APLICATIVOS GANHAM MAIS ESPAÇO NO ORÇAMENTO; VEJA DICAS PARA NÃO TER SURPRESA NO FIM DO MÊS


Victor Ferro gasta quase 20% de seu orçamento com aplicativos de transporte, alimentação e streaming / Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
 Pedir um carro ou um jantar por meio de aplicativo, assim como assinar serviços de filmes ou música pela internet são hábitos cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Por isso, o IBGE resolveu incluir esses gastos no cálculo da inflação a partir de 2020.

Com a praticidade, além de preços relativamente baixos, muita gente acaba não atentando para o peso que esses serviços digitais podem representar no orçamento, já que a maioria termina na fatura do cartão de crédito. Por isso, especialistas aconselham: é preciso colocar essas despesas no papel na hora de planejar o orçamento.

De acordo com um levantamento do site Guia Bolso, o gasto individual médio com aplicativos de transporte é de R$ 156,34 por mês. Com serviços de streaming (áudio e vídeo em tempo real), o gasto médio mensal é de R$ 58,36.

Os dados têm por base o orçamento dos pouco mais de 215 mil cadastrados na plataforma de organização de finanças pessoais do site.

O redator publicitário Victor Ferro, de 25 anos, percebeu que gasta quase 20% de seu orçamento com aplicativos de transporte, alimentação e streaming.

Para tentar evitar a concentração dos pagamentos na fatura do cartão no final do mês, ele opta sempre que possível pelo pagamento em dinheiro numa viagem de carro ou na entrega de uma pizza.
Mas nem sempre isso é possível. Ele admite que não tem o hábito de colocar as contas na ponta do lápis. Prefere tentar organizar tudo na cabeça:
— Uso dois aplicativos de transporte e um de alimentação. Às vezes perco o controle, mesmo pagando em dinheiro, e falta dinheiro pagar a fatura do cartão — diz Ferro. — Só vejo meus gastos no dia de pagar a fatura. Desabilitei as notificações de gastos dos aplicativos porque fico ansioso com esses alertas.

A estratégia de Ferro vai na contramão do que recomendam os especialistas em planejamento pessoal. Virgínia Prestes, professora de Finanças da Faap, destaca que os aplicativos fornecem um importante aliado para o controle do orçamento: a atualização dos gastos em tempo real.

— As dicas para organizar o orçamento sempre envolviam fazer uma planilha para anotar gastos, o que demandava tempo. Agora, com a tecnologia, fica muito mais fácil ter esse controle. Em tempo real, a pessoa tem suas despesas atualizadas.
APLICATIVOS GANHAM MAIS ESPAÇO NO ORÇAMENTO; VEJA DICAS PARA NÃO TER SURPRESA NO FIM DO MÊS APLICATIVOS GANHAM MAIS ESPAÇO NO ORÇAMENTO; VEJA DICAS PARA NÃO TER SURPRESA NO FIM DO MÊS Reviewed by Canguaretama De Fato on 15.12.19 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.