OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA COMETIMENTO DE CRIMES ELEITORAIS EM MUNICÍPIO DO RN; DOIS VEREADORES E EX-PARLAMENTAR SÃO PRESOS

 

 Fotos: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral deflagrou nesta sexta-feira (18) uma operação que visa investigar supostos crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

A Operação Dízimo cumpre mandados de prisão temporária e outros de busca e apreensão no município. Pelo menos dois vereadores de Parnamirim foram presos.


Em nota, a Câmara Municipal de Parnamirim informou que “acompanha com atenção a operação realizada na data de hoje (18), pelo Ministério Público Eleitoral, sobre fatos relacionados às Eleições 2020 na cidade de Parnamirim, colocando-se desde já à disposição para auxiliar no esclarecimento de todos os fatos”.

A ação conta com a participação de 15 promotores de Justiça, 17 servidores do MP e 68 policiais militares.

Foram presos:

A Operação Dízimo prendeu dois vereadores e um ex-vereador de Parnamirim, por suspeita de crimes eleitorais. Além deles, também foram detidos um ex-assessor e o presidente de um time de futebol.

Ao todo, a operação cumpriu 5 mandados de prisão temporária e outros 10 de busca e apreensão na cidade. Além de detidos, os vereadores foram afastados dos cargos por seis meses. Os supostos crimes investigados são falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa

–  Ítalo de Brito Siqueira, vereador

–  Rhalessa Cledylane Freire dos Santos, vereadora

–  Alex Sandro da Conceição Nunes da Silva, ex-vereador

Sandoval Gonçalves de Melo, ex-chefe de gabinete de vereador, presidente do partido Solidariedade no município e presidente do clube de futebol Visão Celeste.

–  Danilo Rodrigues Peixoto de Vasconcelos, diretor do clube de futebol Visão Celeste.

Após as prisões, os envolvidos foram levados a um prédio do Ministério Público para prestar depoimento.

Os advogados do vereador Ítalo Siqueira (PSDB) informaram que ainda não tiveram acesso ao processo que culminou com sua prisão temporária. “No entanto, tão logo tomem conhecimento de todos os fatos, tudo será esclarecido com a maior transparência possível, pois acreditamos em Deus, na Justiça e no nosso trabalho”. Com informações do G1/RN.

Crimes eleitorais

Para o MP Eleitoral, o ex-vereador Alex Sandro, na condição de presidente de fato da associação Proamfa, junto com vereadores Ítalo Siqueira e Rhalessa dos Santos, atuavam diretamente na busca de fontes de recursos para entidade, convencendo vereadores a destinarem emendas parlamentares à associação. O objetivo, segundo o MP, seria o desvio dos recursos públicos para finalidade eleitoral.

A atuação do grupo já havia sido alvo de uma outra operação do MP Eleitoral. Dos cinco presos nesta sexta, três já haviam sido denunciados por crimes eleitorais e associação criminosa, segundo o MP: Alex Sandro, conhecido por pastor Alex; Sandoval de Melo, conhecido como pastor Sandoval; e Danilo de Vasconcelos, também denominado pastor Danilo.

Esses três foram alvos da operação Mateus 7:15, deflagrada em novembro de 2020. Com auxílio do MPRN, foram apreendidos aproximadamente R$ 70 mil em espécie faltando poucos dias das eleições municipais, em endereços vinculados ao ex-vereador.

OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA COMETIMENTO DE CRIMES ELEITORAIS EM MUNICÍPIO DO RN; DOIS VEREADORES E EX-PARLAMENTAR SÃO PRESOS OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO  INVESTIGA COMETIMENTO DE CRIMES ELEITORAIS EM MUNICÍPIO DO RN; DOIS VEREADORES E EX-PARLAMENTAR SÃO PRESOS Reviewed by Canguaretama De Fato on 18.6.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.