18.3.26 Rating: 5

Governo do Brasil na Rua leva mutirão de serviços a Natal com parceria do Governo do RN

Foto: Carmem Felix/Assecom

Uma das maiores ações de cidadania já realizadas no Rio Grande do Norte, fruto da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, teve início nesta sexta-feira (13) em Natal. Ao lado do ministro Guilherme Boulos, a governadora Fátima Bezerra participou da abertura da 9ª edição do programa “Governo do Brasil na Rua”, iniciativa coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República que tem como objetivo ampliar o acesso da população a  políticas públicas através da oferta direta de serviços essenciais.

O mutirão ocorre nesta sexta-feira (13) e sábado (14), das 8h às 17h, utilizando a infraestrutura do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), unidade localizada no bairro Bom Pastor, Zona Oeste de Natal. A programação reúne diversos ministérios e órgãos federais, além da parceria do Governo do Estado, que participa com equipes e serviços de diferentes áreas para ampliar e qualificar o atendimento à população.

PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da parceria com o Governo Federal e a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de aproximar os serviços públicos da população.

“Quero destacar aqui a importância de iniciativas como o programa Governo do Brasil na Rua, uma orientação do presidente Lula para que os serviços públicos cheguem diretamente até a população. Muitas vezes é o povo que precisa ir até o governo, enfrentar burocracia e dificuldades. Aqui acontece o contrário: o governo é que vem até o povo”, afirmou.

Governo do Brasil na Rua leva mutirão de serviços a Natal com parceria do Governo do RN Governo do Brasil na Rua leva mutirão de serviços a Natal com parceria do Governo do RN Reviewed by CanguaretamaDeFato on 15.3.26 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.