Ataques em RN Completam Uma Semana com Queda no Turismo, Suspensão de Aulas e Coleta de Lixo

 

Foto: Reprodução

Medo, queda no turismo, redução da movimentação no comércio, suspensão de aulas, coleta de lixo com escolta policial e ônibus incendiados. Os ataques a pelo menos 20 cidades do Rio Grande do Norte completam uma semana nesta terça-feira (21). O MP (Ministério Público) investiga se os atos foram articulados pelos líderes da facção Sindicato do Crime, que atua no estado.

Apesar da queda expressiva do número de ataques com o reforço da Força Nacional e de policiais do Ceará e da Paraíba, a população sofre com a paralisação total ou parcial dos serviços públicos, além de viver com medo e sem sair de casa. A Secretaria de Educação de Natal, por exemplo, suspendeu as aulas de 57 mil estudantes em 146 escolas da rede de ensino municipal.

De acordo com o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró, Stênio Max, o turismo foi extremamente prejudicado em razão da situação de insegurança no estado. Há registro de mais de 100 cancelamentos em hotéis e agências de viagem, pois muitos ônibus se recusam a circular pelas estradas e vias.

Max ainda relembra que o setor está se recuperando dos prejuízos provocados pela pandemia e pelas restrições sanitárias, e agora tem que enfrentar uma nova crise interna. “O clima é de alerta [entre os comerciantes e hoteleiros]. Muitos eventos, inclusive corporativos, foram cancelados. Esperamos voltar a normalidade o mais rápido possível”, reitera.

 Um fotojornalista, que prefere não ser identificado, relatou que, além dos ataques coordenados pela facção, outras pessoas ainda têm se aproveitado do caos para praticar crimes. Desde a última terça-feira (14), ele está na rua acompanhado as ações incendiárias e o trabalho das forças de segurança, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

Para o jornalista, houve uma redução na onda de crimes nos últimos dias, porém muitos moradores ainda não estão saindo de casa pelo medo e pela falta de alguns serviços essenciais. As aulas nas escolas municipais e o funcionamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram suspensas pela prefeitura, e a frota de ônibus reduzida pela metade.

Em Parnamirim, a coleta de lixo domiciliar também está sendo realizada de forma reduzida, apenas nas principais avenidas da cidade, e com a escolta de agentes da Guarda Civil Municipal para garantir a segurança dos funcionários. Por enquanto, não há previsão de normalização.

O município de Mossoró, no interior do estado, também tem sofrido com as consequências dos ataques. Dono de um restaurante, Diego Araújo contou que o faturamento caiu em 40% nos últimos sete dias. Há oito anos ele gerencia o estabelecimento que conta com música ao vivo de segunda a domingo no bairro Nova Betânia, área nobre da cidade.

 

 

 

 

#Fonte: R7

Ataques em RN Completam Uma Semana com Queda no Turismo, Suspensão de Aulas e Coleta de Lixo Ataques em RN Completam Uma Semana com Queda no Turismo, Suspensão de Aulas e Coleta de Lixo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.3.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.