#FIQUEEMCASA: Isolamento Social Sobe no RN, Mas AINDA NÃO É O IDEAL


Créditos: Alex RégisEm alguns pontos da orla de Ponta Negra era possível visualizar aglomeração de pescadores e banhistas, a maioria sem máscaras
 
Após registrar os mais baixos índices de isolamento social desde a chegada da pandemia durante o mês de junho, o Rio Grande do Norte conseguiu reduzir o número de pessoas em circulação nas ruas durante o primeiro dia do feriado prolongado que teve início na quinta-feira, 11. Dados da In Loco, empresa de geolocalização, apontam que o Estado registrou 49,2% de isolamento na quinta-feira, 11 (dado mais atual), o segundo maior índice do país, atrás apenas de Rondônia, que registrou 50,3% de sua população isolada. 


Apesar do aumento, o número ainda está longe daquele considerado ideal pelos especialistas. Revela, ainda, queda generalizada de adesão ao isolamento social em todo o país, não um aumento satisfatório no RN, como explica o pesquisador Rodrigo Silva, do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde (LAIS/UFRN). “A gente consegue afirmar que há uma queda nacional na adesão ao isolamento social. Demoramos muito a tomar uma posição mais rígida, e essa dicotomia nos discursos do Governo Federal e Governos Estaduais, que vão em direções opostas, auxilia a tirar credibilidade da quarentena. As pessoas estão ficando desacreditadas e isso reflete nesses números”, explicou Rodrigo. 

Na sexta-feira, 12, a equipe fotográfica da TRIBUNA DO NORTE esteve em algumas das principais praias da Região Metropolitana de Natal para verificar o fluxo de pessoas nessas áreas. Com o tempo nublado e chuvoso durante a maior parte da manhã, as praias apresentavam pouco movimento, com apenas algumas pessoas caminhando ou praticando esportes individualmente, como surfe. 

De acordo com os especialistas, 50% é o valor considerado “mínimo" de adesão. O valor “esperado" é de 60%, e o “ideal" para reduzir de fato a velocidade da transmissão do vírus é que o isolamento fique em torno dos 70%. “Há uma confluente de vários fatores que estão levando a um descrédito da quarentena e, por mais que agora estejamos impondo ações mais rígidas, acho muito difícil voltamos ao patamar mínimo de 50% do isolamento”, afirmou o pesquisador Rodrigo Silva.

Ao longo dos últimos 14 dias, de acordo com a plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde que acompanha o comportamento social da população do Estado durante a pandemia, a adesão média dos potiguares foi de 41,1%, muito abaixo do ideal.

No dia 5 de junho, foi registrado o menor índice de isolamento, 36,6%, desde o primeiro decreto estadual que impunha o isolamento social, em março. Enquanto em março o Rio Grande do Norte conseguiu atingir a marca de 68,3% de isolamento no dia 27 daquele mês, a maior adesão em junho à política aconteceu no dia 7, quando o Estado registrou 54,2% de isolamento social.
 
 
 
 #Fonte: Tribuna do Norte
#FIQUEEMCASA: Isolamento Social Sobe no RN, Mas AINDA NÃO É O IDEAL #FIQUEEMCASA: Isolamento Social Sobe no RN, Mas AINDA NÃO É O IDEAL Reviewed by Canguaretama De Fato on 16.6.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.