Bancários têm indicativo de greve para a terça-feira (30)

Os bancários do Rio Grande do Norte aprovaram o indicativo de greve para o dia 30 de setembro, em assembleia realizada na noite dessa terça-feira (23). Uma nova assembleia está marcada para esta segunda-feira (29), na qual ocorrerá uma nova votação para confirmar o início da greve, que será por tempo indeterminado. Entre as principais reivindicações estão a contratação de novos bancários para a rede pública e reajuste salarial imediato.

A greve, que mobilizará funcionários de bancos públicos e privados, está para ser deflagrada num período próximo à data de pagamento  do funcionalismo público estadual e municipal. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, Marta Turra, os serviços essenciais do setor não serão paralisados. “As pessoas poderão utilizar os caixas eletrônicos, casas lotéricas e a internet para realizar operações como saques e pagamentos de contas”, afirma Marta Turra.

Os caixas eletrônicos funcionarão, mas serão prejudicados com a falta de pessoal para reabastecimento, enquanto serviços como empréstimos, abertura de contas e atendimento direto no caixa ficarão totalmente suspensos até o final da paralisação. De acordo com Marta, 80% dos bancários no estado atuam em bancos públicos e uma das reivindicações do sindicato é a contratação imediata de, pelo menos, mais dois mil profissionais para o setor.

 “Os bancos estão agindo na ilegalidade, suprindo a ausência de funcionários com terceirização de serviços bancários que são proibidos por lei. Queremos que os bancos cumpram a lei, ampliem os quadros e dêem melhores condições de trabalho aos bancários. A defasagem é em todo o país, mas muito mais séria no Norte e Nordeste”, disse Marta.

Sobre o reajuste salarial, a sindicalista afirmou que a defasagem salarial entre os bancários do setor público chega a 90%, contando a partir da implantação do plano real.

A proposta da categoria é que os bancos concedam reajuste imediato de 35% e que procedam um parcelamento do restante. No entanto, o Sindicato Nacional dos Bancários teria solicitado reajuste de 12,5%, o que é considerado insuficiente pela categoria no Rio Grande do Norte. A oferta dos bancos, por outro lado, é de aumento de 7%.

A última paralisação nacional dos bancários ocorreu entre setembro e outubro de 2013, na ocasião, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte (Procon-RN) solicitou prorrogação de contas vencidas para evitar que a população ficasse prejudicada pela paralisação.
Bancários têm indicativo de greve para a terça-feira (30) Bancários têm indicativo de greve para a terça-feira (30) Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.9.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.